.

.
.

domingo, 1 de agosto de 2010

Rui Rodrigues foi 3.ª na 5ª Volta a Portugal de Juniores

Foto: Asc Vila do Conde

João Leal foi o vencedor
e fafense subiu ao pódio

A 5ª Volta a Portugal de Juniores começou com um prólogo (contra-relógio por equipas) no Velódromo Nacional. A equipa galega CC Spol/Caixanova foi a mais rápida no prólogo, gastando 2m58s para cumprir os 2,5 quilómetros resultantes das dez voltas à pista do Velódromo Nacional, permitindo assim que Jacob Ucha envergasse a primeira camisola amarela da competição. "Estou muito feliz, mais pela equipa do que por mim, já que a vitória resultou do trabalho dos oito elementos que entraram em pista. Foi a primeira vez que corri num velódromo e a experiência foi, naturalmente, positiva”, afirmou Jacob Ucha antes da subida ao pódio. O segundo lugar no prólogo coube à Liberty Seguros/SM Feira, que ficou a três segundos da equipa vencedora, e no terceiro posto colocou-se a Silva & Vinha/ADRAP, a cinco segundos.
.
Na primeira etapa (Velódromo – Vale de Cambra), João Leal (Crédito Agrícola/Alcobaça CC) chegou isolado à meta depois de percorridos os 109 quilómetros do percurso.
.
O corredor da equipa alcobacense fez parte da fuga inicial da etapa, aproveitando para entrar na zona mais dura da viagem com avanço sobre os rivais, que ficaram todos na expectativa, esperando por movimentações de Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça CC), que não se moveu, já que tinha um colega de equipa na dianteira.
.
A iniciativa valeu a João Leal a conquista da camisola amarela e uma vantagem confortável sobre os rivais, nomeadamente Jacob Ucha (CC Spol/Caixanova), que ficou a 2m22s e Rui Rodrigues (ASC/Vila do Conde), terceiro a 3m36s. Rafael Reis está em quarto, a 3m53s, encabeçando o grupo dos favoritos, que estão todos à mesma diferença do camisola amarela.
.
João Leal partiu para a segunda etapa como líder de todas as classificações individuais: geral, pontos, montanha, metas volantes e juventude.
"Este resultado é fruto de muito trabalho e de todo o apoio que a equipa me dá a mim e a todos os meus companheiros. Estou muito feliz e dedico a vitória à equipa, à minha família e à minha namorada, que muito me têm apoiado", disse o jovem corredor.
.
Na segunda etapa, um percurso de 98 quilómetros com início e final em Gandra (Paredes), o campeão nacional Rafael Reis conseguiu chegar à vitória. Numa etapa muito animada por múltiplos ataques e que apresentava nas subidas a Casadelo (2ª categoria) e a Rebordosa (3ª categoria) as suas principais dificuldades, Rafael Reis bateu ao sprint o seu companheiro de fuga Leonel Coutinho (ASC/Vila do Conde). João Leal (Crédito Agrícola/Alçobaça CC) cedeu 56 segundos mas permaneceu na liderança da classificação geral.
.
Provando que a melhor defesa é o ataque, Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça CC) destabilizou com a sua presença na fuga que se construiu a meio da etapa. A camisola amarela manteve-se com João Leal, líder desde a etapa da véspera, que terminou a tirada na oitava posição integrando um selecto grupo de favoritos que acusou, no risco de meta, um atraso de 56 segundos para Rafael Reis.
.
Nas restantes classificações, João Leal permanecia no comando do Prémio da Montanha e da Juventude, ao passo que Rafael Reis salvaguardou a presença no pódio com a liderança da classificação por Pontos e Jacobo Ucha das Metas-volantes.
.
Na derradeira etapa, Carlos Ribeiro (Silva & Vinha/ADRAP) chegou à meta na companhia de Rui Rodrigues (ASC/Vila do Conde). Apesar de ter partido com uma vantagem confortável para a derradeira tirada, João Leal viu a liderança em perigo no último dia, pois Carlos Ribeiro entrou na fuga certa e pedalou com afinco para tentar a vitória parcial e o triunfo na geral.
.
O corredor da Silva & Vinha/ADRAP alcançou o primeiro objectivo, mas não o principal. Bateu Rui Rodrigues (ASC/Vila do Conde) na disputa da etapa, mas ficou a 43 segundos de João Leal, subindo, ainda assim, ao segundo posto da geral.
.
A corrida foi totalmente dominada pelo Crédito Agrícola/Alcobaça CC, que não deixou escapar nenhuma classificação. Ganhou colectiva e individualmente, e ainda juntou a esses triunfos os sucessos na juventude e na montanha, por intermédio de João Leal, nos pontos e nas metas volantes, através de Rafael Reis.
.
