.

.
.

sábado, 27 de março de 2010

Juniores 2.ª Div. - Fase final: Moreirense, 2 - AD Fafe, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes

Golo de João Miguel chegou tarde

Os juniores da AD Fafe entraram mal na fase final, subida de escalão, da segunda divisão, ao perderem no campo sintético de Moreira de Cónegos, com o Moreirense por 2-1. Aliás, nos três jogos realizados esta época com os cónegos, os fafenses perderam em todas as ocasiões.
Com alguns jogadores ausentes, devido à viagem de finalistas do liceu, Tenev apresentou o júnior Marcelo no meio campo e não se pode dizer que o jogador não cumpriu, pelo contrário, esteve activo e voluntarioso.
Na primeira parte, os fafenses apanharam um Moreirense a jogar muito recuado e com três defesas que não subiam no terreno, dando a iniciativa ao adversário e tentando espreitar o erro do Fafe para lançar contra-ataques. Era o que ia acontecer aos 14 minutos, quando Tiago Monteiro se preparava para fazer um chapéu a Luís e foi desarmado com garra por Rampa.
Assistia-se a um jogo demasiado táctico com as equipas a arriscar pouco, mesmo assim, pertencendo aos fafenses a maior despesa da partida mas sem qualquer consequência prática. Excepção feita aos 28 minutos, quando Filipe Soares marcou um canto e Marcelo, no coração da área atirou por cima de cabeça.
Os Cónegos tentavam bem defender e melhor contra-atacar. Nesse sistema dispuseram de mais duas boas situações nesta primeira parte.
Aos 40 minutos o Moreirense esteve perto de inaugurar o marcador através do seu jogador Marcelo com este a proporcionar uma boa defesa a Luís depois da bola ter furado a defensiva fafense.
No segundo tempo, a equipa do Fafe parece ter-se eclipsado e o Moreirense, aos poucos, foi ganhando confiança até porque conhecia bem o sintético onde os fafenses tinham dificuldade em dominar a bola e sair com ela em condições de jogar.
O primeiro golo aconteceu aos 55 minutos. Luís tentou aliviar a bola com os pés mas a mesma saiu curta e foi aproveitada por Tiago Monteiro que desferiu um remate de primeira, com este a sair rasteiro e a apanhar o guarda-redes fafense desprevenido, ainda a caminho da sua baliza.
O guardião do Fafe voltou a negar o golo aos cónegos aos 58 minutos ao fazer uma grande defesa a remate de cabeça de Luís Daniel.
O Fafe tenteou reagir e aos 60 minutos Teixeira penteou a bola com esta a sair ao lado. O Fafe tinha dificuldade em reagir e os jogadores do Moreirense, galvanizados pelo golo mostravam-se mais expeditos e melhor enquadrados na partida. Foi assim que chegaram aos 20, aos 63 minutos, num lance em que o Fafe já sofreu muitas vezes esta época, aliás duas delas nos jogos que ditaram as derrotas frente a esta mesma equipa na primeira fase, ou seja, na sequência de bolas paradas. Livre na direita do ataque do Moreirense, ao segundo poste, apontado por Chico e concluído de cabeça pelo defesa Basílio.
Tenev já havia introduzido Sandro na partida após o primeiro golo e desta vez chamou João Miguel, dando mais amplitude ao ataque. De facto, aos poucos, o Fafe melhorou mas pertenceram ainda ao Moreirense mais duas boas ocasiões para marcar. Aos 70 minutos Luís negou o golo a Marcelo e aos 71 fez o mesmo a Tiago Monteiro, acrescentando-se aqui que Manu falhou a recarga com a baliza deserta.
Aos 75 minutos, Nuno Freitas que havia entrado aos 72, marcou um livre directo na esquerda do ataque do Fafe com Abílio a defender com os punhos. Aos 78, castro rematou por cima da baliza. Aos 85, Ruben marcou um livre directo, quase rente ao sintético mas Abílio mostrou-se atento e defendeu. O Fafe reduziu aos 86, com Castro a cruzar largo para a área, a bola chegou a Ruben com este a assistir João Miguel que não enjeitou a oportunidade para fazer um golo, ainda que acossado por defesas da casa. É pena este jogador não jogar mais vezes e mais tempo, pois mostra pormenores qualitativos e eficácia que muito jeito dão à equipa quando está em campo. Dois minutos depois, o mesmo jogador atirou de cabeça à figura de Abílio, depois de cruzamento de beijinhos.
O Fafe acordou tarde para a realidade do jogo permitindo ao Moreirense ganhar confiança no segundo tempo. Não esteve bem a equipa de Tenev e o piso sintético não pode ser atenuante para tudo. Sentiu-se, principalmente, a falta de João Victor nesta partida, para estancar o futebol no meio campo, principalmente na segunda parte. Quanto ao mais, faltou objectividade ao futebol fafense que se mostrou demasiado desgarrado para um jogo com a importância que este encerrava.

Jogo disputado no sintético de Moreira de Conégos, Guimarães.

Árbitro: Célia Santos, auxiliada Pedro Araújo e Rosa Coutinho.

MOREIRENSE FC: Abílio; Basílio, André, Sérgio, Marcelo, Chico, Luís Daniel (Pedro, 87’), Inácio, Manú (Carlos, 80’), Bruno e Tiago Monteiro. Treinador, Leandro Alves.

AD FAFE: Luís; Beijinhos, Ricardo, Rampa, Castro, Ivo, Marcelo, Filipe Soares (Sandro, 57’), Rubén, Teixeira (João Miguel, 66’), e Zé Brochado (Nuno, 72’). Treinador, Ténio Tenev.

MARCADORES: Tiago Monteiro, 55’, Basílio, 63 e João Miguel, 86’.
.

1 comentário:

João M. disse...

Sabem-me dizer os resultados da fase de permanência série A dos juniores?