.

.
.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Festa do Desporto 2008


Reconhecimento do trabalho de uma época

Fotos: CMF
O Pavilhão Multiusos de Fafe foi palco da tradicional Festa do Desporto, na qual anualmente o município premeia os desportistas das diferentes modalidades que se salientaram na época anterior.
Foram centenas os atletas, técnicos e dirigentes desportivos galardoados pela sua disciplina e prestações desportivas na época 2007/2008.
A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, José Ribeiro, que se congratulou com os resultados conseguidos pelos desportistas locais e que “orgulham o concelho”, referindo que a Festa do Desporto é um acontecimento raro nos municípios portugueses. O autarca aproveitou para dirigir palavras de reconhecimento e incentivo aos atletas, dirigentes, técnicos e funcionários “que honrosamente souberam representar Fafe e as suas colectividades no desporto regional e nacional”.
A Festa do Desporto contou ainda com a presença do vereador Antero Barbosa e do chefe de gabinete Carlos Mota, bem como do delegado do INATEL, Haendel de Oliveira, do presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Braga, Custódio Ribeiro, do dirigente da mesma associação, o fafense Álvaro Leite Dantas, do presidente do conselho de disciplina, Jaime Leite, do presidente da Associação de Futebol Popular de Fafe, Iasalde Martins e do presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal, Aníbal Dias. Todos eles participaram na entrega dos troféus e medalhas que contemplaram os premiados.
O Troféu Disciplina “Não à Violência-Viva o Desporto”, instituído pela Câmara há duas décadas para premiar comportamentos disciplinados e estimular o “fair play” nos campos de futebol do concelho, contemplou o Grupo Desportivo de Silvares, o Operário Futebol Clube de Antime e o Grupo Cultural e Desportivo de Fornelos. Nos escalões de formação foram distinguidas cinco equipas da Associação Desportiva de Fafe e uma do Operário Futebol Clube de Antime. No âmbito da Associação de Futebol Popular de Fafe, foram contemplados a Associação Desportiva e Cultural de Silvares S. Clemente, o Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo de Golães e o Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo de Fareja. Nos escalões de formação, foram premiados sete clubes (Estorãos, Travassós, Oleiros, Amigos de Quinchães, Pardelhas, Serafão e Silvares).
Por seu turno, o Prémio Desportivo “Câmara Municipal de Fafe” distinguiu os atletas e clubes que se salientaram na época desportiva anterior, ao nível dos resultados, sendo campeões nacionais ou distritais ou subindo de divisão. Na modalidade de futebol, foram contempladas a Associação Cultural e Desportiva da Pica, pela subida à divisão de honra da Associação de Futebol de Braga e a Associação Desportiva de Fafe, campeã de série da A. F. Braga e que ascendeu aos campeonatos nacionais de juniores.
No andebol, foi premiado o Andebol Clube de Fafe pela subida das suas equipas de juniores e de juvenis masculinos à 1ª divisão dos campeonatos nacionais da modalidade.
Além disso, foram premiadas dezenas de atletas e clubes em modalidades como o andebol (João Freitas, Luís Pereira, Mário Pereira, Pedro Dantas, Rui Cunha, Vítor Ribeiro e João Gonçalves, todos do ACF, Nuno Silva e Luís Nunes, do SL Benfica), arbitragem (Duarte Oliveira), atletismo (Albino Feitas, do CD Vinhós, Esmeralda Oliveira, do SC Braga e Osvaldo Gonçalves, do Clube de Pessoal da EDP) automobilismo (Paulo Antunes), BTT Down Hill (diversos atletas dos Restauradores da Granja), ciclismo (José Martins e Gilberto Martins), canoagem (Marta Noval e Pedro Rodrigues, do Clube Náutico de Fafe), rafting (Leonel Castro, Miguel Magalhães, Luís Noval e André Cunha), desporto adaptado (Clube Desportivo Cercifaf), futebol (Grupo Cultural e Desportivo de Regadas e Grupo Cultural e Desportivo de Estorãos), karaté (diversos atletas da Associação de Karaté de Fafe), Kickboxing (António Sousa, Orlanda Matos e Pedro Peixoto, do Nun’Álvares), natação (Rita Castro, Xavier Cunha, Beatriz Sampaio e diversos atletas da Associação Desportiva de Fafe, Albano Correia, técnico do Vitória de Guimarães, Amélia Fernandes e Daniela Pinto, do Vitória de Guimarães, Rui Ribeiro, do SC Braga e Diana Durães, do Clube de Natação de Felgueiras), patinagem artística (atletas do Grupo Nun’Álvares) e pedestrianismo/montanhismo (Grupo Restauradores da Granja).
A animação da noite esteve a cargo da Associação de Karaté de Fafe e do Grupo Nun’Álvares, que apresentou demonstrações de Kickboxing e de patinagem artística.