A 5ª Volta a Portugal de Juniores ficou ainda marcada pelo protesto desenvolvido pela Associação de Ciclismo do Minho contra os custos do policiamento. Com a solidariedade de todas as equipas e elementos da caravana, foi exibida na competição, em diversos suportes, a campanha "Não é só o azar que pára o ciclismo, os custos com o policiamento também!". Para a prova de três etapas (no total de 306 quilómetros), a ACM teve que pagar antecipadamente 7084,30 euros de policiamento, à média 23,15 € por quilómetro de prova. Já com a competição a decorrer, o Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou que estava a ultimar um novo regime que alterará as condições de policiamento de provas desportivas.
.
Por ser praticado na via pública e não em “recintos desportivos”, o ciclismo não tem direito à ajuda financeira para o policiamento, medida de apoio prevista na legislação e atribuída às modalidades disputadas em “espaços criados exclusivamente para a prática do desporto”. Enquanto as modalidades praticadas em “recintos desportivos” beneficiam da ajuda do Estado, os organizadores de provas de ciclismo amador são obrigados a assumir as avultadas verbas cobradas pelo policiamento.
"Está a ser ultimado um novo regime que vai alterar as condições de policiamento de provas desportivas, de cujo conteúdo vos daremos conhecimento logo que estiver concluído", respondeu o Gabinete do Ministro da Administração Interna à missiva da Associação de Ciclismo do Minho que tem vindo a desenvolver diversas diligências no sentido de ser eliminada a "tremenda injustiça que prejudica flagrantemente o ciclismo".
.
A camisola amarela da 5ª Volta a Portugal de Juniores, símbolo de liderança da classificação geral individual por tempos, foi patrocinada pela empresa Reclamos Vitória, jovem empresa de Guimarães, fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho, que presta serviços de impressão digital, reclamos luminosos, decoração de viaturas e publicidade diversa.
.
A camisola verde, da classificação por pontos, foi patrocinada pela Auto Terror (empresa de Rent-a-Car de Felgueiras) e a camisola azul da Volta a Portugal de Juniores, símbolo da liderança da classificação da montanha, foi patrocinada pela empresa “Guimarpeixe” (empresa de transformação, comercialização e distribuição de produtos alimentares congelados). Com sede em Fafe, a empresa Fafebombas patrocinou a camisola branca, atribuída ao líder da classificação geral das Metas Volantes, enquanto a cidade da Gandra, através da Junta de Freguesia, patrocinou a camisola laranja, símbolo liderança da classificação da juventude (atletas juniores do primeiro ano, nascidos no ano de 1993).
.
A 5ª edição da Volta a Portugal de Juniores contou ainda com o apoio das seguintes entidades: Juntas de Freguesia de Gandra e Moreira de Cónegos, Câmara Municipal de Vale de Cambra, Câmara Municipal de Anadia, Velódromo Nacional - Centro de Alto Rendimento, Cision (líder mundial na monitorização e avaliação dos meios de comunicação social), Farmácia Pereira da Silva (Moreira de Cónegos), FullWear (fornecedor das camisolas de liderança), Fullsport, Humberto & Oliveira, Lda. (Felgueiras), Jopedois, Remáquinas, Diário do Minho (jornal oficial), Grupo Santiago, Mourão Tel, Ciclismo a fundo (revista oficial).
.
CLASSIFICAÇÕES
Etapa: Guimarães - Moreira de Cónegos, 96,6 km (Média: 41,758 km/h)
1º Carlos Ribeiro (Silva & Vinha/ADRAP), 2h18m48s
2º Rui Rodrigues (ASC/Vila do Conde), mt
3º Rui Guedes (Liberty Seguros/SM Feira), a 56s
4º Fábio Leaça (Munditubo/SGR Ambiente/CCA Paio Pires), a 1m02s
5º Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça), a 1m38s
6º Tiago Silva (Neves/Vauner/Ramalde), a 2m16s
7º Jacob Ucha (CC Spol/Caixanova), a 2m19s
8º Ricardo Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP), mt
9º André Barbosa (Liberty Seguros/SM Feira), mt
10º Samuel Magalhães (Vulcal/InPlenitus/CC Centro), mt

Geral Individual
1º João Leal (Crédito Agrícola/Alcobaça), 7h50m48s
2º Carlos Ribeiro (Silva & Vinha/ADRAP), a 43s
3º Rui Rodrigues (ASC/Vila do Conde), a 1m17s
4º Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça), a 2m16s
5º Jacob Ucha (CC Spol/Caixanova), a 2m22s
6º Leonel Coutinho (ASC/Vila do Conde), a 2m57s
7º Ricardo Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP), a 3m02s
8º André Barbosa (Liberty Seguros/SM Feira), a 3m53s
9º Samuel Magalhães (Vulcal/InPlenitus/CC Centro), mt
10º Raul Medin (CC Spol/Caixanova), a 3m59s
.

Sem comentários: