.

.
.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Campeonato Nac. 3.ª Divisão: AD Fafe, 2 – Vila Meã, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes
.
"Bento" de Miguel Veiga
até fez mover as eólicas
.
O avançado Miguel Veiga estreou-se da melhor maneira possível ao serviço da AD Fafe, ao marcar os dois golos que deram a vitória sobre o Vila Meã, que marca, igualmente, a estreia como técnico, de Agostinho Bento no Estádio Municipal de Desportos, em Fafe, isto depois de já ter dirigido a equipa em Torre de Moncorvo. O Fafe foi a melhor das três equipas e a pior foi a de arbitragem que prejudicou as outras duas.
Apesar do resultado, o Fafe só subiu um lugar na tabela, sendo agora quinto classificado com 28 pontos, menos quatro que o primeiro, Amarante, menos dois que o segundo, Joane, menos um que o terceiro, Oliveirense e com os mesmos do quarto, precisamente o Vila Meã, que, por hora, tem mais um golo marcado. O próximo adversário, Famalicão é o sexto com 25 pontos.
A necessidade aguça o engenho e a vontade de ganhar fez com que o Fafe encarasse esta partida de forma séria e determinada. Não jogou Cícero nem Miguel Mendes, castigados mas Miguel Veiga e Xavi, os substitutos naturais, estiveram em
grande neste jogo dando boas indicações a Agostinho Bento. O público, viveu e vibrou com o jogo. Todos os jogadores do Fafe que intervieram na partida estiveram a um nível muito elevado e os que não entraram manifestaram sempre o seu apoio. Veiga veio para o ataque mas foi bonito vê-lo a defender quando era necessário, principalmente nas bolas paradas. Todos saíram esgotados do jogo, até porque Filipe foi expulso aos 51 minutos, deixando o Fafe a jogar com dez. As palmas que receberam no final foram mais que merecidas. O Fafe deste jogo vai arrastar muita gente a Famalicão na jornada seguinte, pois foi o Fafe que todos querem que seja.
A equipa fafense deu mostras que querer ganhar logo aos cinco minutos, quando Bijou cruzou para Silvestre atirar, de cabeça, ao lado.
Aos seis minutos Mike conduzia um ataque perigoso do Fafe mas atirou a bola para fora para que um adversário fosse assistido.
Aos oito minutos, Vítor Hugo, hoje muito mais solto e desinibido, cruzou para a área, as bola passou nas costas de um defesa e Miguel Veiga fez aquilo que lhe deu o nome, atirou de primeira para fazer um belo golo. De seguida ergueu os braços a agradecer a Deus e foi abraçar muita gente. Parecia que já estava em Fafe há muitos anos mas este foi o seu jogo de est
reia.
O Fafe tomou literalmente conta da partida até aos 20 minutos e nesse período teve um ou outro lance com algum perigo.
A partir daí o Vila Meã acordou mas de forma estremunhada, começou a bombear bolas para a área. O certo é que aos 23 minutos, Micha esteve perto de marcar, não fosse o mau domínio da bola; aos 24, Quim rematou cruzado ao lado mas com muito perigo e aos 28, Neyo, colou a bola no peito e desferiu um remate de primeira que saiu por cima da trave da baliza de Nuno Dias.
Queimados os cartuchos do Vila Meã o Fafe voltou a tomar as rédeas do jogo, as quais tinha perdido por um período de dez minutos apenas.
Aos 31 minutos grande pormenor de João Nogueira, também ele muito bem na entrega ao jogo, passou por Hugo, ficava isolado com Cajó na frente mas foi derrubado pelo jogador do Vila Meã que apenas viu a cartolina amarela quando se impunha a vermelha.
Aos 39 minutos, boa jogada de Vítor Hugo que também passou por um adversário e ia ficar com muito espaço pela frente mas foi derrubado e desta vez o árbitro nem cartão mostrou.
Aos 45 minutos, Filipe sofreu falta dentro da área do Vila Meã, o árbitro assinalou ao contrário e fora da área, admoestando o fafense com o cartão amarelo, quando, na verdade era grande penalidade.
No segundo tempo o Fafe voltou a entrar ao ataque. Aos 48 minutos, João Nogueira assinou mais um excelente trabalho entregando a Silvestre e este atirou a bola a rasar o poste direito da baliza de Cajó.
Aos 51 minutos, numa bola dividida, Filipe toca no adversário e o árbitro mostra-lhe o segundo cartão amarelo, expulsando-o. Gerou-se a revolta nas bancadas mas notava-se que o público estava com a equipa.
O Vila Meã que tinha entrado mais afoito na segunda parte chegou ao golo através de Neyo aos 53 minutos. Nuno Dias fez uma defesa de recurso a bola sobrou para o avançado do adversário que conseguiu marcar de cabeça.

O Fafe reagiu bem a tudo, à expulsão e ao golo. Grande atitude dos fafenses sempre a arrancar aplausos e incentivos. Aos 59 minutos, Bijou, que fez o melhor jogo depois da lesão, marcou um livre tenso ao segundo poste, Cajó tentou sacudir e Xavi, em último recurso atirou ao lado com muito perigo.
O jogo estava mais dividido mas o Fafe nunca baixou os braços e tentou jogar sempre com cabeça, ao contrário do Vila Meã que usava e abusava do futebol mais directo.
O segundo golo fafense foi escrito por linhas tortas. Ferrinho isolou Miguel Veiga mas este estava em nítido fora de jogo. O auxiliar não levantou a bandeirola, o árbitro nada disse e Veiga caminhou calmo e sereno para a baliza, até desferir uma autêntica bomba. Estava reposta alguma justiça ainda que através de um erro crasso do árbitro, que também não tinha assinalado a grande penalidade a favor do Fafe no primeiro tempo.
Tentou reagir o Vila Meã, como lhe competia e Neyo, aos 72 minutos, sempre ele, de cabeça, rematou com perigo mas a defesa fafense cedeu canto.
A pressão do Vila Meã durou até aos 75 minutos. Aí, o Fafe voltou a tomar as rédeas da partida e nem se notava que tinha menos um homem em campo. Aos 79 minutos, Miguel Veiga serviu Ferrinho, que entrou muito bem no jogo, este travou de peito e rematou de pronto, tendo saído à figura de Cajó.
Bijou foi substituído aos 90 minutos, por André e ouviu uma grande e merecida ovação. Deu tudo o que tinha até não poder mais.
Silvestre ainda rematou á figura aos 83 minutos e aos 84, o Vila Meã desceu com perigo á área do Fafe tendo valido a voluntariedade de Ferrinho que deu a cara à bola para evitar um remate perigoso.
Os quatro minutos de compensação foram geridos da melhor maneira pelo Fafe, sendo certo que por vezes não agradaram aos adversários, valendo alguns cartões amarelos aos fafenses.


Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.

Árbitro: Luís Bento, auxiliado por Luís Fraga e Fernando Nunes (CA Vila Real).

AD FAFE: Nuno Dias; Primo, José Manuel, Xavi e Mike, Silvestre, Bijou (André, 90’), João Nogueira (Josi, 67’) e Silvestre; Filipe, Vítor Hugo (Ferrinho, 61) e Miguel Veiga. Treinador, Agostinho Bento.

AC VILA MEÃ: Cajó; Chico, Luciano, Marco, Hugo, Gouveia (Igor, 46’), Joca, Lemos (Quim, 9’), Júnior, Micha (Maniche, 73’) e Neyo. Treinador, Pedro Pinto.

MARCADORES: Miguel Veiga, 8’ e 69’; Meyo, 53’.
.

Sem comentários: