.

.
.

domingo, 24 de maio de 2009

3.ª Div.Nac. – Fase de Subida: AD Fafe, 2 - GD Joane, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes e Tiago João Lopes



Exibição paupérrima



O Fafe exibiu-se de forma triste perante uma formação do Joane que se viu privada de duas unidades - Laureta e Roberto – logo aos 35 minutos de jogo. Entretanto a formação fafense também viu João Pedro ser expulso aos 76 minutos. A equipa de arbitragem contribuiu de forma negativa para o espectáculo, com erros em todas as direcções.
O Fafe teve uma ocasião de golo logo aos três minutos quando o remate de Fernandez saiu um pouco ao lado da baliza do Joane.
Aos poucos a formação joanense tomou conta da partida e começou a aparecer com frequência junto da área do Fafe, com Marquinho a dar muito trabalho na esquerda e Gil a fazer o mesmo na direita. Foi mesmo Gil que, aos 16 minutos, disparou uma bomba para Carneiro defender com muita dificuldade.
No minuto seguinte, concretizou-se a ameaça. Carlos cruzou ao segundo poste onde apareceu Gil a rematar de cabeça e a ter a felicidade da bola bater nas costas de um defesa fafense e entrar na baliza. O jogador, natural de Fafe, não festejou o golo.
A grande oportunidade do Fafe surgiu aos 23 minutos, quando Armando rematou à queima para ver Sérgio negar-lhe o golo com uma grande defesa. Zézé ainda se fez ao lance mas a destempo.
Aos 34 minutos, surgiu o lance que viria a mudar o cariz do jogo. Zézé encaminhava-se para a baliza quando Laureta lhe terá tocado, ficando a dúvida se dentro ou fora da área. O árbitro assinalou grande penalidade, o jogador viu o cartão vermelho e, nos protestos, o capitão Roberto também foi expulso.
Quem não se desconcentrou com o lance foi Fernandes que se encarregou de marcar a grande penalidade, enviando um míssil à baliza para fazer o golo do empate.
Na segunda parte, o Fafe não teve inteligência para gerir a partida, com mais duas unidades. Jogou como se nada tivesse acontecido, com muitas bolas pelo ar, uma guarda de honra de quatro homens a Sócrates, que por acaso era de cor e não era o Primeiro-Ministro, mas que deu muito que fazer aos fafenses.
O Joane fechou muito bem no seu último terço e o Fafe não tinha soluções para encontrar o caminho da baliza. Além disso, tanto Marquinho como Sócrates não deixavam os fafenses em paz na sua retaguarda. Na equipa do Joane, Miguel Lemos viria a sair lesionado aos 64 minutos. O fafense estava a fez uma boa exibição nesta partida.
A falta de discernimento e a vontade de querer resolver tudo rápido, tolhia os movimentos dos fafenses que acumulavam erros nos passes finais.
Aos 80 minutos, uma desconcentração de Carneiro que quis fintar o seu homónimo do Joane quase provocava um escândalo.
Aos 84 minutos, o outro fafense do Joane, em campo, Gil, haveria de sair igualmente lesionado, ele que é o motor desta equipa e que esteve, mais uma vez ao seu melhor nível. Para o seu lugar entraria outro homem natural de Fafe, André Silva.
Os fafenses atingiram o golo da vitória aos 85 minutos, numa altura em que Armando acorreu a um cruzamento ao segundo poste, aproveitando alguma apatia do guarda redes Sérgio que não fez tudo que estava ao seu alcance, chegando mais alto com a cabeça que o guardião com as mãos, a bola ficou perdida e Cerdeira aproveitou para atirar para o fundo das malhas. Reclamaram os de Joane falta sobre Sérgio mas, na verdade, este esteve desastrado no lance.
Aos noventa minutos Daniel ainda levou algum susto à baliza fafense mas, a bola apenas farejou a baliza e saiu pelo lado do poste mais distante. O mesmo Daniel, rematou forte de fora da área, mas a bola saiu demasiado por cima da trave.
O Fafe acabou por ter sorte, numa das piores exibições que lhe vimos fazer esta temporada. Noutras alturas jogou muito melhor e acabou por empatar ou perder.

Em jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe, sob a orientação do árbitro Hugo Pinto (A. F. Aveiro), auxiliado por João Silva e Nelson Cardoso, as equipas apresentaram:

AD FAFE: Carneiro; Xavi, João Pedro, Armando Pinto; André, Cerdeira, Fernandes (Kita, 46’), João Nogueira (Móbil, 57’), Zézé (Fábio Teixeira, 64’), Armando e Ferrinho. Treinador, Carlos Condeço.

JOANE: Sérgio; Laureta, André Campos, Hugo, Roberto, Miguel Lemos (Carneiro, 64’), Daniel, Marquinho (Álvaro, 87’), Gil (André Silva, 85’), Carlos, Sócrates e Marquinho. Treinador, Paulo Rafael.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Amarelos: Daniel, 13’, André, 39’; Fernandes, 45’; João Pedro, 54’ e 76’; Cerdeira, 70’; Kita, 80 e Gil, 84’. Vermelhos: Laureta, 34’; Roberto, 35’ e João Pedro (AA), 76’.
MARCADORES: Gil, 17’; Fernandes, 36’ (g.p.) Cerdeira, 85’.