.

.
.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Festa do Desporto 2009

Texto e fotos: CM Fafe

Distinguidos centenas de
atletas e clubes fafenses

Centenas de atletas e clubes fafenses foram galardoados no âmbito da Festa do Desporto, que este ano contou com a presença da grande referência do atletismo português, a campeoníssima Rosa Mota.
Mais de meio milhar de pessoas esteve presente no Pavilhão Multiusos para participar na cerimónia que contou ainda com a participação do Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, do Presidente da Câmara, José Ribeiro, dos vereadores Antero Barbosa e Vítor Moreira, do delegado do INATEL, Haendel de Oliveira, do presidente da Associação de Futebol Popular de Fafe, Iasalde Martins e do presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal, Aníbal Cabral Pires, que colaboraram na entrega dos prémios.
A Festa do Desporto distingue anualmente os vencedores do Troféu “Não à Violência-Viva o Desporto” e do “Prémio Desportivo Câmara Municipal de Fafe”.
O Troféu Disciplina “Não à Violência-Viva o Desporto” contemplou as três equipas mais disciplinadas dos campeonatos da Associação de Futebol de Braga, no caso, o Operário Futebol Clube de Antime, O Grupo Desportivo de Travassós e A Associação Cultural e Desportiva da Pica, bem como seis equipas ao nível dos escalões de formação, sendo cinco da Associação Desportiva de Fafe e uma do Desportivo Ases de S. Jorge. Igualmente foram premiadas três equipas no âmbito do futebol popular, em seniores (Associação Desportiva e Cultural de Silvares S. Clemente, Grupo Desportivo e Cultural de Serafão e Grupo Cultural e Recreativo de St.ª Maria de Ribeiros) e quatro nos escalões de formação (Grupo Cultural e Desportivo de Armil, Grupo Desportivo de Travassós, Associação Desportiva de Oleiros e Grupo Desportivo Cultural Recreativo de Pardelhas).
Por seu turno, o Prémio Desportivo “Câmara Municipal de Fafe” distingue os atletas e clubes que se salientaram na época desportiva 2008/2009, ao nível dos resultados, sendo campeões nacionais ou distritais, subindo de divisão ou integrando selecções nas diferentes modalidades.
O destaque dos prémios deste ano vai para o Andebol Clube de Fafe (seniores masculinos), que ascendeu ao Campeonato Nacional da 1ª. Divisão de Andebol, o Grupo Desportivo de Silvares, equipa campeã da 1.ª Divisão (Série B), com consequente subida à Divisão de Honra da A. F. Braga, Grupo Desportivo de Travassós, equipa classificada em 2.º lugar na 2.ª Divisão (Série D), com consequente subida à 1.ª Divisão da A. F. Braga, Associação Desportiva de Fafe, em juvenis masculinos, equipa campeã da 1.ª divisão da A. F. Braga e que ascendeu aos campeonatos nacionais da Federação Portuguesa de Futebol, Grupo Cultural e Desportivo de Regadas, vencedor do campeonato sénior da Associação de Futebol Popular de Fafe pelo segundo ano consecutivo, Grupo Desportivo Cultural Recreativo de Pardelhas, 1º classificado do campeonato juvenil da Associação de Futebol Popular e Grupo Cultural e Recreativo Nun’Álvares, vencedor da Taça da A. F. Braga de Futsal.
Foram ainda distinguidos com o Prémio Desportivo atletas e equipas das modalidades de desporto adaptado (Cercifaf), atletismo, arbitragem, automobilismo, natação, canoagem, patinagem artística, pedestrianismo (Grupo Cultural e Desportivo “Restauradores da Granja”, considerado o maior clube da modalidade a nível nacional), motociclismo, BTT, Karaté, Kickboxing, futebol feminino e masculino.
A abrir, o Presidente da Câmara de Fafe, José Ribeiro, dirigiu palavras de incentivo e reconhecimento aos atletas, treinadores e dirigentes presentes, fazendo votos para que continuem a assumir uma atitude de desportivismo. “O mais importante do desporto é a capacidade de aceitar a derrota. Saber ganhar mas também saber perder”, referiu o autarca.
Para além da presença dos habituais convidados, José Ribeiro destacou “a honra e a distinção” da participação, este ano e pela primeira vez, de “um dos símbolos maiores do desporto nacional, Rosa Mota”.
O presidente da Câmara concluiu referindo que, pela atitude, trabalho e exemplo dos vencedores nas diversas modalidades, “foi o concelho de Fafe que ganhou”.
Rosa Mota, por seu turno, dirigiu algumas palavras aos presentes, vincando que, no desporto, são fundamentais o trabalho mas sobretudo o respeito e a lealdade perante os adversários.
Também o Secretário de Estado do Desporto e presidente da Assembleia Municipal fafense, Laurentino Dias, interveio para elogiar o município pela instituição dos prémios a atribuir na Festa do Desporto, felicitando os atletas e clubes distinguidos. O governante considerou, igualmente, que se há atleta superior que merece ser o exemplo para os desportistas no nosso país “essa é Rosa Mota”.
A animação da Festa do Desporto esteve e cargo da Associação de Karaté de Fafe, Kickboxing e Grupo Nun’Álvares (Patinagem artística).

Sem comentários: