.

.
.

domingo, 14 de junho de 2009

2.ª Edição Torneio Juvenil Cidade de Fafe

Texto e fotos: João Carlos Lopes e Tiago João Lopes



Golo solitário de Ruben
deu o troféu à AD Fafe


Com dois jogos muito disputados, terminou, no último Sábado, a segunda edição do Torneio Cidade de Fafe no qual a AD Fafe se sagrou vencedora ao bater, na final, o Vasco da Gama de Medelo por 1-0.
Este torneio que foi uma espécie de encerramento de época, permitiu aos treinadores verificarem os jogadores com que vão contar na época seguinte, por isso mesmo se viu uma mistura de primeiro e segundo ano.
Depois das jornadas em que jogaram todos contra todos, no recinto do Vasco da Gama de Medelo, chegou-se aos derradeiros jogos, marcados para o relvado n.º 2 do Parque Municipal de Desportos. Pelos resultados verificados e pela dificuldade de quem venceu em obter essas mesmas vitórias, verificou-se que, ao longo do torneio houve evolução táctica e técnica por parte de jogadores e técnicos das respectivas colectividades, que estudaram muito bem os adversários para chegarem a estes jogos na relva com uma atitude própria de uma competição federada. Louva-se, por isso, o empenho com que os atletas chegaram a esta fase final do torneio, defendendo as cores das respectivas colectividades com muita dignidade.
Na atribuição do terceiro e quarto lugar, a formação do Golães bateu a congénere do Ases de S. Jorge por 2-1. Já neste jogo se adivinhava que iam ser fáceis os confrontos marcados para a tarde de Sábado. Levou a melhor a equipa Brás mas, os miúdos comandados por Ricardo Lage bateram-se bem e dificultaram ao máximo a decisão da partida.
No jogo que apurava o campeão, a equipa de Cunha vinha com a lição muito bem estudada e bateu-se de igual para igual com a equipa orientada por Jorge Fernandes. Este foi um jogo digno de campeonato em que a vitória podia ter surgido para qualquer lado.
O nulo verificado ao intervalo mostrava o equilíbrio evidenciado pelos dois conjuntos e a postura guerreira colocada no relvado. Tal como dizia a canção, quem perdeu também pode ganhar e, só mesmo o factor sorte acabou por desequilibrar a contenda a favor do Fafe.
Na verdade o golo fafense foi obtido aos sessenta minutos, faltar apenas dez para a partida terminar e ficou envolto em alguma polémica. Dizem as leis do futebol que a bola tem que ultrapassar totalmente a linha da baliza para que se considere ter sido golo. Ora, os jogadores do Vasco da Gama admitem que a bola entrou mas a sua totalidade não ultrapassou a linha de golo. A ser assim, não era golo. Porém, o árbitro é soberano e considerou que o remate de Rúben ultrapassou mesmo a dita linha e que tinha sido golo.
Quando assim é, já se sabe que de nada vale protestar. No final foi mesmo com Fair Play que os jogadores do Vasco da Gama receberam o troféu de finalista vencido, uma atitude digna que se deveria ver mais vezes nos campos de futebol, porque nem só de golos vive este desporto.
Os fafenses acabaram a fazer a festa em pleno relvado com as habituais traquinices próprias da idade destes escalões de iniciados e juvenis.
O proveito do torneio não podia ser melhor e, seria benéfico que o mesmo se repetisse antes de começar os respectivos campeonatos pois, pelo que se viu, ele trás ritmo e competitividade aos jogadores. Estão de parabéns todos os organizadores e intervenientes no evento.



RESULTADOS

1.ª JORNADA
AD Fafe, 5 – Ases de S. Jorge, 1
Vasco da Gama, 3 - GD Golães, 1

2.ª JORNADA
AD Fafe, 4 – Vasco da Gama, 1
Ases de S. Jorge, 1 - GD Golães, 3

3.ª JORNADA – 6/01/2009
GD Golães, 2 - AD Fafe, 3
Vasco da Gama, 6 - Ases de S. Jorge, 0

3.º e 4.º lugar
GD Golães, 2 – Ases de S. Jorge, 1

FINAL
Vasco da Gama, 0 – AD Fafe, 1

CLASSIFICAÇÃO
1.º AD Fafe
2.º Vasco da Gama
3.º Golães
4.º D. Ases de S. Jorge.