.

.
.

domingo, 6 de junho de 2010

Futebol Popular - Taça Cidade Fafe: Regadas, 5 - Ribeiros, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes
.
.
Regadenses conquistam oitavo troféu em três temporadas

O Regadas voltou a fazer a dobradinha na presente temporada de Futebol Popular ao juntar a conquista da taça ao campeonato, o que sucede pela terceira vez consecutiva. Se a estes seis títulos acumularmos duas super taças o número de títulos sobe para oito. A última taça foi conquistada neste Domingo com vitória sobre o Ribeiros por 5-1, numa partida que teve duas grandes penalidades e três expulsões.

A Taça Cidade de Fafe em Futebol Popular colocou frente a frente as duas formações que dominaram o campeonato nos últimos seis anos. Ambas as equipas são tri-campeãs, tendo os Ribeiros reinado num passado recente e o Regadas no presente.

A pior equipa em campo foi a de arbitragem com a distribuição discriminada de cartões amarelos para os homens do Ribeiros, sendo certo que a qualidade e a superioridade da equipa do Regadas não precisava nem de perto nem de longe de uma actuação pouco equitativa do juiz da partida. Aliás a vitória do Regadas é inquestionável, porque foi sem sombra de dúvida a melhor equipa em campo. Contudo se o Ribeiros era à partida era uma equipa com reduzidas esperanças de vencer elas esfumaram-se com os critérios adoptados pelo juiz da partida que até ao intervalo tinha mostrado quatro cartões amarelos todos para o Ribeiros. O quinto surgiu logo no início da segunda parte e para um jogador que já tinha visto cartão no primeiro tempo, Deco, que acabou expulso aos 47 minutos. As outras duas expulsões nasceram do acumular de situações que fizeram os jogadores do Ribeiros falar com o árbitro e este mostrar-lhes o cartão vermelho. Houve pelo menos uma situação em que o guarda-redes do Regadas pontapeou o central Rui, do Ribeiros, depois de uma falta involuntária cometida por este na disputa de um lance e o árbitro fez vista grossa.

O Regadas entrou muito forte no jogo beneficiando da força e velocidade de Buga e de Ricardo Russo e ainda da polivalência de Nelson Leite com este a inaugurar o marcador aos três minutos de jogo quando fuzilou autenticamente Mocho. Já antes Ricardo Russo esteve perto de fazer golo, valendo a intervenção do guardião do Ribeiros.

A formação de Santa Maria tentou responder ao minuto quatro mas o remate de Tibi, dentro da área, saiu à figura de Cláudio.

O Regadas revelava-se a equipa mais forte e mais esclarecida dentro das quatro linhas. Aos 10 minutos, Ricardo Russo não dominou a bola como devia dentro da área do Ribeiros e perdeu mais uma ocasião para marcar; aos 23 Filipe Trinta teve uma entrada fulgurante de cabeça com a bola a sair perto da trave; aos 24, Buga marcou um canto para a cabeça de Ricardo Russo com este a proporcionar defesa a Mocho.

Aos 37 Filipe Trinta rematou para defesa de Mocho, com este a largar a bola e Nélson a fazer golo mas, em situação irregular.



O Ribeiros voltou a descer com algum perigo á área do Regadas aos 38 minutos mas a bola viajou de extremo para extremo mais que uma vez sem que ninguém aparecesse para a emenda; aos 39, Marcelo rematou de longe mas por cima da baliza; aos 41 Tibi teve uma boa iniciativa individual mas depois exagerou e teve que servir um companheiro perdendo-se uma ocasião de perigo.

Numa altura em que o Ribeiros estava a espevitar, o Regadas chegou ao 2-0, através de uma grande penalidade. A velocidade de Buga foi interceptada na área por Deco e o árbitro apontou para a marca da grande penalidade tendo o mesmo Buga convertido o castigo máximo.

Nos instantes iniciais do segundo tempo Nélson Leite isolou-se e acabou por atirar ao lado.

Aos 47 minutos Deco foi expulso ao ver o segundo cartão amarelo e o Ribeiros ficou reduzido a dez. Curiosamente passou a jogar melhor futebol e logo de seguida, aos 49, Marcelo proporciona a defesa da tarde a Cláudio; aos 52 Ramos também rematou mas desenquadrado da baliza.

O Regadas passou a jogar em contra-ataque e aos 59 minutos Ricardo Russo serviu Nélson Leite que falha com a baliza aberta; aos 64 minutos, Buga isolou Ricardo Russo e este não se fez rogado ao rematar em esforço por baixo do corpo de Mocho para o 3-0.

Aos 69 minutos o Ribeiros chegou ao golo. Ricardo bateu um livre na esquerda a bola sobrou na área com o central Rui a acorrer ao lance e tentar marcar mas foi Tibi quem colocou a bola no fundo da baliza.

Aos 75 minutos o último homem do Ribeiros tentou passar por Ricardo Russo mas este ganha na disputa, os ribeirenses ficam a reclamar falta enquanto o jogador se dirige para a baliza e faz o 4-1. Na sequência deste lance, Barroso acabou expulso por se ter dirigido ao árbitro com alegadas palavras.

Aos 88 minutos surgiu uma nova grande penalidade a favor do Regadas, desta vez cometida por Lizuarte sobre Sérgio Teixeira com este a ser chamado à conversão e a fixar o resultado em 5-1. Pouco depois surgiu a terceira expulsão para o Ribeiros, com Ricardo a receber ordem para abandonar o relvado.

No final do jogo os jogadores do Ribeiros reconheciam a supremacia do Regadas, não questionando a vitória do adversário, mas não concordavam com o trabalho do árbitro pelo que mostram alguma indignação nesse sentido.

A entrega dos troféus contou com a presença do vereador do Pelouro e Desporto da Câmara Municipal de Fafe, Pompeu Martins. Também o presidente da AD Fafe, Albino Salgado esteve presente, tendo oferecido um livro do cinquentenário do Clube a cada atleta.

.
Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
.
Árbitro, António Viana.
.
REGADAS: Cláudio; Sérgio, Fernando, Marco, Filipe Ribeiro, Marco Monteiro (Faísca, 78’), José Ferreira, Nélson Leite (Tiago Nogueira, 62'), Ricardo Russo(André Alves, 85’), Buga (Bimba, 90’) e Filipe Trinta (César, 79’). Treinador, José Maria.
.
RIBEIROS: Mocho; Jorge Ramos (Ricardo, 61’), Paulinho, Deco, Rui, Lizuarte, André (Bruno, 83’), Barroso, Tibi (Diogo, 84’), Marcelo (Manicha, 80’) e Ramos (Filipe, 87’). Treinador, Fernando Porto.

.
MARCADORES: Nélson Leite, 3’; Buga, 44 (g.p.), Ricardo Leite, 64’ e 75’, Tibi, 69’ e Sérgio Teixeira, 89’ (g.p.).
.

Sem comentários: