.

.
.

sábado, 15 de novembro de 2008

Juvenis – 1.ª Divisão AF Braga: AD Fafe, 1 – CC Taipas, 0



Mota acelerou para a vitória

Um magnífico golo de livre directo, apontado sob o apito final por Mota, deu mais uma vitória aos juvenis da AD Fafe, comandados por Miguel Paredes, num encontro em que o guardião do Taipas quase fazia uma exibição perfeita ao negar, por diversas vezes, o golo aos fafenses.
A primeira parte da partida foi de domínio quase total do Fafe que teve um punhado de ocasiões para fazer golo mas esbarrou na falta de sorte, no poste da baliza do Taipas e numa exibição estupenda do guardião Martins.
Logo aos 11 minutos o Fafe esteve perto de marcar, Pedro Costa isolou-se Mas atirou ao lado; aos 15 foi Zé Brochado a proporcionar a primeira grande defesa de Martins.
O Taipas teve uma oportunidade soberana aos 16 minutos. Um jogador fafense perdeu a bola quase a meio campo para um contrário que se isolou mas acabou desarmado, já dentro da área, pelo voluntarismo de dois fafenses que acorreram prontamente ao lance.
O Fafe prosseguiu com as suas investidas atacantes e aos 18 minutos Martins voltou a negar o golo a Pedro Costa.
Seguiu-se um período de dez minutos em que o Taipas estancou a ofensiva fafense mas, aos 28 minutos o golo voltou a estar iminente com João Miguel a atirar de cabeça e a ver a bola a bater no poste direito da baliza taipense. O mesmo jogador isolou-se aos 37 mas permitiu nova intervenção de Martins, com este a negar de novo o golo ao Fafe quando defendeu para canto remate potente de Mota.
Rui Miguel, técnico do Taipas, fez algumas rectificações na equipa ao intervalo, substituindo dois jogadores que deram nova dinâmica ao jogo.
O segundo tempo foi mais equilibrado. A defesa do Taipas, a exemplo do primeiro tempo mostrou-se coesa e sem facilitismos. Os quinteto defensivo do Taipas, incluindo guarda-redes parecia quase intransponível. Os defesas raramente sobem e quando falham está lá o guarda-redes. Mesmo assim, no segundo tempo o Taipas esteve um pouco melhor e equilibrou o jogo. Nos primeiros minutos esteve rematador. Cabita foi o primeiro a atirar á baliza e depois Miguel obrigou Luís a ceder canto, isto aos 52 minutos.
A defesa do Fafe esteve igualmente soberba e os médios e atacantes faziam tudo o que podiam para penetrar na cerrada defensiva taipense. Aos 58 minutos, um livre directo de Pedro Costa morreu nas mãos de Martins que defendeu junto ao poste. Aos 64 foi Mota a rematar mas a bola saiu por cima da trave. Aos 73 Zé Brochado rematou e Martins volta a estar no caminho da bola. Aos 75, J. Victor rematou de fora da área mas a bola subiu demais. Aos 78 Diogo Costa teve o golo nos pés mas atirou frouxo.
Quando o jogo parecia condenado ao empate e faltava um minuto para o final, Zé Brochado isolou-se e seguia para a baliza quando foi literalmente agarrado por Cabita. O jogador do Taipas viu o cartão vermelho e foi assinalado livre directo. No cantar do cisne Mota esgaçou o acelerador e sacou uma bomba fenomenal ao ângulo superior da baliza de Martins que, desta vez nada pôde fazer. O jogador fafense tirou a camisola para festejar e viu o cartão amarelo. Nesta altura o técnico fafense mostrou-se irritado pois os seus jogadores vieram festejar para o seu meio terreno e podiam ser surpreendidos pela rapidez na reposição do Taipas. Assim não aconteceu e pouco depois o jogo terminou.
O Taipas esteve bem no capítulo defensivo, tal como os fafenses mas, foi o Fafe quem mais fez para conseguir a vitória e quem criou mais situações de golo. Martins esteve quase sempre em jogo, enquanto do outro lado o guardião fafense foi mais um espectador atento.

Em jogo realizado no Campo n.º 2 do Parque Municipal dos Desportos, em Fafe, sob a orientação do árbitro: José Perreira, auxiliado por Carlos Alves e Vítor Abreu as equipas apresentaram:

AD FAFE: Luís; Mário, Joni, Rui Rampa, Toka, J. Victor, Pedro Mendes (Diogo Costa, 48’), Mota, Zé Brochado, João Miguel (Marcelo, 60’) e Pedro Castro (Lula, 75’). Treinador: Miguel Paredes.

CC TAIPAS: Martins; Rui Costa, Cabita, Bruno, Diogo (Nini, 71’), Zé Carlos, Zé Pedro, Maniche (Edú ao intervalo), Juvenal, Miguel, e Lamosa (Luís Carlos, ao intervalo). Treinador: Rui Miguel.

Ação Disciplinar: Amarelo: Mota, 80’. Veremelho: Cabita, 79’.

Marcador: Mota, 80’.