.

.
.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Festa de Natal do Silvares

Texto e fotos: João Carlos Lopes

“Uma questão de confiança”
- Novo treinador apresentado 2.ª Feira

O Silvares realizou, na noite do último Sábado, a sua festa de Natal, de forma humilde e singela, à imagem do actual elenco directivo, encabeçado por Teodoro Bastos, que vive o dia a dia com os pés assentes na terra.
Este não foi um jantar tradicional das equipas de futebol com pompa e circunstância, mas sim um típico jantar de família, feito na sede social do clube que se situa por cima do balneário do campo de jogos. Mais familiar não podia ser. Porém, esta humildade, foi sinónimo de união, de alegria e de fraternidade. No fundo tudo o que se espera no Natal.
O prato do dia foi um pica-no-chão, superiormente confeccionado pelo mestre de culinária Adriano “Maravilhas”. Na verdade, foi de comer e chorar por mais, com frango em abundância.
Nestas alturas há sempre alguém que sobressai. Pela sua irreverência e juventude, louva-se a integração plena de Samu, ex-júnior da AD Fafe, um brincalhão nato e muito interventivo. É com pessoas como estas que se costumam fazer os bons balneários. Mas o Silvares tem lá gente que já anda no mundo do futebol há muitos anos. Muitos deles são os obreiros da subida a este escalão e esses sabem bem com quantos gestos se faz uma família.
Montelongo desportivo ouviu um desses homens, que dá pelo nome de Antero e é um dos capitães da equipa. O outro, Fernando, esteve ausente pelo falecimento da sua avó, a quem endereçamos as nossas condolências.
Para Antero, os desejos para 2010, vão no sentido de melhorar em relação a 2009. “Vamos aguardar pelo novo treinador para ver se algo de bom acontece e as coisas começam a melhorar. Os jogadores estão unidos e a Direcção está a trabalhar bem pelo que só podemos fazer mais e melhor daqui para a frente”, disse o capitão.
Na opinião deste veterano jogador e um dos defesas centrais fafenses mais respeitados do futebol distrital, os quatro jogos que se avizinham (Louro, Cabeceirense, Prado e Pica) são cruciais para a presente época do Silvares. “Se fizermos bons resultados, mesmo que não vençamos todos estes jogos, podemos dar um salto na classificação. Para Antero, “a equipa esteve bem até ao jogo com o Apúlia, tendo começado a perder confiança a partir dessa derrota. Estamos conscientes que temos valor. Se assim não fosse não tínhamos empatado no Torcatense e em Porto D’Ave e não tínhamos vencido o Martim. Todos unidos vamos dar a volta à situação e devolver o Silvares aos bons resultados”, concluiu.
O presidente da Direcção, Teodoro Bastos, “espera que o próximo ano traga vitórias ao Silvares para tentar recuperar o que tem perdido. Já contratamos uma nova equipa técnica e só não vamos revelar já os nomes porque entendemos que não o devemos fazer antes de a apresentar aos atletas. De resto, agora vamos jogar com equipas que consideramos do nosso campeonato e esperamos reforçar todos os sectores da equipa, sendo certo que isso irá implicar mais saídas de jogadores para equilibrar o plantel”, teceu.
O presidente silvarense considera que o clube que lidera “é uma equipa de pobres que apenas visa a manutenção neste escalão mas que, com esforço, dedicação e humildades quer fazer ver aos tubarões deste escalão”.
A tradicional troca de prendas proporciona sempre momentos hilariantes. Há quem encare o momento com seriedade e há quem o aproveite para as malandrices. Daí terem surgido prendas que arrancaram verdadeiras gargalhadas.
Um bocado de noite passado com alegria, boa disposição e muita humildade, porque o Natal deve ser mesmo assim.

Sem comentários: