.

.
.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Troféu José Martins/Taça de Portugal de Juniores

Texto e fotos: http://www.acm.pt/


Rafael Reis ficou com o trono
.
O campeão nacional de contra-relógio, Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça), venceu a terceira prova da Taça de Portugal de Juniores - Liberty Seguros reforçando o comando da classificação geral da competição. Designada Troféu José Martins a prova teve início e final em Golães (Fafe).

No final dos 93 quilómetros do percuso do Troféu José Martins, Rafael Reis foi o mais forte no sprint de uma corrida marcada pela dureza do traçado, pelo calor e pelas constantes movimentações no pelotão. O corredor do Crédito Agrícola/Alcobaça destacou-se da concorrência, terminando com a vantagem de quatro segundos para a dupla perseguidora formada por Roberto Ferreira (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea) e por Carlos Ribeiro (Silva & Vinha/Adrap).

A dureza do percurso que passou pelos concelhos de Fafe, Felgueiras, Guimarães e Póvoa de Lanhoso fez importante mossa, provocando grandes diferenças entre os corredores. O calor dificultou ainda mais a tarefa dos ciclistas, tornando o esforço dos atletas motivo de grande admiração para o público que acorreu em grande número à estrada.

Com o primeiro lugar na prova de Fafe, Rafael Reis consolidou o estatuto de principal favorito à conquista da Taça de Portugal de Juniores - Liberty Seguros, tendo em conta que os corredores que estavam mais perto de si na classificação geral, Ricardo Ferreira (Silva & Vinha/Adrap) e Leonel Coutinho (ASC/Vila do Conde), não pontuaram na prova minhota por terem terminado a prova fora dos 15 primeiros.

Um total de 111 corredores participou no Troféu José Martins - 3ª Prova da Taça de Portugal de Juniores, tendo-se assistido em Fafe a uma festa do ciclismo que homenageou o antigo ciclista José Martins. Pompeu Martins (Vereador da Câmara Municipal de Fafe) e Filipe Ribeiro Silva (Presidente da Junta de Freguesia de Golães), entre outras individualidades, também marcaram presença na iniciativa.

José Martins, natural e residente em Fafe, participou em várias edições do "Tour de France", conquistando em 1976 o 12º lugar da classificação geral individual. Nesse ano subiu ao pódio em Paris pelo facto da sua equipa (KAS Campagnolo) ter ganho colectivamente.

O Troféu José Martins/Taça de Portugal foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Cision, Reclamos Vitória, Mais Portugal e Ciclismo a Fundo (revista oficial), Polícia Municipal de Fafe e Bombeiros Voluntários de Fafe.
.

Sem comentários: