.

.
.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Futebol – 2.ª Div. B: AD Fafe, 2 – GD Chaves, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes
.
“Chabes” muito Filipe!
.
A AD Fafe conseguiu uma importante vitória, por 2-1, frente a um Desportivo de Chaves com uma boa equipa mas um pouco lento para o terreno pesado em que decorreu a partida. Filipe foi o homem do jogo ao fazer um golo e sofrer a grande penalidade que originou o segundo. Ferrinho foi outro homem em foco pela luta que deu à defesa contrária, mas a equipa valeu pelo todo e mostrou-se unida na parte final quando foi preciso defender o resultado. Aliás, sem ter muita posse de bola o Fafe foi inteligente e a equipa mais perigosa em campo. No segundo tempo o Chaves pouco mais fez que o golo que obteve em contra-ataque.
O primeiro lance de perigo pertenceu ao Chaves no primeiro minuto com Miguel Geraldes a cruzar para Ricardo Nogueira, um fafense ao serviço dos flaviense, mas a ver um defesa do Fafe a desviar a bola na hora certa.
Aos oito minutos Jorginho bateu um canto na direita, Zé Manel cabeceou e Mike, à boca da baliza, atirou por cima da barra.
No minuto seguinte Makhatar tentou rematar mas Ricardo defendeu fácil.
Aos 11 minutos, João Nogueira colocou a bola nos pés de Ferrinho, este, na área, rodou mas o remate saiu ao lado.
Aos 12 minutos, Edu rematou do meio da rua, a bola levava selo de golo mas Ricardo com golpe de rins desviou para canto. Na sequência deste Makhatar atirou de cabeça ao lado.
Aos 14 minutos Ricardo Nogueira flectiu para o meio do terreno e acabou por rematar ao lado.
Aos 18 minutos Ferrinho tentou servir Filipe mas tinha espaço para ter tomado outra opção.
Aos 22 minutos o Fafe chegou à vantagem. Lance bem trabalhado entre Silvestre e João carneiro na esquerda, com passes sucessivos a adormecer a defesa flaviense e depois o último a cruzar para Filipe fugir à marcação e fazer golo com remate de primeira sem hipótese para Nuno Dias (ex-guardião da AD Fafe) que estava tapado pelos seus defesas e nem viu a bola partir.
Aos 25 minutos Ricardo Nogueira aproveitou uma falha defensiva do Fafe ficou isolado e acabou travado. O lance deixou dúvidas quanto ao local da falta, se dentro ou fora da área. O árbitro assinalou fora mas os flavienses reclamaram grande penalidade. Desse livre perigo nada resultou, primeiro com o remate de Álvaro Branco e depois de João Fernandes.
Aos 34 minutos, na sequência de um livre batido para a área do Fafe, Ricardo Nogueira desviou a bola e Makhtar acabou por a enviar à trave com um remate de cabeça com Ricardo já batido.
Aos 36 minutos Ferrinho colocou a bola em Filipe e este por pouco não voltou a fazer estragos.
O Chaves dispôs de muitas bolas paradas. Só cantos foram dez e livres foram pelo menos metade, alguns com boa localização para alvejar a baliza.
Aos 40 minutos, Rafael cobrou um livre directo a meia altura a que Ricardo correspondeu com defesa para canto.
Aos 42 minutos, um cruzamento/remate de Jorginho sobrevoou muito perto a trave.
Sobre o apito para o intervalo Rafael tentou cobrar um canto directo mas Ricardo, atento, defendeu para a linha de fundo.
Para o segundo tempo, o terreno, devido às fortes chuvadas que foram caindo, estava quase impraticável, com a bola a prender muito e a obrigar a esforço suplementar dos atletas.
O Chaves entrou bem no segundo tempo, com Rafael a rematar aos 48 minutos e a obrigar Ricardo a ceder canto. Foi sol de pouca dura.
Aos poucos o Fafe tomou conta do jogo mas sem criar muito perigo nos primeiros 15 minutos. Aos 60, Silvestre rematou à baliza mas a bola ia muito alta.  
Aos 62 Jorginho cobrou um livre na direita para a área, onde estava Zé Manel e mais dois fafense, o central cabeceou mas Nuno Dias fez uma grande defesa, cedendo canto.
Aos 65 minutos o Chaves chegou ao golo numa jogada de contra-ataque e através de dois jogadores que estavam mais frescos pois tinha entrado em jogo há poucos minutos. Benvindo desceu com rapidez na ala direita do seu ataque, meteu em Índio e este com um pormenor desviou de um defesa do Fafe e atirou de pé esquerdo sem margem de defesa para Ricardo.
O Fafe reagiu bem ao golo sofrido e desde logo encetou uma perseguição ao segundo golo. Agostinho Bento tirou Jorginho e meteu o tocado Hugo Oliveira. De salientar que o Fafe, até aí, estava a jogar sem ponta de lança de raiz, mas os três homens da frente, Filipe, Jorginho e Ferrinho, não deram descanso aos defensores do Chaves, que, diga-se em abono da verdade, tem uma excelente defesa.  
Aos 69 minutos Ferrinho operou um contra-ataque mas tudo o que conseguiu foi ganhar canto.
Aos 76 minutos, Benvindo fez uma falta grave sobre um fafense mas esta passou impune. Já antes o árbitro havia perdoado o segundo amarelo a um flaviense.
A partir dos 80 minutos o futebol passou a ser directo até porque o estado do terreno não dava para mais.
Aos 81 minutos, Hugo Oliveira isolou Ferrinho e este em esforço acabou por atirar desenquadrado da baliza.
Aos 84 minutos Filipe tentou fintar Miguel Geraldes, já na área, e acabou no chão. O árbitro apontou de imediato a marca de grande penalidade. Chamado a cobrar o castigo máximo, Silvestre fê-lo de forma irrepreensível, com bola para um lado e guarda-redes para o outro, colocando o Fafe de novo em vantagem.
O Fafe aguentou até a pressão do Chaves até aos 90 minutos já com Miguel Mendes em campo, entrado aos 87 para ajudar a defender o resultado.
Os fafenses aguentaram também os seis minutos que foram dados de compensação. Nesse período o Chaves despejou bolas para a área fafense mas a equipa estava unida e queria mesmo vencer o jogo.
Nesses seis minutos a melhor ocasião ainda foi para os fafenses, num contra-ataque de dois para um, com Hugo Oliveira e Ferrinho na jogada mas o terreno a não permitir o entendimento.

Jogo realizado no Estádio Municipal de Desportos, em Fafe.
Árbitro: Humberto Teixeira, auxiliado por Manuel Soares e Fernando Pinto.
AD FAFE: Ricardo; João Carneiro, Zé Manel, Xavi Mike, André, João Nogueira (Bruno Pereira, 75), Silvestre, Jorginho (Hugo Oliveira, 66), Ferrinho e Filipe (Miguel Mendes, 87). Treinador, Agostinho Bento.
GD CHAVES: Nuno Dias; Geraldes, Romaric, Heslley, Álvaro Branco (Gustavo, 64), Edú (Benvindo, 53), Rafael, Lio, João Fernandes, Makhtar e Ricardo Nogueira (Índio, 58). Treinador, Luís Miguel.
Acção disciplinar: Romaric, 25; João Carneiro, 26; Álvaro, 27, Rafael, 31; Jorginho, 34; Gustavo, 75; Lio, 82; Geraldes, 84 e Silvestre, 90.
MARCADORES: Filipe, 22; Índio, 65 e Silvestre, 85 (g.p.).
.

Sem comentários: