.

.
.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

AC Fafe de volta à elite do Andebol nacional

Texto e fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes


Manutenção e formação


O Andebol Clube de Fafe (ACF), efectuou, na tarde de segunda-feira, no Pavilhão Municipal de Fafe, a apresentação da sua equipa Sénior Masculina que, esta época, participará 1.ª Divisão nacional do Andebol português que, como é sabido, é, agora, o escalão máximo do andebol nacional, depois de a Federação e Liga terem chegado a um acordo para acabar com o profissionalismo. Os fafenses vão à luta com os colossos do Andebol nacional, com muitos jogadores formados nas escolas do Clube, sector que os responsáveis não querem descurar nesta época em que o orgulho é grande mas sem euforias e com os pés assentes no chão.
Para o director responsável pelo andebol sénior do ACF, Rogério Rodrigues, “os objectivos, neste regresso ao lote dos clubes de elite do andebol nacional, passa por conseguir a manutenção, sabendo das limitações acrescidas que o clube tem em relação a toda a concorrência nacional”. Para o também vice-presidente do ACF, “é um orgulho estar entre os melhores pelo que vão fazer os possíveis para continuar entre eles”.
Segundo Rogério Rodrigues, outro dos objectivos do Clube “é crescer ainda mais em termos de formação de atletas, sendo certo que neste plantel se encontram cinco atletas que ainda são juniores, sendo que um deles ainda tem idade de juvenil”. Para este dirigente “o investimento na equipa não foi muito, com apenas duas aquisições, sendo que uma delas é um regresso a casa, Armando Pinto, pelo que em termos de valores e tendo em conta o ajuste da inflação é sensivelmente o mesmo da época anterior”.
O técnico Óscar Freitas que transita de épocas anteriores e terá como adjunto Carlos Baldaia, vai ter ao seu dispor os mesmos atletas da época passada, aos quais acresce o extremo direito Armando Pinto e o lateral esquerdo Tiago Eber, os dois oriundos do Águas Santas. De salientar que o grande forte da equipa é mesmo a prata da casa pois, entre os 19 atletas do plantel, 13 são oriundos da formação e os restantes, para além do reforço Tiago Eber, estão perfeitamente integrados na equipa por a terem representado nas últimas épocas. Ressalve-se o caso do Pivot António Martins, que não sendo de Fafe, já representa o ACF há seis épocas. O outro caso paradigmático é do juvenil Pedro Peneda, atleta internacional que chega prematuramente aos seniores através do seu enorme talento e potencial andebolístico.
Óscar Freitas diz que “o ACF está preparado para iniciar os trabalhos e alcançar o objectivo proposto, a manutenção”. Nesse sentido, o técnico salienta que “se conseguissem entrar o “Play Off”, era sinal de objectivo alcançado”.
Este técnico, também ele um fafense, afirma “ter o plantel possível e que estes jogadores, por tudo o que fizeram nas últimas épocas, enquanto o clube tentava sanar os problemas financeiros, merecem, só por isso estar neste patamar e nesta equipa”. O técnico mostra-se agradado pelos novos moldes do campeonato que “só peca por ser tardio mas ainda bem que surgiu para o próprio bem do andebol português”.
Quanto a aquisições, as mesmas “só acontecerão se se proporcionarem e sejam mais valias para o plantel que, nesse sentido, não considera fechado”.


PLANTEL DO AC FAFE PARA A ÉPOCA 2009/2010
Guarda-redes: Luís Ferreira; Pedro Sousa e Hugo Fernandes.
Extremo esquerdo: João Castilho e Alexis Oliveira
Lateral Esquerdo: Cláudio Gomes, Rui Paulo, Pedro Peneda, e Tiago Eber (ex-Águas Santas).
Central: Miguel Fernandes e Duarte Silva.
Lateral Direito: Paulo Fernandes.
Extremo Direito: Armando Pinto (ex-Águas Santas) e Vladimiro Pires
Pivot: António Martins e João Ferreira.
U: Rui Carvalho e Luís Gonçalves

EQUIPA TÉCNICA
Treinador Principal: Óscar Freitas
Treinador Adjunto: Carlos Baldaia

DEPARTAMENTO MÉDICO
Médico: Dr. Pedro Seabra
Fisioterapeutas: Cristela Castro e Rui Carvalho

DIRECTORES SENIORES MASCULINOS
Rogério Rodrigues
Pedro Freitas