.

.
.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Futebol - 3.ª Divisão Nacional: AD Fafe, 1 – Vilaverdense, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes


Golo forasteiro surgiu

de canto inexistente



O Fafe não foi capaz de vencer o Vilaverdense, em casa, dando um verdadeiro tiro no pé contra uma equipa perfeitamente ao seu alcance e contra quem desperdiçou uma grande penalidade, mais uma mão cheia de oportunidades de golo que mais tarde lhe vieram a fazer falta na partida. O golo forasteiro surgiu na sequência de um canto inexistente deixando pouca margem de reacção aos fafenses por ter surgido aos 87 minutos.
O Fafe assumiu desde início o comando da partida perante uma formação de Vila Verde que jogava na expectativa de explorar o contra-ataque. Porém, apesar do domínio fafense, a pressão não era muita e isso permitia aos jogadores do “Vila” resolverem, com maior ou menor dificuldade os lances que iam chegando à sua área.
Mesmo assim, o Fafe ainda dispôs de uma ou outra ocasião em que podia ter marcado, como sucedeu com o remate de Fernandes que saiu á figura de Hélder. Também aos 25 minutos Vítor Borges fez um passe de morte para Zézé mas este, de cabeça, atirou para defesa fácil.
Quando o cronómetro registava meia hora de jogo Vítor Borges entrou na área, passou por Gel e ao sentir contacto com este conseguiu uma grande penalidade. Na marcação, Cerdeira desperdiçou ao atirar muito denunciado, permitindo a defesa a Hélder.
O Vilaverdense arriscava muito pouco e Carneiro tinha tarefa descansada. Do outro lado, Zézé atirava à barra depois de cruzamento de Cerdeira. Isto foi aos 33 minutos, para aos 40, o centro partir do mesmo jogador mas desta vez foi Fernandes a atirar para defesa fácil.
O Vilaverdense acreditou que podia fazer um pouco melhor do que havia feito e no segundo tempo fez entrar logo de início dois jogadores com características atacantes.
As oportunidades continuaram a surgir para o lado do Fafe e aos 49 minutos numa jogada de envolvência do Fafe Vítor Borges atirou forte a bola foi interceptada com a mão por Gel mas o árbitro apenas considerou canto. Um minuto depois Zézé viu Hélder tirar-lhe o golo em última instância após remate de Fernandes.
Dois minutos volvidos o Fafe chega ao golo da vantagem. Na sequência de um canto, a bola chega a Ricardo Jorge que cruza ao segundo poste onde Vítor Borges surge a fazer um bom golo de cabeça.
Aos 56 minutos, o Vilaverdense reagiu e teve uma falha de bradar aos céus. Duarte fintou uma série de defesas do Fafe e tinha apenas Barroso entre ele e Carneiro mas foi egoísta e quis fazer tudo sozinho perdendo uma oportunidade de ouro para a sua equipa empatar o jogo.
A equipa de Vila Verde tentou reagir à fatalidade daquele falhanço e teve outra boa ocasião para marcar não fosse o cruzamento ao segundo poste de Duarte ter visto um colega a funcionar como defesa do Fafe.
O Fafe voltou a puxar dos galões e aos 71 minutos numa jogada individual de Ferrinho a bola foi interceptada pelo guarda-redes e ainda roçou o poste.
A partida tinha decaído de qualidade e aos 78 minutos um mau alívio de Carneiro quase que custava o golo do empate, Duarte acabou por atirar ao lado.
No mesmo minuto Fernandes cruzou para ver Zézé, à boca da baliza, a atirar por cima da barra. Um minuto depois o mesmo jogador isolou-se mas acabou a atirar ao lado.
Aos 82 minutos a insistência de Zezé resulta em defesa de Hélder, a bola sobrou para Cerdeira que atirou por cima.
O Vilaverdense, que jogou quase sempre na expectativa viu a sorte sorrir-lhe nos últimos minutos. Primeiro, aos 86, Carneiro viu-se em apuros para evitar que três jogadores forasteiros fizessem golo. Daí acabou por resultar um canto.
O golo do “Vila” surgiu no segundo canto que não existiu mas que prejudicou o Fafe. A bola chegou a uma molhada de jogadores entre os quais Bruno Gama que, na confusão, teve a felicidade de encontrar o caminho da baliza.
O Fafe tentou reagir mas já era tarde, apesar de ainda ter reclamado uma grande penalidade em tempo de compensação.

Em jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe, sob a oriental do Árbitro da AF de Viana do Castelo, Rui Fernandes, auxiliado por Euclides Cerqueira e Carlos Rodrigues, as equipas apresentaram:

AD FAFE: Carneiro; Primo, Armando Pinto, André, Zézé, Cerdeira, Fernandes, Ricardo Jorge (João Pedro, 59’), Armando (Ferrinho, 60’), Xavi e Vítor Borges. Treinador, Carlos Condeço.

VILAVERDENSE FC: Hélder; Russo, Gel (Batista, 75’), Giane, Talaia, Rui Gama, Tiago Sarraçol, (Bruno, 45’), Mingos, Pintas (Barroso, 45’), Agostinho e Duarte. Treinador, José Lobo.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Amarelos - Ricardo Jorge, 12’; André, 20; Russo, 20’; Gel, 30’; Talaia, 39’ e Primo, 42’.
MARCADORES: Vítor Borges, 52’ e Rui gama, 87’.