.

.
.

domingo, 6 de setembro de 2009

Campeonato Nac. 3.ª Divisão: Amarante FC, 2 – AD Fafe, 0

Texto e fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes


Só um Bijou não mata a fome

Não foi feliz a estreia da AD Fafe na Série B da 3.ª Divisão, ao perder com o Amarante por 2-0, num jogo em que os fafenses não se conseguiram encontrar e mostraram uma equipa desgarrada que não corresponde àquilo que se viu nos jogos de preparação. Um resultado mau, com uma exibição pobre em que, praticamente, só o médio Bijou agradou aos muitos fafenses que se deslocaram a terras de S. Gonçalo para ver esta partida.
O Fafe ainda chegou a dar um ar da sua graça nos minutos iniciais quando Delfim conseguiu ganhar uma bola ao guarda-redes Celso mas permitiu que este a recuperasse.
O Amarante cedo mostrou que estava ali para lutar pela vitória e aos sete minutos Canário obrigou Nuno Dias a voar na baliza fafense.
Aos 16 minutos o Fafe protagonizou a sua melhor oportunidade de golo com Rui Gonçalves a desviar a bola de um contrário e a obrigar Celso a brilhar com defesa para canto.
Aos 19 minutos, o Amarante beneficiou de uma grande penalidade por aparente derrube, sem bola, de Zé Manel a um jogador local. Brito marcou de forma denunciada e Nuno Dias defendeu.
Aos 42 minutos, na sequência de um canto, Cícero atirou de cabeça mas viu a bola desviada em cima da linha de golo.
No segundo tempo, Carlos Condeço tirou Primo e Vítor Hugo e fez entrar Mike e Filipe, passando a jogar apenas com três defesas. O Fafe ainda esteve perto de marcar por Cícero mas este atirou ao lado.
Volvidos cinco minutos após o intervalo, na sequência de um canto, Rochinha, no primeiro poste, de cabeça bateu a defensiva fafense e inaugurou o marcador (ver foto).
Aos 54 minutos Nuno Dias negou o golo a Canário ao defender com os pés.
O Fafe não conseguiu reagir ao golo como se esperava, mesmo assim, aos 68 minutos, Delfim teve uma boa oportunidade para marcar mas acabou a atirar por cima da barra. No minuto seguinte foi Delfim a cruzar ao segundo poste para Filipe atirar de primeira ao lado.
O Amarante jogava nas costas dos defesas fafenses e por várias ocasiões criou perigo, isto porque chegava com alguma facilidade á área fafense.
Aos 83 minutos foi o golpe de misericórdia quando, em contra-ataque, o recém-entrado Pedrinho surgiu na cara de Nuno Dias e lhe fez passar a bola por debaixo das pernas.
O Fafe não mostrou, neste jogo, credenciais de uma equipa que se assume como candidata à subida de divisão. A equipa esteve desgarrada e abusou dos passes longos em detrimento de um futebol apoiado, sendo certo que não se viram as desejadas ligações entre os sectores. Ao praticar um futebol previsível os fafenses facilitaram a vida aos amarantinos que foram mais felizes no jogo, porque também fizeram mais por isso.
De salientar que o Fafe se apresentou em campo sem qualquer jogador da terra no onze inicial e que, da equipa do ano passado apenas Primo foi repetente. No segundo tempo entraram três fafenses na partida, Mike, Filipe e Ferrinho.

Em jogo realizado no Estádio Municipal de Amarante, sob a orientação do árbitro Daniel Cardoso (AF de Aveiro), auxiliado por Bessa Silva e Nelson Cardoso, as equipas apresentaram:

AMARANTE: Celso; Eduardo, Rochinha, Madalena, Brito, Paulo Pereira, Bruno Alves (Maia, 73’), Domingos, Canário, Marcos (Faísca, 45’) e Bruno. Treinador, Arlindo Gomes.
.
AD FAFE: Nuno Dias; Primo, (Mike, 46’), Miguel Mendes, Zé Manel, Silvestre, Bijou, Rui Gonçalves, Josi (Ferrinho, 76’), Delfim, Cícero e Vítor Hugo (Filipe, 46’).
.
ACÇÃO DISCIPLINAR: amarelos, Zé Manel, 19’; Silvestre, 28’, canário, 56’ e Pedrinho, 90’.
.
MARCADORES: Rochinha, 50 e Pedrinho, 83’.

Sem comentários: