.

.
.

sábado, 18 de abril de 2009

Juniores – Nac. 2.ª Divisão - Manutenção:: AD Fafe, 1 – GD Chaves, 2

Texto e fotos: João Carlos Lopes


Perder em nome do código de honra
com flavienses fechados a sete chaves





Um pouco em nome do código de honra que existe no seio da equipa que se rege por princípios que os atletas aceitaram cumprir, os juniores fafenses perderam por 2-1 com o Desportivo de Chaves em jogo correspondente à terceira jornada da fase de manutenção do Nacional da 2.ª Divisão. A verdade é que a equipa apareceu desfalcada de algumas das suas principais peças o que facilitou a vida à já de si bem estruturada formação flaviense. A máxima de quem não treina não joga foi respeitada. Os que jogaram deram tudo o que tinham e estiveram muito perto de conseguir, pelo menos o empate. Foi mais feliz o visitante que, no segundo tempo soube guardar a sete chaves a vantagem que logrou conseguir na primeira parte.
Num jogo já por si difícil para as duas equipas, o excesso de zelo por parte do juiz aveirense António Resende, culminou com a expulsão de quatro atletas na partida, três deles dos flavienses. De resto, a partida foi disputada de forma viril, mas não justificava, nem de perto nem de longe tantas admoestações, principalmente de cartões amarelos, sendo certo que dois atletas do Chaves foram expulsos por acumulações destas cartolinas.
O jogo teve duas partes distintas, com domínio do Chaves na primeira e depois do Fafe na segunda.
O primeiro sinal de perigo pertenceu aos fafenses com Ruben a marcar um livre muito próximo do grande círculo e a ver a bola a bater com estrondo na barra. Grande remate que merecia outra sorte.
O Chaves respondeu na jogada seguinte mas viu Fábio Lago a fazer uma grande defesa. Aos dez minutos foi Vítor Teixeira a tirar a bola da linha de golo, numa altura em que os flavienses não saíam do meio campo do Fafe.
Foi com alguma naturalidade que o Chaves chegou à vantagem aos 19 minutos. Na sequência de um canto, Fábio Lago defende, mas a bola, depois, ficou à mercê de Simone que acabou por fazer um golo fácil.
A reacção do Fafe não foi a esperada e os falvienses, animados pelo bom jogo que estavam a fazer chegaram ao 2-0 aos 27 minutos. Jorge Boas fez um cruzamento rasteiro na direita, a bola rasgou a defesa e chegou ao segundo poste onde António q encostou para a baliza.
Antes do intervalo haveriam de ser expulsos dois jogadores. Jorge Boas para o Chaves que fez uma falta muito feia sobre Ivo, este, ao sentir-se ferido terá soltado um palavrão que não agradou ao árbitro que mostrou o cartão vermelho aos dois. Exagero, em relação ao jogador do Fafe.
Na primeira parte os remates do Fafe foram poucos e sem direcção certa ou então à figura de Bruno Santos.
Entrou melhor o Fafe no segundo tempo e, quando aos 56 minutos o Chaves ficou reduzido a nove por expulsão de Alchides, que acumulou dois amarelos pensou-se que os acontecimentos mudariam de rumo.
Na verdade assim foi, porém, o Chaves fechou-se no seu sector mais recuado e passou a jogar em contra-ataque. Se na frente não conseguiu nada, embora estivesse perto de o fazer aos 57 minutos com Simone a falhar à boca da baliza, na defesa apenas permitiu um golo.
O Fafe esteve perto de marcar aos 70 minutos quando Sandro acorreu a uma bola largada pelo guarda-redes mas não conseguiu dominar a tempo de marcar. A jogada acabou por dar canto a favor dos fafenses. Na sequência dessa bola parada, Fonseca disparou cruzado para fazer um golo de excelente recorte.
O Fafe encostou nitidamente o Chaves às cordas mas os caminhos da baliza estavam praticamente todos fechados e pelo ar a superioridade física, em termos de estaturas, dos flavienses não dava muitas hipóteses aos fafenses.
A melhor ocasião para chegar ao empate surgiu através de uma boa investida de Samu pela direita, contudo o jogador pecou no momento em que não soltou a bola na hora certa para o companheiro que estava bem colocado.
Foi inglória a boa segunda parte do Fafe perante um Chaves que soube sofrer em nome da vitória e que acabou reduzido a oito elementos pois, no último minuto da compensação viu outro atleta expulso por acumulação de cartões amarelos.

Em jogo realizado no Campo n.º 2 do parque Municipal de Desportos, sob a orientação do árbitro António Resende (AF de Aveiro), auxiliado por Pedro Gomes e Fernando Pinho, as equipas apresentaram:

AD FAFE: Fábio Lago; Ricardo, Fonseca, Mike, Vítor Teixeira (Sandro, 39’), Tiago, Nuno, Ruben, Ivo Filipe (Samu, 39’) e Luís Carneiro (Jorge Carneiro, 57’). Treinador, Tenev.

GD CHAVES: Bruno Santos; Rudy, Breno, Bruno Carvalho, Breno, Jorge Roxo (Abrantes, 80’), António, Simone (Yannick, 60’), Johny, Carlos Salgado (Samuel, 87’), Alchides e Jorge Broas. Treinador, Joaquim Sanches.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Amarelos: Filipe, 33’; Alchides, 43’ e 56’; Jorge Roxo, 61’; Johny, 65’; Breno, 67’; Bruno Carvalho, 88’ e 94’ e Samu, 94’. Vermelhos: Jorge Boas, 43’; Ivo, 43’; Alchides, 56’ (AA) e Bruno Carvalho, 94’(AA).

MARCADORES: Simone, 19’; António, 27’ e Fonseca, 71’.