.

.
.

terça-feira, 23 de março de 2010

Ruizinho o capitão polivalente

Texto e foto: João Carlos Lopes

Um jovem com maturidade

Quem vê os jogos dos iniciados da AD Fafe, certamente que repara no capitão da equipa e na atitude séria como o mesmo encara a competição, apesar da sua tenra idade. É a voz de comando dentro do plantel, ouvida e respeitada pelos companheiros, pois revela uma maturidade acima da média.
O jovem Rui Filipe (Ruzinho) merece o respeito dos treinadores e dirigentes e cativa a assistência pela dignidade com que representa o clube e veste a camisola da AD Fafe. É dessa mesma forma que se entrega ao jogo, seja qual for a missão que os técnicos lhe confiem dentro de campo. Trata-se de um jogador polivalente com uma energia inesgotável que dá tudo o que tem até ao último apito do árbitro.
Ruizinho tem 14 anos e é, por norma, o médio defensivo da formação dos iniciados da AD Fafe, sendo este o seu último ano neste escalão.
Em cada jogo que entra, tem o objectivo de ganhar, dar o máximo de si e fazer o melhor para a equipa.
O jovem capitão não é um goleador, raramente marca. Mas, no seu segundo ano de infantis ao serviço da AD Fafe costumava fazer o gosto ao pé. Nos Iniciados, marcou um golo na época passada e, nesta, leva três apontados, o que, para posição que joga, não é nada mau.
O pequeno capitão tem como referências, a nível mundial, Messi, que muito admira, embora o mesmo não desempenhe a posição que Ruizinho ocupa dentro de campo. Também admira muito Fábregas, Xavi e Iniesta. Em Portugal tem como referência Luís Figo e embora este já não jogue será sempre admirado pelo fafense como um grande jogador, pela sua entrega ao jogo e pelo seu espiríto de grupo.
Nos seniores da AD Fafe aprecia as qualidades de Mike, por ser o jogador mais novo da equipa e pela forma como ganhou o seu lugar a defesa esquerdo, bem como pela perseverança que teve para ultrapassar a lesão que tanto o apoquentou.
Ruizinho é um capitão jovem mas com o conhecimento e as faculdades que deixam os mais velhos de boca aberta, pois deviam seguir-lhe o exemplo. Foi bonito vê-lo, no último jogo, com o Ruivanense, a reunir as tropas e a agradecer ao público. A humildade cabe em todo o lugar e este atleta revela qualidades humanas acima da média.
.

Sem comentários: