.

.
.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Juniores – Nacional da 2.ª Divisão: AD Fafe, 4 – Abambres, 0

Texto e fotos: João Carlos Lopes
.
Tanto golo desperdiçado

Os Juniores da AD Fafe venceram o Abambres por 4-0, numa partida em que os golos falhados foram muito mais que aqueles quatro que o resultado registou. Para se ter uma pequena ideia basta ver que os fafenses falharam uma grande penalidade no último minuto do jogo, porém, antes disso, já os comandados de Tenev tinham feito um festival de golos falhados.
Os fafenses entraram na partida com muita determinação pelo que se balançaram logo no ataque. Quem abriu as hostilidades foi Samú aos três minutos num lance que resultou em dois cantos.
Aos sete minutos Fábio Teixeira atirou de cabeça por cima da trave mas, aos dez, depois de um bom trabalho de Paulo Jorge na direita ao que se seguiu um cruzamento com conta peso e medida, Teixeira não perdoou e marcou um golo à ponta de lança com uma cabeçada letal na bola.
A equipa do Distrito de Vila Real tentou reagir de imediato mas o disparo de Rafael bateu nas pernas dos defesas fafenses. Mas esse lance seria uma espécie de gota no oceano, pois o Fafe era dono e senhor do jogo.
Aos 14 minutos Samú falhou de cabeça, dentro da área, após cruzamento milimétrico de Ivo. Aos 22, Paulo Jorge atirou á figura de Rui Carvalho. Aos 25 Samú rematou de fora da área e a bola saiu por cima do travessão. Aos 29, Paulo Jorge Fez uma diagonal perfeita mas o remate saiu ao lado. Aos 37, Ivo teve uma rasgo de génio mas o remate saiu ao lado.
O segundo golo do Fafe aconteceu depois de uma sucessão de remates à baliza do Abambres em que a bola chegou a ir à trave mas depois sobrou para Paulo Jorge com este, na insistência, a empurrar a bola para a baliza.
O resultado ao intervalo era lisonjeiro para os miúdos do Abambres.
No segundo tempo, o desperdício do Fafe prosseguiu e aos 47 minutos Fábio Teixeira isolou-se e, na hora da verdade atirou contra as pernas de Rui Carvalho, Samú e Paulo Jorge ainda tentaram emendar mas a jogada perdeu-se.
O terceiro golo fafense surgiu aos 48 minutos. A bola foi cruzada ao segundo poste onde apareceu Ruben, de cabeça, a fazer um golo de belo efeito e pleno de oportunidade.
No minuto 51 o Abambres podia ter reduzido pois João Pereira proporcionou uma grande defesa a Rabiola.
O Fafe subiu a contagem ao minuto 53. Fábio Teixeira arrancou com a bola na intermediária subiu à linha e cruzou para a entrada de Paulo Jorge que encostou para a baliza com êxito.
Depois do quarto golo o Fafe baixou a guarda e permitiu algumas facilidades ao Abambres que passou a subir mais no terreno e a aventurar-se como nunca havia feito. Aos 75 minutos o recém entrado Teixeira atirou ao lado da baliza de Rabiola. Aos 81 Bruno Almeida atirou ao lado e aos 86 o Abambres teve um livre perigoso junto da linha da área que não aproveitou.
Já em período de compensação o fafense Ricardo foi rasteirado na área o que originou grande penalidade. O mesmo jogador foi chamado a converter mas permitiu a defesa ao guardião contrário.
Tendo em conta os muitos empates que o Fafe consentiu em casa frente a equipas com o mesmo calibre deste Abambres, o resultado é muito bom mas, face ao caudal ofensivo e oportunidades criadas acaba por ser escasso.

Em jogo realizado no Campo n.º 2 do parque Municipal de Desportos, sob a orientação do árbitro António Nogueira, auxiliado por Diogo Silva e João Matos da AF do Porto, as equipas apresentaram:

AD FAFE: Rabiola; Ricardo, Samú, Fonseca, (Márcio, 72’), Carneiro, Tiago Ribeiro, Ruben (Mike, 55’), Paulo Jorge (Tiago Nogueira, 67’), Nuno Ferreira, Ivo e Fábio Teixeira. Treinador, Tenev.

Abambres: Rui Carvalho, Osório, Pedro ferreira, Bruno Almeida, barreira, João eira (Rogério, 52’), João pereira (Teixeira, 75’), Rafael, Canelas (Mika, 62’), Samuel, e Pedro Venâncio. Treinador, José Carlos Leitão.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Ruben, 31’; Rafael, 37’; Nuno Ferreira, 50’; João Pereira, 65’; Carneiro, 70’; Mike, 79’ e Samuel, 92’.

MARCADORES: Fábio Teixeira, 10’ , Paulo Jorge, 42’ e 53’ e Ruben, 48’.