.

.
.

sábado, 24 de janeiro de 2009

TAÇA AF BRAGA: Arões, 0 – Águias da Graça, 0 (2-4 g. p.)

Texto e fotos: João Carlos Lopes

Arões deixou as águias fazerem ninho

O Arões disse Adeus à Taça AF de Braga da presente temporada ao ser eliminado na lotaria das grandes penalidade pelo Águias da Graça, equipa a quem já tinha vencido, no mesmo campo, para o campeonato. Ao cabo de 120 minutos ambas as equipas ficaram em branco pelo que, na marcação de penáltis, o Águias da Graça foi mais eficaz ao concretizar todos os remates feitos à baliza ao invés do Arões que falhou o segundo e terceiro penalti.
O jogo iniciou-se a um ritmo intenso com as duas equipas a quererem resolver cedo a eliminatória o que se viria a revelar ilusório.
Na primeira parte houve duas situações de maior apuro para os guarda-redes. Aos 20 minutos Vitinha rematou rasteiro para defesa de Nuno Rocha e aos 22, foi Ricardo Cruz a rematar para um voo de Coelho negar o golo ao Águias da Graça.
Durante o primeiro tempo, apesar da vontade das equipas os lances morreram quase todos à entrada da área.
No segundo tempo as equipas voltaram a mostrar encaixe o que dava pouco espaço de manobra para os jogadores mais atacantes.
Aos 57 minutos houve um falhanço colectivo da defesa do Águias da Graça, mas Vitinha não conseguiu chegar à bola por saída espontânea de Nuno Rocha. Cinco minutos depois o guarda-redes do Águias voltou a estar em foco ao negar o golo a Zezinho.
Aos 70 minutos gritou-se golo mas o livre directo de Peixoto era, de facto, indirecto, pelo que o golo não contou para o Arões.
Assistia-se a um período de algum controle por parte do Arões mas nos poucos lances que dispunha no ataque não conseguia concretizar.
Mesmo em cima dos noventa minutos Lixa fez um cruzamento/remate que obrigou Coelho a brilhar com grande defesa.
Já no prolongamento, aos 93 minutos, Adriano falhou o que parecia um golo certo. Com Coelho fora da baliza atirou à confiança mas Pinto interceptou o lance e negou o golo aos forasteiros.
Aos 109 minutos, Miguel foi à linha, cruzou, a bola viajou junto à baliza mas não apareceu ninguém para emendar.
Aos 114 minutos, Filipe atirou rasteiro ao poste mais distante mas Nuno Rocha voltou a negar o golo com mais uma boa defesa.
A decisão arrastou-se para as grandes penalidades e aí aquele que errasse menos seria o vencedor. A primeira equipa a marcar foi a do Arões com Duarte Nuno a converter. O Águias da Graça também marcou por Lixa, seguiu-se Murilo que permitiu a defesa a Nuno Rocha; Pedro não falhou para o Águias, mas o Arões voltaria a não marcar por Peixoto. Os visitantes tiveram em Gama mais um remate certeiro e o Arões voltou a marcar por Romeu mas, Ricardo Cruz converteu e deu a vitória ao Águias da Graça que assim voa para a eliminatória seguinte da Taça AF de Braga.

Em jogo realizado no campo do Centro para a Formação da Juventude de Arões sob a orientação do árbitro Manuel Mota, auxiliado por Tomás Santos e José Barros, as equipas apresentaram:

ARÕES SC: Coelho; Peixoto, Pinto, Bruno (Duarte Nuno, 115’), César, Zezinho, Ibrahima (Murilo, 86’), Romeu, Miguel, Vitinha (Filipe, 82’) e Piruta. Treinador, Luís Gomes.

ÁGUIAS DA GRAÇA: Nuno Rocha; Miguel II, Bruno, Valete (Adriano, 62’), Agostinho, Barbosa, Lixa, Ricardo Cruz, Gama, Marinho, (Pedro, 109’) e Rui Abreu (João Carlos, 82’).
ACÇÃO DISCIPLINAR: Amarelos, Bruno, 9’; Peixoto, 67’; Gama, 80’.