.

.
.

domingo, 7 de março de 2010

Campeonato Nac. 3.ª Divisão: AD Fafe, 1 – Leça, 1

Texto e Fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes
.
Monumento de Josi

merecia outro desfecho
.
- Garantido um lugar nos seis primeiros

O Fafe empatou em casa com o Leça a uma bola, tendo feito uma grande primeira parte, onde falhou inúmeras oportunidades de golo e, decaído de rendimento no segundo tempo, em que os leceiros empataram e também podiam ter marcado mais. De realçar o grande golo do fafense Josi numa jogada em que fintou três adversários de uma forma mágica e acabou a obra prima a escolher o lado para onde queria colocar a bola, só com o guarda-redes Festas pela frente. Um verdadeiro monumento futebolístico.
De realçar ainda o muito público que acorreu para ver este jogo.
Os fafenses
entraram determinados em ganhar o jogo e só a displicência na hora de concretizar evitou que construísse uma goleada no primeiro tempo.
Aos cinco minutos, Filipe rematou de primeira e a bola viajou junto da baliza do Leça sem ninguém para a empurrar; aos nove, num livre estudado na zona da meia lua Josi tentou servir Primo e este escorregou; aos 15, Mike cruzou ao primeiro poste onde Miguel Veiga apareceu a rematar para defesa de Festas, na recarga, Primo atirou ao lado; aos 17, Miguel Veiga tem um bom pormenor de futebol que acaba com um remate rasteiro e mais uma boa defesa de Festas; aos 21, Cícero fez um passe a rasgar para Filipe e este tentou chegar primeiro que Festas com este a fazer uma boa defesa e a bola a sobrar para Silvestre que atirou ao lado; aos 21 Filipe teve um cruzamento/remate que apanhou Miguel Veiga de surpresa, tendo este atirado por cima da barra.
Aos 29 minutos, Filipe marcou um canto na direita do ataque fafense, a bola chegou a Cícero e depois a Josi este tem um rasgo de génio e finta três adversários com toques curtos e rápidos na bola ficando isolado na cara de Festas tendo escolhido o lado direito da baliza leceira para fazer um golo monumental, não só pela conclusão mas por toda a beleza da jogada.
O Leça só deu sinal de vida aos 30 minutos com Domingos a rematar sem convicção.
Aos 31 minutos, Cícero rodou e ficou à vontade tendo o remate saído ao segundo poste mas para fora. O Avançado fafense fez um jogo em posição muito recuada. Aos 34, o mesmo Cícero aproveitou a atrapalhação da defesa leceira mas, em boa posição atirou ao lado.
O Leça voltou a surgir ao minuto 41, com João Pedro a rematar apertado por um fafense e atirar ao lado; aos 42, na sequência de um canto apontado por Domingos, João André surgiu a cabecear na área mas por cima.
No segundo tempo o Leça veio transfigurado e logo aos 48 minutos podia ter chegado à igualdade com Sérgio a rematar à queima para defesa apertada Nuno Dias.
O Fafe teve a oportunidade de marcar aos 51 minutos. Josi novamente inspirado, depois de ultrapassar dois adversários, serviu Miguel Veiga que apareceu na cara de Festas e permitiu uma grande intervenção do guarda-redes.
Aos 52 minutos, o técnico do Leça, Pedro Mesquita, introduziu em campo o veterano Lima Pereira. O certo é que, com 37 anos, o jogador teve uma grande influência na melhoria da qualidade futebolística da sua equipa.
Aos 58 minutos, Rateira apareceu solto no lado esquerdo do ataque do Leça mas não acreditou que podia chegar ao golo. O tento do Leça aconteceu aos 61 minutos. Lima Pereira meteu a bola na área do Fafe, com esta a sofrer um ligeiro desvio de um fafense e a chegar a João André, que meteu o pé, junto ao primeiro poste e fez o empate.
Os leceiros ganharam força anímica suplementar com o golo e o segundo esteve muito perto de acontecer aos 65 minutos. Tanto Rateira como Domingos proporcionaram, na mesma jogada, duas grandes defesas a Nuno Dias, a última das quais com um dos pés, quando os adversários já gritavam golo.
Aos 75 minutos os fafenses reclamaram uma grande penalidade que parece ter mesmo existido. Miguel Veiga cabeceou e a bola foi desviada da sua trajectória pela mão de um leceiro. O árbitro não anuiu ao castigo desse lance e logo de seguida marcou uma falta não existente a favor do Fafe mas fora da área. De resto o juiz vianense mostrou nove cartões, alguns dos quais escusados.
Até final, o Leça teve mais uma boa ocasião, aos 86 minutos, quando Sérgio serviu Rateira e este atirou de primeira mas por cima. Também o Fafe, teve num remate de Bijou algum perigo.
Nos quatro minutos de compensação não se registou nada de extraordinário.
De salientar que face à conjugação de resultados, o Fafe garantiu um lugar nos seis primeiros, tendo descido para terceiro classificado, num grupo surpreendentemente liderado pela Oliveirense e quando falta um jogo para acabar esta fase.

Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.

Árbitro: Rui Fernandes, auxiliado por Euclides Cerqueira e Carlos Rodrigues (CA Viana do Castelo).

AD FAFE: Nuno Dias; Primo, José Manuel, Xavi e Mike, Silvestre (Vítor Hugo, 66’), Bijou e Josi; Filipe (João Nogueira, 81’), Cícero e Miguel Veiga. Treinador, Agostinho Bento.

LEÇA: Festas; Magalhães; Madalena, José Soares (Lima Pereira, 57’), Sérgio, Carlos, Domingos (José Augusto, 79’), João Pedro, João André, Magno e Rateira (Sencadas, 87’). Treinador, Pedro Mesquita.

MARCADORES: Josi, 29’ e João André, 61’.
.

Sem comentários: