.

.
.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Juvenis: 1.ª Div. AF Braga: AD Fafe, 0 - FC Vizela, 1



Texto e fotos: João Carlos Lopes
.
Rolou Fafe e deu Vizela
.
Os juvenis da AD Fafe perderam por uma bola a zero com o FC Vizela, numa partida em que os fafenses desperdiçaram inúmeras ocasiões e acabaram surpreendidos aos 78 minutos.

É melhor ver que contado ninguém acredita
A partida ficou marcada por vários incidentes dentro e fora do campo, incluindo declarações infelizes do árbitro da partida, que em nada abonam a sua credibilidade e até colocam em causa a questão da equidade. Na verdade os árbitros vieram a Fafe tocados por comentários que leram a seu respeito sobre outro jogo também realizado no mesmo recinto e não se inibiram de transmitir essa insatisfação. Voltam a sair de Fafe com nota negativa, por falta de personalidade e de categoria para apitar um jogo destes.   

O jogo acabou com os ânimos exaltados, com os fafenses a queixarem-se de terem sofrido um golo fora do jogo e com duas expulsões, uma dentro do campo, de Vasco e outra para Renato, depois deste já ter sido substituído e estar no banco de suplentes. Os critérios de admoestação e avaliação das jogadas pelos responsáveis foram tudo menos criteriosos o que beneficia sempre uns e prejudica outros, alterando a verdade desportiva.
O jogo teve uma primeira parte de fraca qualidade técnica, com as equipas muito encaixadas, a permitirem poucos espaços e a arriscarem muito pouco na zona de finalização.
Neste primeiro período a equipa do Fafe, foi mesmo assim, quem mais tentou rematar. Aos 18 minutos Raphael Brasil atirou à figura; aos 19 foi Rafa a cobrar um livre e ver o guardião Miguel a ceder canto.

Rui Pedro
Aos 29 minutos numa falha da defensiva fafense a equipa do Vizela criou perigo mas Francisco atirou por cima da barra.
Aos 32 minutos, Zé Zêpas recuperou uma bola a meio campo, serviu Renato e este em posição de fazer golo atirou por cima da baliza.No segundo tempo o jogo ganhou mais embalamento. Aos 45 minutos o Fafe teve outra ocasião soberana para marcar, com Jorge a atirar à figura de Miguel. Ao 47, foi Ribeiro a atirar à figura; aos 53 um livre directo de Renato fez brilhar Miguel com defesa para canto; aos 56, foi Ruben a atirar ao lado; aos 58, Vasco atirou por cima da trave, aos 59 e 60 mais duas ocasiões de perigo para o Fafe desperdiçadas, com Rapahel a não acertar na baliza; aos 63 foi Zé Zepas a atirar por cima; aos 64, Vasco rematou à figura. O caudal ofensivo do Fafe foi tanto e o proveito nenhum.

O Vizela só ripostou aos 67 minutos, com Francisco a rematar à figura de Fábio. Aos 71, situação de puro contra-ataque do Fafe com Vasco a servir Renato e este a rematar mas a ter oposição de Miguel. O guarda-redes do Vizela foi, sem sombra de dúvida, o melhor jogador em campo. Transmitiu segurança e confiança aos colegas e negou constantemente o golo aos fafenses.
Aos 73 minutos Renato foi substituído e o Fafe praticamente que deixou de atacar e de prender o Vizela no seu meio campo. Com isso a equipa vizelense ganhou confiança, subiu no terreno e aproveitou um deslize fafense para chegar ao golo.
O golo do Vizela surgiu aos 78 minutos, ou seja, a dois do tempo regulamentar, na sequência de um pontapé de canto, depois de muita confusão na área fafense, com várias queixas, inclusive de carga ao guarda-redes e de fora de jogo mas com o árbitro a assinalar a marca do meio campo.
Esta situação enervou os jogadores fafenses que, sem Renato, deixaram de ter a acutilância que tinham até então. O barril de pólvora foi enchendo e acabou por rebentar nos seis minutos de compensação
Os jogadores do Vizela passaram a defender a vantagem como podiam e os conflitos naturais do jogo passaram a agudizar-se com os jogadores a ameaçarem-se uns aos outros e a utilizarem um futebol e uma linguagem mais viril.
O Fafe até chegou a marcar um golo mas foi anulado por pretensa carga ao guarda-redes. Depois foi a expulsão de Vasco que foi mal encaixada dentro e fora das quatro linhas criando um rastilho que rebentou em vários locais do campo e culminou também com a expulsão do já substituído Renato que estava no banco de suplentes e recebeu a visita do árbitro para receber a ordem de expulsão.
Depois do golo do Vizela praticamente que não se jogou futebol. Foi má a propaganda para o desporto e para a arbitragem.
Nota final para um fafense ao serviço do FC Vizela, Rui Pedro, antigo jogador do Ases de S. Jorge, que cumpriu bem as suas funções no eixo da defesa.
Jogo realizado no campo n.º 2 do Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
Árbitro: Jorge Abreu, auxiliado por Paulo Pinheiro e Tiago Mateus.
AD FAFE: Fábio; Samuel, Ribeiro, Zé, Vasco, Rafa, Renato (Gil, 73), Chico, Jorge (Ruben, 54), Raphael e Borba. Treinador, Ricardo Cunha.
FC VIZELA: Miguel; Gil, Rui Pedro, Tiago (Diogo Monteiro, 81), Pedro Coelho (Cardoso, 48), Dimas, Vilaça, Zé Nuno, Daniel Pinto, Francisco, e Zé Rui (Diogo Lopes, 54’). Treinador, Fausto Martins.
MARCADOR: Gil, 78.
.

Sem comentários: