.

.
.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Andebol - Resultados

Texto e foto: Associação de Andebol de Braga

Seniores Masculinos - Nacional da 1.ª Divisão

Ginásio do Sul, 22 – AC Fafe, 29


O que escrever em relação ao Fafe, que não tenha sido dito já? Campanha estupenda na presente época, que deixa antever o 1.º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão nas próximas jornadas, pois ocupa actualmente o 2º lugar, com menos dois pontos que o 1º classificado, mas também menos um jogo realizado.
A este sucesso na campanha para o Nacional, acrescenta-se o êxito na afirmação de um conjunto de jovens oriundos da formação, que integram o plantel Sénior e começam a mostrar-se preponderantes na estratégia da equipa, dando ênfase a uma vertente já com tradição no Fafe. É bom não esquecer que deste viveiro já saíram atletas de valor firmado no andebol nacional, como são os casos dos internacionais: Nuno Silva, Armando Gonçalves, Miguel Fernandes, Luís Nunes, Carlos Ribeiro, Luís Vieira “Mini”, entre outros. E é este Fafe, alimentado por um passado marcante, que parece querer novamente trilhar os caminhos do sucesso.

Poderemos dizer que a vitória frente ao G. do Sul era previsível, mas nesta altura do campeonato nada é previsível; que o diga o Marítimo e aqueles que seguem no topo da classificação que são colocados à prova, por parte dos adversários, em todos os jogos, com mais empenho que o que seria normal. É aqui que entra aquela velha máxima que diz que aos primeiros toda a gente se esfarrapa para ganhar.
Só que o Fafe anda imperial, não deixa espaço para grandes veleidades ao adversário, tal como nesta jornada, onde conquistou a vitória sempre em supremacia perante o G. do Sul. O resultado foi construído sempre de forma ascendente. 10-15 ao intervalo já patenteava o predomínio do Fafe, que, entrando na 2ª parte com o mesmo fulgor, dilatou essa vantagem até aos oito golos. Tirou o pé do acelerador a meio da 2ª parte, permitiu a aproximação controlada do G. do Sul, com o diferencial a atingir os quatro golos, para colocar novamente o pé a fundo, atingindo novamente os esclarecedores 22-29 de resultado final.
Vamos lá ao “assalto” ao 1º lugar!


Taça de Portugal

Belenenses, 24 – AC Fafe, 19



O Fafe terminou a sua participação na Taça de Portugal, ao perder frente ao Belenenses por 24-19.
Era uma derrota anunciada, mas não se pense que o Fafe não a vendeu cara. Perante um Belenenses com todas as “estrelas”, o Fafe bateu-se permanentemente pela passagem à eliminatória seguinte, tal como espelha o resultado do jogo.



Seniores Femininos - Nacional da 2.ª Divisão

AC Fafe, 14 – Juventude do Mar, 36


Juvenis Masculinos - Nacional da 1.ª Divisão

AC Fafe, 30 – Fermentões, 24

Teoricamente, Fafe e Fermentões estavam ou estão ainda na luta pelo apuramento, mas só mesmo em conjectura, porque na prática os caminhos para tal desiderato ficaram muito íngremes há algumas jornadas atrás. Este jogo entre ambos tinha como motivo de apelo a rivalidade e a consequente “pica” que estes jogos dão, bem como definir quem fica à frente de quem nesta 1ª Fase.
Ganhou o Fafe e consequentemente cimentou o 7º lugar.


Iniciados Masculinos - Nacional da 1.ª Divisão

AC Fafe, 32 – Moimenta da Beira, 36


Infantis Masculinos - Campeonato Nacional

Limiana - AC Fafe (jogo adiado)