.

.
.

sábado, 6 de junho de 2009

3.ª Div.Nac. – Fase de Subida: AD Fafe, 0 - AD Limianos, 2

Texto e fotos: João Carlos Lopes e Tiago João Lopes


Deus onde está não dorme...


O Limianos veio a Fafe, vencer por 2-0, de forma imaculada, o último jogo oficial da temporada 2008/2009, de má memória para os fafenses que não alcançaram o objectivo primário que era a subida de divisão.
O técnico fafense apresentou dez jogadores “naturais” de Fafe nos 18 convocados para o jogo mas só quatro entraram de início: Tiago, João Nogueira, Ferrinho e Mike. Os outros suplentes eram os juniores: Marçal, Ricardo, Fonseca, Rui Nogueira, Fábio Teixeira e Samú. Destes últimos seis, Samú e Teixeira entraram no decorrer da partida.
Em dez jogos desta fase de subida, os fafenses apenas venceram três e empataram cinco, tendo perdido dois, no Merelinense e agora com o Limianos. Seja como for, este jogo era só para cumprir calendário mas, os fafenses tinham uma oportunidade de se despedir dos sócios com mais dignidade. Não se pense que o treinador facilitou, porque não o fez. Meteu a melhor equipa que tinha à sua disposição em campo.
Na verdade, o Fafe foi quem mais procurou o golo, principalmente na primeira parte. Logo aos seis minutos Ferrinho, fez uma excelente abertura para Armando Pinto mas o cruzamento deste saiu um pouco largo e escapou perto do segundo poste.
Com o jogo demasiado encaixado e os jogadores a lutarem, mas sem pressão, o Fafe voltou a estar perto de marcar, aos 21 minutos, altura em que a triangulação entre Cerdeira e Ferrinho pecou no último passe. Aos 26, João Nogueira cruzou para o coração da área, onde Armando cabeceou para defesa fácil de João Pedro.
Quando o cronómetro assinalava meia hora de jogo o Fafe teve uma bela ocasião de golo. Ferrinho, que esteve muito bem no jogo, desenvencilhou-se de dois adversários e serviu Ricardo Jorge em perfeitas condições mas, este rematou ao lado, numa perda incrível para marcar.
Ao intervalo Condeço optou pela sua estratégia favorita esta época, jogar com três defesas, mas, que, mais uma vez, não resultou. A saída de Tiago acabou por se fazer sentir neste segundo tempo, até porque o atleta foi sempre autoritário na sua zona de jurisdição, limpando tudo com garra e determinação.
Aos 50 minutos, numa saída rápida, Carneiro negou o golo a Ribeira. Três minutos depois, Carneiro brilha ao fazer uma grande defesa a remate traiçoeiro de Ribeira.
O Fafe tentava ripostar e, aos 61 minutos, Armando cruzou para Zézé mas este não contemporizou o salto e falhou a intercepção da bola. Aos 67, Cerdeira teve uma jogada de génio e cruzou para a cabeça de Ricardo Jorge com este a atirar por cima da trave. Aos 76, Ferrinho novamente em grande, ganha na pressão a um adversário mas atira de pronto, permitindo que João Pedro fizesse defesa estrondosa para canto. Nessa bola parada apontada por Ricardo Jorge, Zézé, de cabeça, atirou ao lado.
Sem fazer muito esforço e sacrifício o Limianos colocou-se em vantagem aos 80 minutos, num grande golo apontado por Rui Alves, o seu melhor elemento no jogo. O jogador atirou colocado, em diagonal, ao poste mais distante, fazendo um daqueles golos que parece só existir nas enciclopédias.
Aos 86 minutos, o Fafe esteve perto do empate mas Zézé voltou a não conseguir marcar no remate que fez de cabeça após cruzamento de Armando. Na recarga o recém-entrado Fábio Teixeira, também não foi feliz.
Aos 88 minutos o Limianos reclamou grande penalidade. A única dúvida era saber que foi mão na bola ou bola na mão, mas que houve contacto entre a mão e a bola é bem verdade.
Nos segundo, dos três minutos, dados de compensação, na sequência de um livre paralelo à linha lateral da área, a equipa de Ponte de Lima chegou ao 2-0, com João Correia a fazer mais um belo tento de cabeça.


Em jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe, sob a orientação do árbitro, Rui Oliveira, auxiliado por José Costa e Pedro Carlos (CA da AF do Porto), as equipas apresentaram:

AD FAFE: Carneiro, Mike, Tiago (Zézé, 46’), Fernandes, Armando Pinto, João Nogueira (Samú, 68’), Cerdeira e André; Ricardo Jorge (Fábio Teixeira, 83’), Armando e Ferrinho. Treinador: Carlos Condeço.

AD LIMIANOS: João Pedro; Zé Manel, Bóris, Bóris, Bruno Graça, André Pinto, (César, 72’) Miguel (Marcos, 68’), Rui Alves, Dionísio (João Correia, 78’) Ribeira, Bruno e Tanela. Treinador, José Carlos Fernandes.

ACÇÃO DISCIPLINAR – Amarelos: Ferrinho, 41’ e Boris, 51’.

MARCADORES: Rui Alves, 80’ e João Correia, 92’.