.

.
.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Prémio Cidade de Fafe (Prova de abertura de cadetes)

Texto e foto: http://acm.pt/
.
João Leal foi o vencedor

Numa prova disputada por 116 corredores, João Leal (Clube Ciclismo José Maria Nicolau) ganhou individualmente, pertencendo o triunfo colectivo à formação do Silva & Vinha / Adrap.
Na classificação feminina, a Campeã Nacional Ester Alves (BTT Loulé/Loulé concelho) foi a vencedora.
O corredor da equipa do Cartaxo destacou-se dos demais competidores, cortando a meta com 1m09 de vantagem sobre o campeão nacional do escalão, João Pinto (Silva & Vinha/Adrap), segundo classificado.
As dificuldades naturais de um percurso de 60,8 quilómetros na região do Minho não permitiram que o vencedor alcançasse uma média superior a 37,161 km/h. Apesar de ser a primeira competição do ano para os cadetes, o pelotão de 116 unidades revelou capacidade física e espírito de sacrifício, só tendo desistido 11 corredores.
Colectivamente, ganhou a equipa penafidelense Silva & Vinha/ADRAP, que colocou três ciclistas nos quatro primeiros lugares, só se deixando surpreender por João Leal, que aproveitou a "boleia" da campeã nacional de elite feminina, Ester Alves (4Life/Bike Clube de S. Brás) - cuja equipa alinhou com cinco corredoras -, para abordar a meta destacado dos restantes cadetes. Sobre o risco, foi Ester Alves a passar primeiro, sendo declarada vencedora absoluta.
Com início e final em Fafe, o percurso da prova incluiu passagens pelos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães, tendo muito público aplaudido os ciclistas ao longo de toda a prova, com especial destaque na cidade de Fafe.O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Polícia Municipal de Fafe, Guarda Nacional Republicana de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe e jornal Correio do Minho.