.

.
.

domingo, 31 de outubro de 2010

Futebol – 2.ª Div. B: AD Fafe, 2 – Pontassolense, 0


Texto e fotos: João Carlos Lopes
Jorginho e Xavi com direito a casar com a velha
.
O Fafe recebeu o Pontassolense e venceu por 2-0, num jogo disputado debaixo de chuva, num relvado pesado mas, apesar de ter mais de 25 anos, ainda a permitir que a bola rolasse com alguma facilidade.
Os insulares chegaram e partiram de Fafe na condição de lanterna vermelha mas mesmo assim deram a réplica possível, valorizando o jogo e o resultado.
A equipa de Ponta do Sol, até aos 30 minutos não conseguiu incomodar o guardião fafense Ricardo que foi praticamente um espectador. O melhor remate dos insulares nesta meia hora até foi insólito. Zé Estrela rematou à baliza fafense, a bola foi bater na bandeirola de canto e não saiu das quatro linhas.
Sem o habitual ponta-de-lança, Hugo Oliveira, Miguel Veiga foi o homem escolhido para o vértice do ataque e, apesar de não marcar, esteve sempre em jogo quer a atacar quer a defender.
O Fafe deu o primeiro sinal verdadeiro de perigo aos 17 minutos com um remate de João Carneiro de fora da área que obrigou Marafona a golpe de rins e defesa espectacular para canto.
No minuto seguinte o Fafe chegou à vantagem. Zé Manel colocou a bola nas costas da defesa insular, onde Jorginho se desmarcou, entrou na área, fintou um adversário e meteu a bola pelo buraco da agulha.
O Fafe continuou a dominar o jogo e procurava o segundo golo, quer em futebol corrido, quer em bolas paradas, mas nem sempre da melhor maneira.
O Pontassolense apareceu apenas ao minuto 31. Mau alívio da defesa fafense, Agostinho aproveitou, encheu o pé à entrada da área e obrigou Ricardo a voar para lhe negar o golo.
Três minutos depois os insulares tiveram uma boa situação de contra-ataque mas não a souberam aproveitar. Mais um minuto e o Pontassolense voltava a acercar-se da área do Fafe. Cruzamento de Marcos e Agostinho solto na área, de cabeça, atirou ao lado.
Se a primeira parte não foi muito bem jogada a segunda muito menos. Aliás o jogo tornou-se até fastidioso e sem condimentos, pelo muito pouco que houve a registar.
O Fafe ampliou a contagem logo aos 48 minutos. Livre de Bijou na direita, cabeceamento de Miguel Veiga que Marafona não segurou e Xavi, perto do segundo poste, encostou o pé na bola que vinha do guarda-redes e fez golo.  
Aos 51 minutos, Zé Manel escorregou e Marcus acreditou, aproveitando o adiantamento de Ricardo, tentou o chapéu e por pouco não fez um grande golo. No minuto seguinte, Ruben atirou ao lado.
Aos 57 minutos, Mile acorreu a um canto e atirou com perigo, de cabeça, ao lado da baliza de Marafona.
A segunda parte, à excepção do golo madrugador do Fafe, revelou-se uma espécie de paraíso para os guarda-redes que pouco trabalho tiveram.
O resultado é justo, pois o Fafe foi a melhor equipa em campo, a que mais rematou, procurou a vitória e tirou melhor proveito do estado do terreno. O Pontassolense tem futebol para estar mais do que em último.

Agostinho Bento tem que levar Jorginho e Xavi para o jogo da segunda volta para ver qual deles vai casar com a velha na Ponta do Sol...
Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
Árbitro, Pedro Vilaça (CA Porto), auxiliado por Bruno Rodrigues e António Oliveira.
AD FAFE: Ricardo; Mike, Zé Manel, Xavi e João Carneiro; Bijou, Bruno Pereira (João Nogueira, 46’) e Silvestre; Filipe (Ferrinho, 78), Miguel Veiga e Jorginho (Café, 66’). Treinador, Agostinho Bento.
AD PONTASSOLENSE: Marafona; Nuno Inácio, Dénis, Ruben, Agostinho, Zé Estrela (Sílvio, 56’), Celso, Marcus, (Ivan Malho, 85’), Delfino, Fábio Mariano e Fernando Prado (Bruno Barbosa, 70’). Treinador, Vítor Miguel.
MARCADORES: Jorginho,18 e Xavi, 48.
.

Sem comentários: