.

.
.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Juniores 2.ª Div. Nac.: AD Limianos, 2 - AD Fafe, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes

Bolas mal paradas

Os Juniores da AD Fafe perderam em Ponte de Lima por 2-1 com o Limianos e adiaram a qualificação para a o apuramento do grupo que vai lutar pela subida para a última jornada frente ao líder Freamunde, derrotado nesta jornada em casa pelo Trofense. Neste momento há seis candidatos para três vagas e uma “poule a dois”. Sendo certo que o Freamunde já se encontra apurado.
O primeiro quarto de hora de jogo disputou-se sob o signo do equilíbrio mas sem que se vissem quaisquer oportunidade de golo.
Espevitaram os homens da casa aos 21 minutos com Malheiro a rematar cruzado e a ver a bola sair ao lado da baliza guardada por Luís; aos 25 minutos, Gustavo quis alisar o lance tentando o golpe de calcanhar, gorando-se nova oportunidade para os limianos. Aos 28, o melhor jogador dos da casa, Vasco, ultrapassou um defesa fafense e acabou por ter um contacto na área com Rampa, tendo o árbitro assinalado grande penalidade que Jean cobraria com êxito, apesar de Luís ter adivinhado o lado para onde foi chutada a bola.
O Fafe respondeu bem com Teixeira a entregar para Ivo Lopes e este do meio da rua fez a bola bater com estrondo na baliza de Nuno; aos 36, Samora tentou marcar um livre directo a que Nuno se opôs com os punhos, evitando que adviesse algum mal; aos 37, Ricardo disparou de fora da área, no entanto a bola saiu por cima da trave.
Voltou o Limianos à carga, com Vasco a rematar na passada, mas a atirar ao lado, o mesmo jogador tentou o chapéu a Luís, aos 41 minutos mas as medidas não saíram a preceito.
Sobre o intervalo, Samora cobrou um livre directo em que a bola saiu perto da barra mas sem consequências.
No segundo tempo, Tenev fez sair Ivo e Diogo Costa para as entradas de Mota e Ruben. A equipa mostrou mais agressividade, desde o início da segunda parte e os fafenses instalaram-se no meio campo dos homen
s da Vila mais antiga do país. Aos 56 minutos Mota fez a bola passar à frente da baliza do Limianos mas não apareceu ninguém para a emenda. Aos 70, João Miguel teve uma jogada genial, cruzou ao segundo poste onde Ruben estourou contra a barra da baliza defendida por Nuno.
O Limianos praticamente só se limitava a destruir e a aproveitar uma ou outra situação que permitia que o seu jogador mães proeminente, Vasco, em contra-ataque, criasse verdadeiro perigo.
Aos 84 minutos Ruben marcou um livre de forma exemplar, disparando o seu pé canhão com toda a violência, marcando um golo de levantar o estádio. Estava feito o empate e até se pensou que isso galvanizaria os fafenses.
Depois de sofrer o empate a equipa de Ponte de Lima não se fez rogada e foi, também ela em busca da vitória. A mesma surgiria já no segundo minuto de tempo de compensação e na sequência de um livre ainda muito longe da área fafense. Porém, Jean fez a cobrança desta bola parada para o coração da área, onde Vasco apareceu a cabecear para o 2-1.
O Fafe já não tinha tempo para reagir apesar de ainda o ter esboçado. Pedro mota cobrou um livre para área, onde inclusive se encontrava o guarda-redes Luís, mas o Limianos estava de sobreaviso e desviou o perigo.
O Fafe teve problemas em adaptar-se ao piso sintético, denotando dificuldade em dominar a bola o que dava margem de manobra a quem defendia e impedia a saída rápida dos fafenses para o ataque. Por outro lado errou alguns passes e abusou do futebol aéreo mas, o que acaba por sobressair foi mais um golo sofrido em lance de bola parada. De tantas vezes que isso já aconteceu neste campeonato, a equipa fafense deveria ter-se acautelado, sobretudo quando o jogo se aproximava do final. Resta, agora, aguardar pela última jornada e ter cabeça fria para saber gerir as emoções. Valor é coisa que não falta a estes jogadores que têm muita qualidade e são uma das melhores equipas de juniores de sempre da AD Fafe. Nada de desanimar porque até ao lavar dos cestos é vindima.

Jogo realizado no Campo do Cruzeiro, em Ponte de Lima

AD LIMIANOS: Nuno; João, André, Pedro, Manuel Amorim, Cláudio, Lemos (João Sousa, 46’), Jean, Gustavo (Zé, 82’), Malheiro (Nélson, 93’) e Vasco. Treinador, Jaime Matos.

AD FAFE: Luís; Beijinhos, Rampa, Ricardo Toca (João Miguel, 66’), Samora, Ivo (Mota, 46’), João Vítor, Teixeira, Brochado e Diogo Costa (Ruben, 46’). Treinador, Ténio Tenev.

MARCADOR: Jean 28’ (g. p.), Ruben, 84’ e Vasco, 96'.
.

Sem comentários: