.

.
.

domingo, 30 de maio de 2010

Camp. Nac. 3.ª Div. – Fase final: AD Fafe, 0 – AD Oliveirense, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes
.
.
Título escorregou pelo meio de uma boa exibição
.
Depois de ter garantido o principal objectivo da época na jornada anterior no Municipal de Famalicão, o Fafe apresentou-se para o último jogo da época com algumas alterações e, apesar de ter feito uma exibição agradável no primeiro tempo, sofreu um golo perto do intervalo que originou que a formação da Oliveirense festejasse o título perante a melhor assistência da época com a bancada coberta cheia e o superior com mais de metade preenchido.

De salientar que o golo da Oliveirense, obtido por João Cruz aos 42 minutos de jogo, uma autêntica bomba de fora da área, foi um golo com sentimento, uma vez que o atleta esteve lesionado uma boa parte da temporada e viu falecer-lhe um familiar chegado no decorrer de uma partida em Oliveira Santa Maria.

O Fafe entrou muito bem na partida e logo aos três minutos, uma boa combinação entre João Nogueira e Silvestre terminou com o remate deste a ser sustido por João Duarte.

Aos seis minutos Mike cruzou para a área a bola ficou enrolada entre João Nogueira e Miguel Veiga, com estes a tentarem rematar, sobrou para Ferrinho mas o avançado fafense, com o guarda-redes fora do lance e de baliza escancarada atirou ao lado.

Aos oito minutos, André isolou Miguel Veiga este desviou a bola com um toque subtil à saída do guardião Pedro Freitas mas o lance perdeu-se pelo lado da baliza.

Aos catorze minutos, Ferrinho serviu Silvestre que ultrapassou João Duarte em corrida mas acabou por atirar ao lado da baliza da Oliveirense.

A Oliveirense surgiu na área fafense aos 17 minutos, Arturinho cobrou um canto e João Cruz, de cabeça, atirou ao lado.

O Fafe voltou a cheirar o golo aos 21 minutos, com Ferrinho a servir Mike e este a rematar de pronto mas à malha lateral.

Aos 24 minutos, novamente Arturinho a cobrar pontapé de canto, João Duarte cabeceou, a bola sobrou para João Cruz com este a rematar de pontapé de bicicleta para fora.

A partir do minuto 25, António Remelgado fez um pequeno acerto na partida ao fazer recuar Arturinho para distribuidor de jogo. Antes este jogador jogava mais perto dos avançados. O certo é o Fafe deixou de ter tantos espaços e a Oliveirense começou a aparecer.
O jogo passou a estar mais equilibrado e a Oliveirense ia dispondo de lances de bola parada, em que Arturinho é um exímio cobrador. Aos 39 minutos cobrou mais um canto para João Duarte rematar de cabeça e Carneiro defender. Aos 41 minutos, o guarda-redes fafense fez uma defesa espectacular ao negar o golo que parecia certo a Ricardinho.

No minuto seguinte a defesa fafense concedeu algum espaço a João Cruz e este, em posição frontal, perto da meia-lua da área desferiu um remate portentoso, com a bola a ganhar efeito e a bater Carneiro sem apelo nem agravo.

No segundo tempo a formação de Oliveira Santa Maria fez aquilo que se esperava, concentração defensiva e tentativa de contra-ataque. A pressa do Fafe esbarrava na lentidão imposta pela formação da Oliveirense e o tempo foi-se arrastando com as habituais situações de que todas as equipas se socorrem nestas circunstâncias.

Aos 74 minutos reclamou-se grande penalidade por eventual mão de Fifas na área a que o árbitro não anuiu.

Nesta altura já o Fafe jogava apenas com três defesas já que o defesa esquerdo Mike, que marcou alguns golos esta época, jogava na frente na tentativa de ajudar o ataque.

Com a Oliveirense a sentir o título cada vez mais perto o Fafe ainda tentou chegar ao golo aos 85 minutos, altura em que Miguel Veiga tentou o remate por mais que uma vez mas em vão.

Já em período de compensação Delfim cobrou um canto e Xavi ao segundo poste não chegou a tempo de encostar.

O jogo terminou com os da Oliveirense em festa, enquanto que os apoiantes do Fafe também bateram palmas à sua equipa, pois o objectivo principal já estava garantido.

Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.

Árbitro: Rui Miguel, auxiliado por Ricardo Alexandre e José Bicho (CA Castelo Branco).

AD FAFE: Carneiro; Rui Nogueira, José Manuel, Xavi e Mike, Silvestre, André (Vítor Hugo, 45’) e Bijou; Ferrinho (Delfim, 63’), Miguel Veiga e João Nogueira (Josi, 63’). Treinador, Agostinho Bento.

AD OLIVEREIRENSE: Pedro Freitas; Alexandre, João Duarte, China e Paulinho Nuno, 87'), Ricardo (Leal, 73'), João Cruz, Fifas, Arturinho, Pedro Moreira (Tiago, 80') e Cafu. Treinador, António Remelgado.

DISCIPLINA: Amarelos – João Cruz, 61 e Zé Manel, 72’.

MARCADOR: João Cruz, 42’.

1 comentário:

Fany Pereira disse...

A festa da subida da A. D. de Fafe foi estragada graças a uma boa dezena de adeptos da dita claque no nosso clube (alguns com pouco mais de 12,13 anos)Uma pergunta: Onde estavam os pais destas crianças??????????. Na nossa circular, os adeptos do Oliverense foram insultados e chegaram a ser apedrejados. Uma vergonha para a nossa cidade. Já sabemos, que quem praticou estes actos de vandalismo não se desloca para outros estádios e quem paga (como no outro jogo contra o Famalicão)são os adeptos "normais", que vão sim pelo futebol e pelo apoio a A.D. de Fafe, quer ganhe, quer perca. É lamentável. Sei que o clube em nada tem culpa, mas começa a ter se continuar a deixar entrar no seu estádio gente reles como eles. Há que mudar alguma coisa.