.

.
.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sol Poente sagrou-se campeão de Futsal concelhio


Texto: João Carlos Lopes/Foto: ASCSP

O brilho que faltava no encanto que existia

A Associação Sócio-Cultural Sol Poente sagrou-se Campeã Concelhia de Futsal ao empatar, no último Sábado, no Pavilhão Municipal de Desportos, o derradeiro jogo da fase final, a duas bolas, com a formação do Arões, até então detentora do ceptro.

Apuraram-se para a fase final quatro equipas, as duas mencionadas mais o Desportivo Ases de S. Jorge e o Aboim. Na primeira jornada desta fase, o Sol Poente venceu o Ases de S. Jorge por 5-1. O Aboim não compareceu ao jogo com o Arões e foi automaticamente desclassificado da competição. Na segunda jornada, o Arões venceu o Ases de S. Jorge por 3-0. O Sol Poente partiu para a última jornada com vantagem na diferença de golos marcados e sofridos, bastando-lhe o empate para se sagrar campeão, tendo-se registado uma igualdade a duas bolas.

Neste decisivo jogo, o Sol Poente marcou primeiro através de Diogo Meireles que, após falhar na marcação de um penálti, acabou por ter êxito na recarga. O intervalo chegou com a vantagem mínima do Sol Poente.

Na segunda parte, o Arões empatou através de Gil, após jogada rápida de contra-ataque. O Sol Poente voltou a colocar-se em vantagem na conversão de um livre apontado por Nelson Rodrigues. O Arões repôs a igualdade com um golo de Salgado com este a fazer um remate forte fora da área que o guarda-redes do Sol Poente defendeu para a frente deixando a bola à mercê do mesmo Salgado que, na recarga, não se fez rogado.

Este foi o primeiro campeonato conquistado pelo Sol Poente, em quatro anos de participação nesta competição, apesar de andar sempre a discutir os lugares da frente. No primeiro ano perdeu a final do campeonato e a final da taça. No segundo, ficou em quarto lugar e ganhou a super taça. No terceiro, perdeu a final do campeonato e este ano chegou finalmente ao título desejado. De recordar que a Associação do Sol Poente tem Futsal Sénior desde 2006 e já teve uma equipa da mesma modalidade em infantis.

Este êxito deve-se em grande parte ao treinador Nino que entrou este ano para o comando de uma equipa jovem e ambiciosa. Os entendidos já estavam rendidos a esta formação considerando-a a melhor equipa e a que praticava o melhor futsal. Este título é muito especial para estes jovens por se tratar de uma formação de amigos que andam praticamente todos na universidade e que não têm oportunidade de aperfeiçoar o estilo de jogo uma vez que, durante a semana, não podem treinar devido aos afazeres académicas e à sua distribuição dispersa. Estudam em Aveiro, Vila Real, Porto e até em Coimbra. Daí que, este êxito se deva em grande parte ao treinador, pois a qualidade já existia estando a mesma reflectida nas diversas classificações. Estes jogadores eram bons mas faltava-lhes uma pequena ajuda para serem excelentes. Ao tornarem-se campeões consideram que devem essa ajuda ao seu treinador.

De considerar a juventude da equipa que pode vir a proporcionar muitos êxitos no futuro. A idade média dos jogadores é de 22 anos. Alguns têm apenas 20, existindo apenas um elemento que foge à regra. Trata-se de Nélson, que tem 30 anos.

Esta vitória foi importante para estes jogadores e ainda para o grupo de apoiantes que os acompanhava e se revelou importante nas horas boas e más, não esquecendo que já haviam perdido duas finais de campeonato e uma da taça, sendo certo que na época anterior ficaram em primeiros no campeonato só com vitórias e perderam precisamente com o mesmo adversário no jogo da atribuição do título.

Este é um título especial para estes jovens que se unem através do futsal, representam condignamente a urbanização onde estão inseridos, contribuindo com o seu trabalho e dedicação para incentivar os mais novos e incutindo-lhes o gosto pela prática desportiva, pelo convívio e pela sã camaradagem.

Um facto relevante nesta equipa é que estes jogadores não deixaram de lado os estudos, pelo contrário, frequentam a universidade o que revela que o desporto, a educação e a cultura podem caminhar de mãos dadas pela vida fora.

Este título não deixa também de ser um motivo de orgulho para os pais dos atletas e para todas as pessoas que os apoiam e se interessam por eles, que acreditam seriamente na sua capacidade de serem homens e desportistas numa sociedade em que os bons hábitos e bons costumes estão a degenerar.


QUEM SÃO OS CAMPEÕES?

GUARDA-REDES:
18-André Maia
8-Simão Félix

JOGADORES DE CAMPO
54-Nelson Rodrigues - Fixo
12- Filipe Silva - Fixo
13- Diogo Meireles - Pivot/Fixo
5- Micael Magalhães - Ala
10- Vítor Araujo - Ala
7- Roberto Fonseca - Ala
17- Mateus Silva - Universal
1- Alberto Costa - Universal

TREINADOR:
Nino
DIRECTOR DE FUTSAL:
António Cunha
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO:
Artur Magalhães
.

Sem comentários: