.

.
.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Gala da Federação de Futebol Popular do Norte

Texto e fotos: João Carlos Lopes e Tiago João Lopes


Multiusos de Fafe acolheu o evento


Através da perseverança do fafense Luís Abreu, que integra os órgãos directivos da Federação de Futebol Popular do Norte, a gala desta instituição realizou-se, no último Sábado, em Fafe, tendo o Pavilhão Multiusos como palco deste grandioso evento, onde são entregues os troféus dos jogos inter-associações às equipas que conquistaram.
O evento contou com a participação de mais de duas dezenas de pessoas, oriundas das Associações de Barcelos, Espinho, Fafe, Guimarães, Penafiel, Paredes, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde e da futura Associação do Marco de Canaveses.
A concentração deu-se pelas 15:30 horas, altura em que foi iniciada uma visita guiada ao centro da Cidade de Fafe, com a primeira paragem a ser feita no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde o presidente da edilidade, José Ribeiro, deu as boas vindas aos presentes, tecendo algumas considerações sobre a cidade e sobre os locais a visitar.
Foi já com a presença de uma guia que os participantes se dirigiram ao Museu do Automóvel Antigo, com passagem pela Rua 5 de Outubro e Rua António Cândido, para observar as características dos edifícios com traça brasileira mandados edificar pelos chamados emigrantes de torna viagem e que estão na origem dos belos edifícios de arquitectura de influência brasileira espalhados pela cidade, cujo símbolo mor se situa na Praça António Saldanha.
Depois do museu automóvel e para satisfazer a curiosidade de alguns, foi feita uma visita ao Monumento da Justiça de Fafe, onde foi esclarecida a lenda e a origem da edificação do monumento, que foi construído com dinheiro dos empreiteiros de Fafe e a pedido destes. Porque ali perto, junto do Palácio da Justiça, estavam mais dois edifícios com influência brasileira, a Igreja Nova de S. José, que demorou sessenta anos a ser construída e o Hospital da Misericórdia. Também estes mereceram os breves instantes da visita, que prosseguiu depois pela Praça António Saldanha, em direcção à casa da Cultura, onde era suposto visitar os museus da Emigração e Imprensa mas que, devido a obras que estão a ser feitas no edifício, não foi possível visitar. Esta visita guiada terminou no “novo” Teatro Cinema de Fafe, onde foi visitada a nova Sala de Cinema, Manuel de Oliveira, e o interior do edifício, recentemente restaurado e reinaugurado, o qual deslumbrou todos os participantes, pelas qualidades que encerra e pela história que alberga.
A Gala propriamente dita iniciou-se ao princípio da noite e teve apresentação dos locutores fafenses, Orlando Pereira e Elsa Lima. O presidente da Câmara de Fafe voltou a dar as boas vindas a todos os presentes, tendo falado ainda o presidente da Federação do Futebol Popular do Norte João Pereira Araújo e, pouco depois iniciava-se o jantar da Gala. A Escola de Samba “Os Morenos”, de Estarreja entrou no recinto da gala em ambiente de festa e, depois, Neno, antigo guarda-redes do Benfica e do Vitória de Guimarães, cantou para todos os presentes e conseguiu até um duo de acompanhantes peculiar, entres os quais, o massagista Fernando Von Doellinger.
A entrega dos troféus aos vencedores das provas inter-associações foi feita no decorrer do jantar onde se incluiu, igualmente, a intervenção de todos os representantes das autarquias com Futebol Popular.
A gala encerrou com a actuação do Grupo Nun’Álvares que levou ao palco o musical “Cantar Portugal”.
De recordar que a Federação de Futebol Popular do Norte tem dois representantes fafenses nos seus órgãos directivos. Para além de Luís Abreu, também Benjamim Teixeira é membro desta entidade que tutela o Futebol popular a norte do país.