.

.
.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Prémio Cidade de Fafe disputa-se no dia 14 de Março

Texto: www.acm.pt

Arranque da Taça de Portugal
de Cadetes - Liberty Seguros


A época desportiva para a categoria de cadetes arranca no dia 14 de Março com a realização do Prémio Cidade de Fafe / Taça de Portugal Liberty Seguros.

A prova será disputada ao longo de 67,5 quilómetros, com passagens pelos concelhos de Fafe, Guimarães e Póvoa de Lanhoso. O programa da iniciativa inclui a actuação do grupo de bombos Tokaki.

Integrada no calendário nacional da modalidade e pontuável para a Taça de Portugal - Liberty Seguros, a prova de abertura de cadetes começará às 10 horas e terminará pelas 11h45 na praça 25 de Abril (Fafe).

A partida simbólica será dada pelas 10 horas seguindo a caravana por um percurso que terá passagens pelas seguintes localidades: Travassós, Requeixo, Vila Cova, Freitas, Serafão (10h16), Arosa, Garfe (10h31 - início da subida), Gonça, São Torcato (10h44), Guimarães (10h52), Circular Guimarães/Fafe, Mesão Frio, Paçô Vieira (11h00), Portela de Arões, Arões, Fafe, Rua Cidade Guimarães, Rua Aliados, Rua Serpa Pinto, Praça 25 de Abril (11h15 - 1a. passagem pela meta), Rua Retiro, EN 207, Santa Comba Fornelos, circular, EN 206, Portela de Arões (11h38), Arões, Fafe (11h43), Rua Cidade Guimarães, Rua Aliados, Rua Serpa Pinto, Praça 25 de Abril (11h46 - Meta final).

O programa do Prémio de ciclismo Cidade de Fafe integra a actuação, na Praça 25 de Abril, do grupo de bombos Tokaki, conjunto que tem como missão principal promover aquele instrumento tradicional e desenvolver a sua prática, no âmbito de orquestra de percussão tradicional Portuguesa. Com sede em Pevidém (Guimarães), o grupo foi criado em 2010 e aposta na promoção de instrumentos musicais enraizados na identidade e cultura Portuguesa, como o bombo, o timbalão, a caixa e a tarola.

O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Cision, Reclamos Vitória, Mais Portugal e Ciclismo a fundo (revista oficial).

No ano passado, João Leal (Clube Ciclismo José Maria Nicolau) ganhou individualmente o Prémio Cidade de Fafe (prova de abertura de cadetes), pertencendo o triunfo colectivo à formação do Silva & Vinha / Adrap. Disputado por 116 corredores, a Campeã Nacional de ciclismo de estrada Ester Alves (4Life / Freebike / Bike Clube S.Brás) foi a vencedora da classificação feminina.

Com as dificuldades naturais de um percurso de 60,8 quilómetros na região do Minho, o corredor da equipa do Cartaxo destacou-se dos demais competidores, cortando a meta com 1m09 de vantagem sobre o campeão nacional do escalão, João Pinto (Silva & Vinha/Adrap), segundo classificado.
Apesar de ter sido a primeira competição do ano para os cadetes, o pelotão de 116 unidades revelou capacidade física e espírito de sacrifício, só tendo desistido 11 corredores. Em 2009 venceu colectivamente a equipa penafidelense Silva & Vinha/Adrap, que colocou três ciclistas nos quatro primeiros lugares, só se deixando surpreender por João Leal, que aproveitou a "boleia" da campeã nacional de elite feminina, Ester Alves (4Life / Freebike / Bike Clube S.Brás) - cuja equipa alinhou com cinco corredoras -, para abordar a meta destacado dos restantes cadetes. Sobre o risco, foi Ester Alves a passar primeiro, sendo declarada vencedora absoluta.
.

Sem comentários: