.

.
.

sábado, 29 de novembro de 2008

Taça AF de Braga: Fornelos, 2 – Pica, 2 (1-3 g. p.)

TEXTO E FOTOS: João Carlos Lopes
Marçal e Paulo Jorge brilharam
numa partida de grande espectáculo


O Pica teve que trabalhar horas extraordinárias para poder levar de vencida a aguerrida formação do Fornelos, num jogo que se disputou em três actos: empate no final dos noventa minutos a uma bola; empate a dois ao cabo dos cento e vinte minutos e vitória do Pica por 3-1, nas grandes penalidades.
Apesar do dia estar escuro, desde o início da segunda parte que o jogo teve luz artificial, as duas equipas brilharam o suficiente para manter o público preso ao espectáculo, aguentando a chuva e o muito frio que se fez sentir em Fornelos.
Antes de mais há que realçar a entrega dos dois conjuntos ao jogo, com dois jogadores a evidenciarem-se mais que todos os outros. Foram precisamente os guarda-redes os que mais se destacaram no encontro e qualquer um deles merecia seguir em frente na taça. Marçal, guardião do Fornelos esteve em grande plano ao longo dos cento e vinte minutos, onde Paulo Jorge foi chamado a intervir poucas vezes. Porém, já no jogo da “roleta russa” o guarda-redes do Pica acabaria por ser o homem da partida ao defender três grandes penalidades a homens do Fornelos.
Ainda antes do jogo começar, o grito de guerra da equipa do Fornelos “Mama Sumae” ouviu-se a “quilómetros” de distância, fazendo estremecer as paredes do balneário.
A exemplo do jogo da primeira mão, os jogadores do Fornelos foram uns autênticos guerreiros e só tombaram na “roleta russa”, aguentando toda a pressão exercida pelo Pica ao longo da partida.
O Fornelos colocou-se na frente do marcador aos treze minutos de jogo com um grande golo de João que desferiu um remate teleguiado do meio da rua.
A vontade do Pica em querer chegar ao golo era muita mas a organização defensiva do Fornelos ia resolvendo todas as tentativas de ataque da equipa de António Valença.
Marçal começou a dar nas vistas aos 33 minutos ao voar literalmente para evitar golo de cabeça de Álvaro. Aos 36, o mesmo guarda-redes negou novo golo a Montenegro com este a rematar já dentro da área.
A primeira parte terminou com a equipa de Carlos Careca a suspirar pelo intervalo.
No segundo tempo, Marçal voltou a estar novamente em foco logo aos 54 minutos ao defender remate à queima de Nandinho.
O Pica chegou ao golo aos 57 minutos através de uma grande penalidade convertida por Montenegro. Mas, até neste lance Marçal esteve em evidência ao defender o primeiro remate e só ser batido na recarga.
O filho do antigo avançado da AD Fafe (Marçal Lago) voltou a estar em foco aos 66 minutos ao defender novo remate de Nandinho.
Aos 69 minutos, o Pica ficou reduzido a dez unidades por exclusão de Israel que acumulou dois cartões amarelos.
Neste segundo tempo, Paulo Jorge, guardião do Pica só interveio no jogo aos 76 minutos para resolver, com algum aperto, uma situação já fora da grande área.
O Fornelos tentou reagir. Carlos Careca não se cansava de incentivar os seus jogadores. Do outro lado, António Valença fazia o mesmo. O espectáculo não desiludia e o frio esfumava-se com a expectativa criada pelo jogo.
Aos 88 minutos Raul fica na cara de Marçal mas este nega-lhe categoricamente o golo com mais uma grande defesa.
Logo no primeiro minuto do prolongamento André atirou ao lado para o Fornelos. Aos 101 minutos de jogo Nelson fez a bola esbarrar com estrondo no poste direito da baliza à guarda de Paulo Jorge, fazendo sonhar os homens de Fornelos.
O Pica chegou à vantagem aos 112 minutos quando Montenegro, no meio de uma molhada de jogadores, conseguiu bater, de cabeça, Marçal, após a cobrança de um canto.
Aos 116 minutos a bola chega á área do Pica onde Pinto remata colocado para fazer o empate e levar á loucura toda a gente de Fornelos, levando a decisão da eliminatória para as grandes penalidades.
Já há muito que não se via um jogo assim. Na marca das grandes penalidades, o Pica converteu o primeiro, o segundo e o quarto remates, falhando o terceiro por defesa de Marçal, enquanto o Fornelos só converteu o segundo remate, falhando o primeiro, o terceiro e o quarto, por defesas de Paulo Jorge.
Houve espectáculo de futebol em Fornelos. Estão de parabéns todos os protagonistas afectos ao jogo. O Pica esteve sempre mais perto de marcar mas, a abnegação do Fornelos mereceu levar a decisão para as grandes penalidades. Só uma equipa passa na eliminatória mas ganharam os dois conjuntos pela forma como se entregaram ao jogo.

Em jogo realizado no campo de jogos do Fornelos, sob a orientação do árbitro Rui Silva, auxiliado por Pedro Sá e Rui Amaral, as equipas apresentaram:

FORNELOS: Marçal, Castro II, Benoit, Carlos (Micael, 100), Geninho, Castro I (zézito, 62’), Feira (Nélson, 78’), João, Nuno, André e Pinto. Treinador, Carlos Careca.

PICA: Paulo Jorge, Montenegro, Ricardo Azvedo, Álvaro (Cristóvão, 62’), Raul, Joel (Nando, 76’), Pedro, Nadinho, David, Fredy e Ismael (Israel, ao intevalo). Treinador, António Valença.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Amarelos: Benoit, 31’; João 57’; Israel, 59’ e 69’; David, 84’; Nandinho, 101’; Montenegro, 112’ e Castro II, 116. Vermelho: Israel, 69’.

MARCADORES: João, 13’; Montenegro, 57’(g.p.) e 112’ e Pinto, 116’.