.

.
.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Miguel Lemos está a afirmar-se

Texto e foto: João Carlos Lopes

A fazer a melhor época de
sénior ao serviço do Joane


Miguel Lemos é um médio centro moderno, apesar de ter mais manobrabilidade com o pé direito, joga bem com os dois. A qualidade do passe deste fafense é o seu cartão de visita e o jogo de cabeça é o seu lado menos bom mas ainda a tempo de ser trabalhado. De resto tem um bom posicionamento técnico e táctico dentro das quatro linhas, bom domínio de bola, um remate potente e uma excelente qualidade de passe.
Este fafense deu os primeiros passos na sua formação, como atleta, no Desportivo Ases de S. Jorge, porém, as suas qualidades cedo começaram a despertar a cobiça doutros clubes, tendo ingressado no Vitória Sport Clube, de Guimarães, já no primeiro ano de iniciado e por lá se manteve até chegar a sénior, sempre com bons desempenhos. O primeiro ano como sénior foi cumprido com as cores do clube da sua terra natal, onde nunca tinha jogado, a Associação Desportiva de Fafe.
Para este jogador, que tem aspirações a chegar longe, jogar na 3.ª Divisão obriga a muito contacto físico, a pensar rápido e agir ainda mais depressa, pelo que a adaptação não é fácil. Foi um pouco isso que sentiu nos dois anos que representou a AD Fafe, em que também foi preterido em função de jogadores mais experientes.
Este jovem, de 22 anos, começa agora a despontar verdadeiramente para o futebol como sénior, ao serviço do Grupo Desportivo de Joane, onde está a fazer a sua melhor época de sempre. Aliás, depois de lesão prolongada, desde que assumiu a titularidade, o conjunto joanense melhorou a sua qualidade futebolística e ascendeu notoriamente na tabela classificativa.
A ambição do jovem Miguel Lemos, que sempre sonhou ser jogador de futebol, passa por chegar à 1.ª Liga. Diz a “pedra Filosofal” de Manuel Freire que o sonho é que comanda a vida e este médio centro deixa-se guiar pelos sonhos, ainda que tenha sempre os pés assentes na terra.
A sua posição dentro de campo não lhe permite marcar muitos golos mas nas camadas jovens marcou tantos que até já lhe perdeu a conta.
Na equipa que se encontra agora, o Joane, o objectivo passa por acabar a primeira fase nos seis primeiros lugares, os que dão acesso á luta pela ascensão de escalão, e depois que seja o que Deus quiser, pois tudo pode acontecer e se a subida surgir não será enjeitada, até porque isso valorizará muito os atletas.
Miguel é adepto do Benfica mas o seu ídolo de sempre é Fernando Redondo, ex-jogador do Real de Madrid. O seu clube de referência foge um pouco ao comum dos jovens da sua idade, trata-se do Arsenal, colectividade inglesa que Miguel Lemos gostava de representar um dia.
Este fafense teve muitos treinadores ao longo da sua carreira futebolística, mas um dos que o marcou mais, pela sua personalidade, foi o professor Rogério Rodrigues. De resto, aprende um pouco com todos eles, pois considera, que cada um, à sua maneira, tem sempre algo para ensinar.
.

1 comentário:

Delfa disse...

Também eu acredito que o sonho dele possa ser uma realidade. Com trabalho e humildade ele conseguirá, porque a qualidade futebolistica está lá. Força amigo. Vias lá chegar um dia e será com mto orgulho que te verei lá. Aquele abraço e acredita sempre.