.

.
.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Futebol – 2.ª Div. B: AD Fafe, 0 – União da Madeira, 2

Texto e fotos: João Carlos Lopes
Desencantos da Madeira
O Fafe sofreu a primeira derrota, em sete jogos disputados no seu recinto, frente ao União da Madeira com quem perdeu por 2-0, numa partida em que sofreu dois golos de bola parada, nomeadamente de pontapés de canto, o segundo dos quais contra a corrente do jogo.
O União da Madeira apresentou-se em Fafe com uma equipa recheada de jogadores experientes, alguns deles com passagens pelos dois escalões mais elevados do futebol português. Não foi uma equipa esforçada mas simplesmente pragmática, fazendo a bola correr e tapando todos os caminhos da baliza aos fafenses.
Por seu lado, o Fafe também soube estancar o futebol corrido, ainda que pausado dos insulares mas acabou surpreendido naqueles dois lances de bola parada. No final da contenda as equipas até estiveram equilibradas em termos de pontapé de canto, mais ou menos dez para cada lado, contudo, os insulares foram os únicos a tirar proveito dessa situação.
Até aos 26 minutos, altura que ocorreu o primeiro golo do União, não houve qualquer situação de verdadeiro perigo a registar em toda a partida. O golo surgiu com a bola a viajar para para o coração da área e Toni a ser oportuno e, de cabeça, a inaugurar o marcador.
O Fafe quase não reagiu ao golo pois as suas acções ofensivas careciam de agressividade e acutilância.
Aos 42 minutos Hernâni marcou um livre para o União descaído para a direita tendo obrigado Ricardo a ceder canto.
Aos 43 minutos o Fafe rondou a área insular mas tanto Hugo Oliveira como Ferrinho não conseguiram furar a muralha defensiva unionista.
Neste primeiro tempo o Fafe errou muitos passes, devido à pressão alta da equipa forasteira que cortava praticamente todas as linhas de passe e dificultava a progressão fafense no terreno.
O Fafe entrou melhor no segundo tempo mas os remates que a equipa fez não levara, a direcção da baliza. Aos 60 minutos, Agostinho bento esgotou as substituições, tirando Hugo Oliveira e Bruno Pereira e metendo Miguel Veiga e João Nogueira.
Com as alterações a equipa ficou mais agressiva, principalmente com a acção de Miguel Veiga na área, sempre muito combativo e a discutir cada lance do jogo nunca virando a cara à luta.
Aos 62 minutos o Fafe conquistou quatro cantos consecutivos, tendo na sequência de um deles João Carneiro proporcionado grande defesa a Adriano. Nesta altura o União da Madeira jogava muito recuado, preocupando-se mais em desfazer do que construir jogo.
Numa das poucas vezes que desceu à área fafense, neste segundo tempo, o União conseguiu três cantos manhosos quer viriam a resultar no 2-0. Ruben cobrou o canto, Bertinho fez um desvio e Fábio Ervões, ao primeiro poste, rematou com êxito para o golo, corria o minuto 73.
A equipa da Madeira chegou ao 2-0 quando o Fafe dominava o jogo, apesar de não ter conseguido marcar.  
Mesmo a perder por 2-0 o Fafe teve uma boa reacção. Aos 80 minutos, Silvestre rematou para ganhar um canto. Aos 85, Ferrinho rematou de pé esquerdo para grande defesa de Adriano para canto e aos 85 foi Bijou a obrigar Adriano a fazer outra grande defesa para canto.
Bijou voltou a rematar aos 91 minutos mas a bola esbarrou na muralha de pernas unionista.
Aos 92 minutos, o União aproveitou o adiantamento do Fafe com Ruben a tentar picar a bola sobre Ricardo mas este negou-lhe o golo. No minuto seguinte foi Adriano a defender um livre de Miguel Veiga.

Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
Árbitro, Sílvio Gouveia (CA Bragança), auxiliado por Carlos Melo e Paulo Gonçalves.
AD FAFE: Ricardo; Mike, Zé Manel, Xavi e João Carneiro; Bijou, Bruno Pereira (João Nogueira, 60’) e Silvestre; Filipe, Hugo Oliveira (Miguel Veiga, 60’) e Jorginho (Ferrinho, 24’). Treinador, Agostinho Bento.
CF União: Adriano; Fábio Ervões, Toni, Ruben, Matão (Bertinho, 70, Cleibson, Tiago, Hugo Santos (Steve, 92), Roberto, Hernâni (Valter, 77’) e Alex. Treinador, Daniel Ramos.  
MARCADORES: Toni, 26 e Fábio Ervões, 73.
.

Sem comentários: