.

.
.

domingo, 8 de março de 2009

Futebol - 3.ª Divisão Nacional: AD Fafe, 1 – FC Amares, 3

Texto e fotos: João Carlos Lopes

Quem pediu para me amares assim?


Oito dias depois de ter perdido com o Merelinense, o Fafe voltou a perder no seu estádio, desta vez frente ao antepenúltimo, o Futebol Clube de Amares, agora por 3-1. Os fafenses tiveram uma exibição paupérrima e os visitantes uma eficácia que roçou quase a perfeição. A AD Fafe mantém-se no grupo dos primeiros seis mas agora com menos margem de manobra, ainda por cima com uma difícil deslocação ao terreno do líder, Vieira, na próxima jornada.
Pertenceu ao Amares o primeiro lance do jogo com o fafense Ismael, a cobrar um livre para o Amares e a obrigar Carneiro a ceder canto. Respondeu de imediato a equipa fafense com Zezé a atirar ao lado quando Márcio estava fora da baliza. Tudo isto nos dois primeiros minutos de jogo.
Aos seis minutos os fafenses gritaram golo mas o chapéu largo de Vítor Borges via a trave a devolver a bola. Três minutos mais tarde foi Fernandes a rematar ao lado.
O Amares chegou ao primeiro golo aos 10 minutos, quando Ebonghé conseguiu furar pelo meio de dois defesas do Fafe e atirou fora do alcance de Carneiro.
Aos 14 minutos os fafenses reclamaram duas grandes penalidades seguidas mas nenhuma delas foi atendida. Nesse mesmo minuto Xavi rematou de cabeça mas Márcio cedeu canto.
Aos 21 minutos Vítor Borges cobrou um livre na esquerda com Zezé a concluir de cabeça mas ao lado da baliza.
O Fafe dominava a partida mas sem fio de jogo e com a interligação dos sectores a não funcionar, o que permitia ao Amares resolver com relativa facilidade qualquer investida fafense.
Houve mais dois remates do Fafe antes do intervalo mas nada saía bem aos fafenses.
Carlos Condeço fez sair Rui Ribeiro e André ao intervalo para as entradas de Cerdeira e Ferrinho. Porém, antes que essas alterações pudessem dar qualquer fruto, uma jogada de envolvimento na área do Fafe resultou na marcação de uma grande penalidade a favor do Amares. Isamel, apesar de jovem, mostrou frieza na hora da conversão e aumentou a vantagem para a sua equipa.
Ainda havia, pelo menos mais quarenta minutos para jogar e tudo era possível ainda. Contudo, o Fafe sofria novo golo aos 59 minutos numa bola parada directa apontada por David do meio da rua. O livre foi marcado na intermediária e a bola foi como um fuso para a baliza fafense.
O Fafe tentou dar o tudo por tudo e Armando reduziu, aos 64 minutos, ao aproveitar uma jogada dentro da área adversária. Dois minutos depois Márcio negou novo golo ao Fafe ao defender com uma palmada uma bola que levava selo de golo. Aos 71 minutos, Ricardo Jorge viu oi guarda-redes do Amares estar novamente no caminho da bola e defender com os pés.
Aos 73 minutos, Nascimento, técnico do Amares, fez entrar o veterano Afonso para este ajudar a suster o ímpeto do Fafe, o que acabou por dar resultado.
O Fafe que jogava mais com o coração que com a cabeça teve mais três ocasiões que podiam ter resultado em golo. Na primeira, aos 89 minutos, Ferrinho disparou com estrondo mas a bola bateu num defesa, depois, aos 92, Armando em pontapé de bicicleta, viu Márcio a tirar a bola da linha de golo com uma grande defesa e, por fim, aos 94, Ricardo Jorge cruzou para Fernandes e este rematou de cabeça mas por cima da barra.
O Fafe trabalhou mais mas não o fez nos moldes que devia ao invés do Amares que teve um aproveitamento quase total dos seus lances de ataque.
De lembrar que o fafense Ismael é o homem das bolas paradas na formação do Amares e teve uma exibição esforçada e de acordo com a estratégia da sua equipa. O outro fafense desta equipa, Diogo Durães, entrou aos 80 minutos de jogo.

Em jogo realizado no Parque Municipal de Desportos em Fafe, sob a orientação do árbitro Miguel Vieira (AF Porto), auxiliado por Jorge Pinto e Nelson Rocha, as equipas apresentaram:

AD FAFE: Carneiro; Primo, Sílvio, Xavi Rui Ribeiro (Ferrinho, 45’) e Armando Pinto; André (Cerdeira, 45’), Móbil (Ricardo Jorge, 62) e Fernandes; Armando, Zézé e Vítor Borges. Treinador Carlos Condeço.

FC AMARES: Márcio; David, Ramoa, Paulo Ricardo, Nelson (Tiago, 56’), Ibraima, Filipe (Diogo Durães, 80’), Ismael, Gil (Afonso, 73’), André e Ebonghé. Treinador: Nascimento.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Amarelos: André (ADF), 37’, Primo, 50’; André (FCA), 55’; Paulo Ricardo, 56’; Vítor Borges, 69’, Armando Pinto, 78’; Filipe, 80 e Márcio, 93’.

MARCADORES: Ebonghé, 10’; Ismael, 50’ (g.p.); David, 59’; Armando, 64’.