.

.
.

sábado, 10 de abril de 2010

Juniores 2.ª Div. - Fase final: AD Fafe, 3 – União da Madeira, 2


Texto e fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes
.
Filipe Soares fez a diferença
.
- Rampa e Sandro também marcaram

Os juniores da AD Fafe obtiveram a primeira vitória nesta fase final – de subida – do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, ao vencer o Clube de Futebol União da Madeira por 3-2, numa partida efervescente, em que os fafenses foram para o intervalo a vencer por 2-0 mas permitiram a igualdade nos primeiros dez minutos da segunda parte. O golo da vitória fafense foi apontado aos 89 minutos, após cobrança de um livre pelo regressado Samora e um desvio primoroso de Filipe Soares.
A equipa orientada por Ténio Tenev entrou determinada na partida aproveitando um União da Madeira algo apático e a arriscar muito pouco na linha da frente. Nos primeiros dez minutos, João Miguel teve dois remates que não andaram muito longe do alvo, o último dos quais de cabeça. Nesta fase o Fafe estava muito rematador mas nem por isso muito perigoso, uma vez que os remates não levavam a direcção certa.
Aos 20 minutos, Castro cobrou um canto na direita do ataque do Fafe, o central Ricardo fez um primeiro remate de cabeça mas a bola ficou perdida na área madeirense onde o outro central fafense, Rampa, apareceu a rematar para o fundo da baliza.
O Fafe estava por cima no jogo e ao mesmo tempo sentia-se que a equipa respirava confiança. O União fez o primeiro ensaio aos 34 minutos na sequência de um livre, com Rubén Suarez a rematar de cabeça mas ao lado.
Aos 36 minutos, o jogador mais rematador do Fafe, João Miguel, voltou a atirar ao lado. Nesta altura já tinha trocado de flanco com Rubén deambulando agora pelo corredor direito. Aos 40 minutos, o mesmo João Miguel fez um cruzamento para a área onde a bola ficou perdida mas ao alcance de Sandro, que foi mais lesto que a defesa do União e a empurrou para o fundo da baliza.
Antes deste lance houve uma jogada de algum perigo dos insulares com Luís a resolver a situação numa antecipação e corte com os pés.
No segundo tempo a formação da Madeira fez entrar o seu melhor jogador, uma verdadeira estrela da companhia, Jimmy, que, ao que tudo indica estava a ser poupado devido a problemas num dos joelhos. O certo é que o jogador revolucionou por completo a maneira de jogar da sua equipa que passou a ter uma referência.
Aos 49 minutos, num livre directo a uns oito metros da área fafense, Jimmy aplicou um remate forte e colocado batendo Luís pela primeira vez. Aos 51, o União podia ter chegado à igualdade. Jimmy voltou a cobrar um livre para o interior da área onde descobriu Sérgio Nunes sozinho, este dominou de peito, tinha a baliza à mercê mas atirou ao lado.
O Fafe tentou responder aos 54 minutos. Nuno Freitas marcou um livre na esquerda do ataque fafense para o interior da área onde apareceu Rampa a atirar de cabeça mas à figura de André.
Os unionistas chegaram á igualdade aos 55 minutos. Na sequência de um canto, a bola chegou a Pedro Soares, com este a disparar de fora da área e a sofrer um desvio num jogador fafense e a trair Luís.
Depois de um quarto de hora demolidor por parte do União, o Fafe voltou a equilibrar a partida mas ainda houve tempo para mais um susto. Aos 68 minutos, Jimmy discutiu um lance com o guardião fafense mas Luís chegou primeiro e atirou para fora.
Aos 70 foi o Fafe a fazer uma jogada de envolvimento que culminou com remate de Rubén que acabou por sair por cima da barra.
Aos 71, novamente Jimmy em acção, sem dúvida um pequeno grande jogador que ao que tudo indica já tem contrato firmado com o Nacional da Madeira, apesar do seu primeiro ano de júnior. Nesta altura, o jogador acreditou na falha da defensiva do Fafe para ficar apenas com Luís pela frente, optando pelo remate de pronto que saiu ao lado.
O Fafe começou a fazer a pressão final a partir dos 80 minutos. Aos 82, Ruben teve uma boa jogada, em combinação com Zé Brochado mas após cruzamento, Sandro chegou um pouco atrasado para a emenda.
Aos 89 minutos, já com o homem da máscara em campo, Samora, regressado de uma operação ao nariz, o Fafe beneficiou de um livre na esquerda do seu ataque. Era uma espécie de última hipótese. Samora bateu o livre a meia altura e Filipe Soares, outro suplente utilizado fez o desvio do contentamento de todos os fafenses, colocando a equipa de novo na frente do marcador.
Até final o Fafe geriu como pôde o resultado para rejubilar após o apito final.
.
Jogo disputado no campo n.º 2 do parque Municipal de Desportos, em Fafe
.
Árbitro: Marco Cardoso (CA Vila Real), auxiliado por Adriano Martins e Paulo Guerra.
.
AD FAFE: Luís; Beijinhos, Ricardo, Rampa, Castro, Ivo (Marcelo, 94’), Nuno Freitas (Filipe Soares, 63’), Sandro, João Miguel (Samora, 84’) e Zé Brochado (Nuno, 72’). Treinador, Ténio Tenev.
.
CF UNIÃO: André; Sérgio Silva, João Pedro, Leandro, Rubén Suarez, Sérgio Nunes, David Viveiros (Leonardo, 73’), Décio Claudino, Sérgio Câmara, Pedro Soares (Andrew Melin, 94’), Paulo Ferreira (Jimmy, 46’). Treinador, Nuno Naré.
.
MARCADORES: Rampa, 20, Sandro, 40; Jimmy, 49; Pedro Soares, 55 e Filipe Soares, 89.
.

Sem comentários: