.

.
.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Futebol – 2.ª Div. B: AD Fafe, 1 – Andorinha, 0

Texto e fotos: João Carlos Lopes
Xavi fez o ninho à andorinha
Um golo de Xavi, apontado aos 34 minutos, foi o suficiente para a AD Fafe vencer o Clube de Futebol Andorinha e manter a quarta posição mas a apenas um ponto do segundo e terceiros classificados, Tirsense e Chaves. Já o primeiro, União da Madeira, tem mais seis pontos que os fafenses mas essa distância pode ser reduzida na próxima jornada quando a equipa insular se deslocar a Fafe.
Talvez por estarmos no Outono, o Fafe não se deu bem com o Andorinha, mas este, também sentiu a falta da Primavera e não fez um jogo melhor que o dos fafenses.
O Fafe tentou mandar desde início com dois remates de Filipe a não terem a respectiva correspondência.
Aos 10 minutos Sanchez fez o primeiro remate para o Andorinha e aos 16, Bruno Pereira teve um bom trabalho pela direita mas depois cruzou demasiado largo para Hugo Oliveira que estava ao segundo poste.
Aos 19 minutos, na sequência de um canto, a bola viajou à frente da linha de golo do Fafe sem que ninguém lhe tocasse e aos 22 sobrou para Sandro, com este a não conseguir dominar mas a servir Cláudio que rematou com perigo, tendo a bola saído ao lado da baliza de Ricardo. Aos 24, Cláudio rematou na quina da área mas a bola saiu por cima da trave fafense.
Aos 25 minutos, o Fafe teve uma boa jogada de envolvimento que terminou com um remate frouxo. Aos 26, Hugo Oliveira cruzou pela direita mas nem Jorginho nem Filipe, á boca da baliza conseguiram a emenda, mas ainda deu canto. Na sequência deste, Bruno Pereira, em boa posição, deu nas orelhas da bola.
À passagem da meia hora o Andorinha teve uma situação de contra-ataque com Gonçalinho e Sandro a não aproveitarem a superioridade numérica, tendo o último escorregado na hora do remate.
Aos 34 minutos, Filipe marcou um livre na esquerda do ataque do Fafe, a bola sofreu um desvio na área e foi parar para além do segundo poste, onde estava Xavi que, de cabeça, fez um belo golo, dada a distância a que se encontrava da baliza.
Aos 37 Jorginho fez uma diagonal que culminou com um remate rasteiro ao lado da baliza de Célio.
O Andorinha teve dois remates aos 41 e 42 minutos. No primeiro Zé Pedro atirou por cima da barra e no segundo, na cobrança de um livre, Gonçalinho enviou a bola à figura de Ricardo.
Sobre o minuto 45 o Fafe podia ter ampliado. Jorginho fez um ride pela esquerda e depois cruzou com todas as medidas para Filipe e este acabou a atirar por cima, em boa situação para fazer golo.
No segundo tempo o Fafe deu a iniciativa de jogo ao Andorinha e só não sofreu porque os remates dos insulares eram demasiado fracos e as suas jogadas padeciam quase sempre de alguma insuficiência técnica ou táctica.  
A qualidade do jogo, nesta fase foi demasiado fraco e a penas um golo de vantagem não dava qualquer tranquilidade aos fafenses que quase abdicaram de atacar, pelo menos, em trinta minuto do segundo tempo, o único lance digno do Fafe foi uma falha de cabeça de Silvestre na sequência de dois cantos consecutivos.
Aos 76 minutos foi o insular Célio a rematar com perigo para a baliza fafense, com o remate a sair ao lado mas a irritar o seu banco de suplentes pela excelência da ocasião.
O Fafe só começou a ganhar acutilância com a entrada de Miguel Veiga mas a sua primeira acção foi defensiva e no mesmo minuto que entrou, 78, ao evitar, de cabeça que uma bola que saiu dos pés de João santos, na sequência de um livre, fosse para a baliza.
Aos 83 minutos, Filipe recebeu um passe de Bijou e meteu a bola ao segundo poste onde Miguel Veiga apareceu a atira ao ferro da baliza de Adriano.
Aos 86 minutos, Ferrinho cobrou um canto ao segundo poste onde Silvestre, em boa situação para fazer golo, deixou passar a bola por debaixo do pé.
O Andorinha teve mais posse de bola na segunda parte mas as duas melhores jogadas de perigo pertenceram ao Fafe.

Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
Árbitro, José Rodrigues (CA Porto), auxiliado por Filipe Ramalho e Mário Tibério.
AD FAFE: Ricardo; Mike, Zé Manel, Xavi e João Carneiro; Bijou, Bruno Pereira (João Nogueira, 65’) e Silvestre; Filipe, Hugo Oliveira (Ferrinho, 69’) e Jorginho (Miguel Veiga, 78’). Treinador, Agostinho Bento.
CF ANDORINHA: Adriano; Célio (Duarte, 77), Barbosa, Flávio, Sandro (Estrela, 67), Gonçalinho, Pires, Paulinho, Sanchez (João Santos, 59), José Pedro e Cláudio. Treinador, Daniel Quintal.  
MARCADOR: Xavi, 34.
DISCIPLINA - Amarelos: João Nogueira, 69 e Mike, 78.
.

Sem comentários: