.

.
.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Carlos Rui Abreu estreou-se na Antena 1

Relatou o Gil Vicente, 3 – Rio Ave, 2 para a Taça

Faltavam poucos minutos para as 16 horas do dia 19 de Outubro de 2008, quando dos estúdios da RDP Antena 1, em Lisboa, foi solicitada a entrada em linha do jornalista e repórter Carlos Rui Abreu, no jogo da 3.ª Eliminatória da Taça de Portugal edição 2008/2009 entre o Gil Vicente da II Liga e o Rio Ave da I Liga. Sem gaguejar, porque já leva alguns anos a fazer relatos de futebol, o jovem fafense adiantou a constituição das três equipas em campo, como se já estivesse ao serviço daquela estação há muito tempo. Ao longo do jogo foi fazendo as intervenções que lhe eram solicitadas e anunciando os golos da partida com o à vontade que lhe é característico. A surpresa estava reservada para o final, pois o jogo ficou empatado a dois e teve de ir a prolongamento. No primeiro dia ao serviço daquela estação, sem o esperar foi posto à prova várias vezes. Na última saiu-se em beleza pois fez o relato em directo dos 30 minutos do prolongamento que acabaram por dar a vitória ao Gil Vicente. Carlos Rui Abreu brilhou no dia da estreia na Antena 1. Porém, esse brilho deve-se ao trabalho que vem de trás e foi essa retaguarda que permitiu que alguém reparasse nele e no profissionalismo que põe no que faz para o colocar ao lugar onde está agora e que se deseja que não fique por ali.
De nome completo, Carlos Rui Ribeiro Abreu, nasceu a 23 de Dezembro de 1980, na Cidade de Fafe. Depois de concluir o ensino secundário, ingressou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no curso de Português/ Alemão. Mais tarde optou pela licenciatura em Geografia e Planeamento da Universidade do Minho, estudos que interrompeu para se dedicar de corpo e alma ao jornalismo. Está registado na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista da qual possui título profissional.
Aos 18 anos foi galardoado com o Troféu Microfone de Ouro – Prémio Revelação instituído pela Empresa Jornal Correio de Fafe, por essa altura recebeu também o Prémio Jornalístico atribuído pela ACD Pica.
Como experiência profissional valem os quatro anos como jornalista desportivo na Rádio Clube de Fafe, e no Jornal Correio de Fafe, que foram o início de um percurso sempre a subir. Ao serviço da imprensa fafense acompanhou vários eventos desportivos a nível local, regional, e nacional. A partir de Outubro de 2001 colabora com o jornal desportivo “Sport” de Guimarães. Em Fevereiro de 2002 passa a integrar o departamento de desporto da Rádio Fundação (Guimarães), onde acompanha as equipas do concelho de Guimarães, com principal incidência para o Vitória Sport Club e o Moreirense Futebol Clube. Destaque para o acompanhamento de quatro jogos internacionais do Vitória de Guimarães: Taça UEFA 2005/2006 (Wisla Cracóvia – Polónia; Zenit S. Petersburgo – Rússia; Sevilha – Espanha e Besiktas em Guimarães); em Julho de 2002 é um dos co-fundadores da revista “A Desportiva”, da qual assume a direcção desde o primeiro número. Ainda na qualidade de jornalista, mas extra-desporto, desde Setembro de 2003 que assume o cargo de correspondente do Jornal de Notícias (JN) para a região de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto; em Outubro de 2004, cessa a função de colaborador da Rádio Fundação, e passa a integrar em regime de "full-time" o departamento de Desporto da mesma estação emissora; colaborou, igualmente, a partir de Agosto de 2005 com o Jornal “Desportivo de Fafe”. Vê trabalhos escritos publicados na Revista Viva +, publicada com o suplemento do Jornal de Notícias. Teve colaborações periódicas com as rádios Clube do Sul (Faro), Atlântico Sul (Lagos), Restauração (Loulé) e Azul (Setúbal). A 19 de Outubro de 2008, estreia-se aos microfones da emissora pública portuguesa, RDP Antena 1.