.

.
.

terça-feira, 26 de maio de 2009

O mais popular na sondagem do Montelongo Desportivo

Texto e foto (de arquivo): João Carlos Lopes e Tiago João Lopes



Tiago Novais persegue
o sonho desde menino


Na sondagem que o Montelongo Desportivo levou a cabo, recentemente, durante trinta e sete dias, sobre quem era considerado o melhor jogador da Associação Desportiva de Fafe, o jovem, de 19 anos - completa 20 no dia 24 de Junho -, Tiago Novais revelou-se o mais popular entre os cibernautas que seguem atentamente este blog-jornal.
Tiago Novais é um ex-júnior da AD Fafe que ascendeu este ano à equipa principal, mercê da excelente campanha realizada na época 2007/2008 às ordens de Ténio Tenev, tendo-se sagrado campeão distrital de Juniores que, por via disso, ascenderam à segunda divisão nacional.
O atleta conseguiu manter a actividade desportiva ao mesmo tempo que conseguia completar o 12.º ano de escolaridade o que, hoje em dia, em jovens que gostam muito de futebol não é fácil.
O central fafense que gosta de utilizar o número três e tem como ídolos de infância Aloísio e Jorge Costa, claro está que simpatiza com o Futebol Clube do Porto mas o seu Clube de coração chama-se Associação Desportiva de Fafe.
Apesar da sua juventude, Tiago, que utiliza mais o pé direito, não nega as origens e essas aconteceram no Santa Maria de Ribeiros com a tenra idade de sete anos.
Apesar da sua tenra idade o jogador já conheceu vários treinadores. No Santa Maria de Ribeiros foi treinado por José Maria que mais tarde o treinaria também no Grupo Cultural e Desportivo de Estorãos. Contactou, depois, com os conhecimentos de Luís Miguel e Paulinho nos Juvenis da AD Fafe e também com Miguel Paredes e Fernando Ferreira, na equipa júnior da AD Fafe, quando ainda era juvenil, por a época neste escalão ter terminado mais cedo. Seria treinado ainda nos dois anos que fez de júnior, também na AD Fafe, por Tenev e Ivo. Fez depois, já na presente temporada, a pré-época com a equipa técnica constituída por Carlitos, Agostinho e Professor Ricardo com quem ganhou o primeiro contacto com os seniores e disputou alguns jogos de preparação.
Com a substituição, na mesma equipa técnica, de Carlitos por Carlos Condeço, Tiago acabou por fazer a sua estreia oficial nos seniores.
Este atleta tem a cultura desportiva dos campeões que começou quando ainda jogava no futebol popular tendo-se sagrado campeão por duas vezes com as cores do Estorãos. Pelo mesmo clube ainda conquistou a Taça Dr. Antero e foi sempre um dos melhores marcadores da equipa. Disputou, também, no seu segundo ano de Juvenil e primeiro na AD Fafe, o campeonato Nacional, onde marcou o primeiro golo da primeira vitória fafense e terminou a época com três golos marcados. No primeiro ano de juniores a equipa de Tiago ficou em segundo lugar, muito perto da subida, tendo o central marcado cinco golos. No segundo ano de júnior uma das maiores alegrias que teve foi darem-lhe o prazer de ser capitão de equipa. Nesse ano sagrou-se campeão de série e distrital pela AD Fafe com a consequente subida ao nacional, tendo aumentado o número de golos marcados para sete.
O jovem jogador trabalhou muito para subir à equipa sénior, e agradece a Deus e às pessoas que acreditaram nele o facto de lhe terem concedido essa fantástica oportunidade. Esta época de 2008/2009 jogou por três vezes na equipa principal, mas como o campeonato ainda não terminou continua a trabalhar com a esperança de poder jogar mais. Para um primeiro ano já se pode considerar positivo, embora seja lógico que qualquer jogador ambicione jogar um pouco mais.
Tiago considera terem sido muito importantes os jogos que fez e estreou-se no campeonato com uma vitória frente ao Amares, considerando que aprendeu sempre mais de cada vez que jogou. Por isso se considera uma pessoa feliz por representar a AD Fafe onde sente que evoluiu e considera estar a ser uma experiência muito agradável, esperando continuar a merecer um lugar no plantel.
Como melhor recordação da sua carreira futebolística, Tiago coloca em primeiro lugar o facto de ter sido campeão de juniores e subir ao nacional da categoria na época de 2007/2008.
Já no que respeita à sua pior experiência elege a presente temporada, em que assistiu a uma grande injustiça que foi descerem a AD Fafe para a 3.ª Divisão quando na verdade o Fafe conquistou por direito próprio a permanência na 2ª Divisão.
Como objectivo a curto ou médio prazo o seu desejo é continuar na AD Fafe e sempre a subir de divisão.
Já na sua opinião sobre a formação da AD Fafe, considera que a mesma está muito evoluída e tem pessoas muito competentes, realçando que se notam os objectivos traçados pela Direcção, equipas técnicas e directores, e que o Fafe cada vez é mais conhecido nas camadas jovens e cada vez mais temido. Por outro lado, considera que há uma grande evolução e que em todos os escalões existem grandes jogadores e com potencial de um dia serem profissionais de futebol
Este é o jovem humilde que se revelou o mais popular na votação de Montelongo Desportivo e que deseja chegar o mais longe possível no futebol, estando certo que, para isso, tem muito trabalho pela frente mas que não desiste de alcançar esse sonho desde miúdo.