.

.
.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Canoagem - Internacionalização de Santa Rita

Fafe a um passo do roteiro

internacional de Àguas Bravas


No passado fim-de-semana, o rápido de Santa Rita, em Fafe, contou com a presença dos canoístas de águas bravas mais experientes do panorama nacional, com o objectivo de avaliar as condições para a realização de uma prova de Kayak Extremo Ibérico.
Apesar de ser um encontro informal, estiveram em Sta. Rita cerca de 40 canoístas que elogiaram as excelentes condições existentes para a realização de provas de Kayak Extremo. Durante a tarde de Sábado e a tarde de Domingo estes canoístas puderam usufruir do potencial da pista de Sta. Rita enaltecendo a vantagem dos acessos comparativamente a qualquer outro "spot" existente no país.


Um rápido muito técnico

Apesar de ser um rápido de classe III+/IV é, no entanto, um rápido muito técnico, pondo à prova a experiência dos mais destemidos. No sábado à noite, o grupo participou no Magustão organizado pela ARCO, sentindo-se muito bem recebido, como á norma por terras de Fafe. Foi uma noite inesquecível para todos! Teixeira, Ricardo Inverno, Jorge Rabiço, Paulo, Raúl Estrela e Rui Calado constituem o grupo de canoístas de elite do panorama nacional, sendo dos canoístas mais experientes do país, contando já no seu currículo várias expedições nacionais e internacionais. A opinião foi unânime: Sta. Rita tem condições únicas para realizar provas de Kayak Extremo em qualquer época do ano, permitindo assim trazer canoístas de toda a Europa ao nosso Concelho.


A próxima prova está agendada para meados de Fevereiro de 2009.

Rui Calado aprovou

Entre os canoístas que vieiram a Fafe, oriundos de vários pontos do país, estava Rui Calado, ex-safety kayaker no Nepal e na Turquia, e que agora é designer de conteúdos de internet no site da SIC. Rui Calado (na foto) evita grandes apresentações. É um nome incontornável no panorama Nacional da canoagem. Ex-Presidente do CCABP, autor do primeiro livro editado em Portugal dedicado às águas bravas - Portugal Kayak -, participante assíduo em provas e expedições/aventuras um pouco por esse mundo fora, Calado está agora, também, rendido ao kayak-surf. Em ano de seca, o mar apresentou-se como uma excelente alternativa para molhar os kayaks. Rui Calado, desde sempre envolvido na organização pioneira do evento, não resistiu à tentação e, de júri habitual nas provas, saltou para a competição. E deu-se bem! Com uma experiência invejável de águas bravas, aplicou todo o seu potencial técnico nas ondas do mar. Sagrou-se Campeão Nacional em 2005, o primeiro em que decorreu um circuito da modalidade. A par da actividade profissional, este alentejano migrante, de 42 anos, já presidiu o Clube de Canoagem Águas Bravas de Portugal (CCABP) e, volta e meia, diz adeus a isto tudo e deixa-nos cheios de inveja. Nessas escapadelas, já organizou e participou em várias expedições internacionais que decorreram em águas de Marrocos, Nepal, Equador, Espanha, França, Itália, Eslovénia e Turquia. Sem nunca descurar a parte teórica, Calado também investiu na aprendizagem. Possui vários cursos de arbitragem de estilo livre em kayak e de monitor de canoagem pela Federação Espanhola da modalidade. Sob a égide do CCABP, ainda teve tempo para organizar em 95 e 96 o Encontro Nacional de Águas Bravas no Rio Paiva, em 99; o Encontro Internacional de Águas Bravas e Rodeo e em 2002 o Encontro Internacional de Águas Bravas no rio Vouga. Já em 2003, organizou a I Copa Portuguesa de Estilo Livre em Kayak no Rio Minho e culminou o ano com a grande expedição ao rio Tamur no Nepal que decorreu no mês de Novembro. Foi também no ano de 2003 que decorreu em Peniche o I Campeonato Internacional de Kayak Surf organizado pelo CCABP. Em 2004, realizou-se nos dias 11 e 12 o II Campeonato, igualmente em Peniche. Neste momento Rui Calado é sócio da empresa Watertech, que se dedica à construção de kayaksurf e comercialização de material para canoagem.

Para finalizar, um agradecimento muito especial ao Sr. Marco Vieira, de Sta. Rita, que disponibilizou tudo o que foi solicitado pelo Clube Náutico de Fafe, permitindo assim colocar Sta. Rita no roteiro internacional das Águas Bravas.
Informação e Fotos: Clube Náutico de Fafe