.

.
.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Núcleo de Árbitros de Fafe comemorou 26 anos

Jorge Ferreira
Notícia e fotos: NAFF

Honra e Mérito para Jorge Ferreira

O Núcleo de Árbitros de Fafe (NAF) festejou, no último sábado, o 26º aniversário. No jantar comemorativo estiveram presentes várias individualidades do desporto nacional e regional, bem como um número expressivo de associados deste núcleo. Destaque para as presenças de representantes de renome da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Associação de Futebol de Braga, Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) e de outros núcleos congéneres. Destaque para as presenças dos ex-árbitros Paulo Paraty e José Leirós.

Durante o jantar foram agraciados os árbitros e o observador que durante a época passada foram promovidos de categoria e ainda lembrados os novos candidatos a árbitros de futebol de 11 e de futsal formados no NAF.

O grande momento da noite foi a atribuição do Troféu Honra e Mérito ao árbitro Jorge Ferreira, promovido este ano ao quadro de árbitros da Liga e que, nas palavras do presidente do NAF, Joaquim Pereira, “muito tem dado ao núcleo de Fafe e é hoje um exemplo para os mais jovens”. No discurso, Jorge Ferreira mostrou-se surpreendido com o prémio e prometeu “honrar sempre o NAF”, disponibilizando-se para tudo que a estrutura precise.

Joaquim Pereira
Já antes, Jorge Ferreira tinha sido agraciado pela subida à Liga, bem como o observador Júlio Loureiro, também no top do futebol nacional. Os restantes premiados foram Albano Correia, subida à 2ª Divisão Nacional e Júlio Moura e Xavier Fernandes, subida à 1ª Divisão Distrital.

Joaquim Pereira, líder do NAF, enalteceu o trabalho que tem desenvolvido à frente do núcleo e frisou que “a arbitragem fafense tem um novo rumo”, chamando a atenção para um novo programa ambicioso que tem como linha gerais a captação de novos árbitros, melhorar as infraestruturas de trabalho, formação técnica semanal, sessões de preparação física e actualização de conteúdos na página da internet.

Custódio Ribeiro, presidente do Conselho de Arbitragem da AF de Braga, gostou de ver vários núcleos reunidos neste jantar e afirmou que “Fafe pode orgulhar-se de guindar a arbitragem ao topo”, manifestando o desejo de ver Jorge Ferreira como internacional dentro de poucos anos.

Este responsável não deixou de lamentar a fuga de centenas de árbitros nos últimos 4 anos devido a questões fiscais. Aliás, este foi também um assunto tocado por Luís Guilherme. O presidente da APAF confessou que o organismo está a preparar um documento de trabalho para discutir um projecto para um futuro diferente da arbitragem e focou os passos que têm sido dados na questão da fiscalidade. “Os núcleos vão ter papel fundamental na discussão deste projecto e até no seio da transformação em que está a FPF”, aludiu.

Domingos Gomes, vogal da Comissão de Arbitragem da Liga, destacou o papel dos núcleos no “na formação exclusiva de novos árbitros”, lembrando que o patamar a que chegaram este ano Jorge Ferreira e Júlio Loureiro “é fruto do trabalho do NAF”.

Carlos Coutada, presidente da AF de Braga, congratulou-se com o “ambiente de coesão” que se viveu no jantar entre a família da arbitragem e manifestou o desejo de ver os árbitros que debandaram do sector a regressarem à actividade depois de resolvidos os entraves fiscais.

Em representação da Câmara Municipal de Fafe, esteve presente Daniel Bastos. “É interessante ver a dinâmica do NAF e saber que estão a precaver o presente e o futuro da arbitragem com a entrada de novos jovens e também algumas mulheres. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com o NAF”, concluiu o assessor do vereador do Desporto.       
.

Sem comentários: