.

.
.

sábado, 11 de outubro de 2008

I Divisão Distrital: Silvares, 1 – Pevidém, 1

Um daqueles dias que não se pode sair de casa

Nada correu bem ao Silvares nesta partida que disputou com o Pevidém. Começou a perder a frio, enviou, ainda no primeiro tempo, três bolas aos ferros da baliza e, na segunda parte, falhou uma grande penalidade e não conseguiu tirar qualquer beneficio da superioridade numérica que teve por alguns minutos e encontrou pela frente um guarda-redes em tarde inspirada. Merecia ter ganho, é certo, mas o empate acaba por penalizar a falta de eficácia e, será bom dizê-lo, de alguma sorte.
A formação do Pevidém chegou ao golo logo aos 7 minutos da partida, numa jogada de contra-ataque em que Miguelote só teve que encostar o pé à bola depois de passe de David.
Reagiu muito e bem o Silvares com vários jogadores a terem oportunidade para marcar mas a encontrarem pela frente um guardião atento e a não acertarem com o alvo. Celso e Brokinha foram dois dos protagonistas. O Pevidém espreitava o erro e quando podia descia à área contrária com algum perigo. No entanto as despesas do jogo eram claramente por conta do Silvares que empurrava o adversário até às cordas mas não encontrava, depois soluções, para furar a muralha defensiva dos vimarenenses.
Aos 29 minutos a bola foi à barra da baliza do Pevidém duas vezes. Martinho e Gomes foram os jogadores que não viram a sorte do seu lado. Aos 31 a cena repetiu-se, desta vez com o azar a bafejar Celso.
O Silvares conquistou muitos livres e muitos cantos no primeiro tempo mas isso não lhe trouxe qualquer benefício.
No segundo tempo o jogo começou de forma lenta o que servia os interesses dos visitantes pois estavam em vantagem.
Só aos 69 minutos é o que Silvares reagiu de forma enérgica. Barbosa cobrou um livre na direita e a cabeça de Antero encarregou-se de repor a igualdade no marcador.
O Silvares passou a ter mais confiança e acercou-se novamente da baliza contrária. No entanto, o Pevidém esteve perto do 2-1, quando Ziade se isolou e fez um autêntico passe a Rui.
Aos 77 minutos o Silvares teve oportunidade soberana para vencer a partida. Celso foi derrubado na área o que originou expulsão de Migue. Porém, o mesmo Celso permitiu a defesa de André que acabou por ser o herói do encontro.
O que há para contar até final são mais três expulsões: a de Catita e Fontão, aos 84 minutos e a de Zé Pedro, aos 88, os dois primeiros por pretenso envolvimento físico e o segundo por palavras dirigidas ao auxiliar. O certo é que estas expulsões desorientaram o Silvares que não tirou qualquer benefício da vantagem numérica e acabou por perder dois pontos mais por culpa própria do que por mérito do adversário que, diga-se, sou, sobretudo, defender.
Em jogo realizado no campo professor Manuel José Dias, sob a orientação do árbitro Pedro Pinheiro, auxiliado por Valdemar Maia e Ricardo Duarte, as equipas apresentaram:

SILVARES: Rui; Antero, S. Martinho, Brokinha (Catita, 62’), Jorginho (Nelinho, 56’), Celso, Pandilha (Feira (80’), Dany, Barbosa, Fernando e Gomes. Treinador: Carlos Salgado.

PEVIDÉM: André; Paulo, Macedo, Miguel, Fontão, Vitinha, Miguelote, David (Peste, 59’), Sandro, Preto (Nuno, 80’) e Trinca (Ziade, 67’). Treinador: Dantas Teixeira.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Amarelos – Miguelote, 17’; Fernando, 24’; Pandilha, 26’; Preto, 38’ e Trinca, 62’. Vermelhos – Miguel, 77’; Catita, 84’, Fontão, 84’ e Zé Pedro, 88’. ´
GOLOS: Miguelo, 7’ e Antero, 69’.