.

.
.

domingo, 20 de março de 2011

Futebol – 2.ª Div. B: AD Fafe, 1 – AD Oliveirense, 1



Texto e fotos: João Carlos Lopes
O pano começa a ficar esticado
Presidente Albino Salgado num gesto solidário
- Ferrinho marcou em mais uma exibição esforçada
Num jogo que teve cerca de duas dezenas de assistentes especiais, uma vez que a direcção da AD Fafe, numa louvavél iniciativa, levou, através da Cruz Vermelha de Fafe, crianças carenciadas ao estádio, o Fafe empatou a uma bola com uma das equipas com quem ainda não criou hábitos de vitória. Apesar de não triunfar, os fafenses acabam por manter o quarto lugar, pois beneficiaram da conjugação dos resultados das outras equipas mas, o pano já começa a ficar muito esticado e o próximo deslize tem, quase de certeza, consequências na tabela classificativa.
O Fafe entrou a mandar no jogo e em quatro minutos apenas esteve perto de inaugurar o marcador por duas vezes. Primeiro foi Mike a tirar tinta do poste da baliza de Vila Cova, depois foi Filipe, de cabeça, a atirar por cima da barra.
O Fafe mandava no jogo e a Oliveirense só apareceu na área fafense aos 19 minutos, altura em que Capela apareceu a rematar de cabeça mas por cima da barra de Ricardo.
A partir dos 20 minutos o futebol começou a ser enfadonho e aos 24, Hugo Oliveira apareceu na área a rematar contra as pernas dos contrários e na segunda bola tentou coloca-la em jeito mas Vila Cova estava atento e defendeu.
Aos 25 minutos Filipe rematou para o poste mais distante, onde estava Hugo Oliveira para a emenda ma surgiu um homem da Oliveirense a anular o lance e a ceder canto.
Aos 26 minutos, Ferrinho cobrou um canto a que Xavi acorreu para rematar de cabeça e ver Vila Cova defender.
Aos 29 minutos, surgiu o primeiro golo do jogo. João Carneiro da esquerda cruzou para Filipe amortecer a bola em direcção de Ferrinho e este rematar em folha seca bater Vila Cova.
A oliveirense tentou reagir ao golo fafense mas só de bola parada criava perigo. No primeiro livre Cadete atirou ao lado mas no segundo, já em tempo de compensação da primeira parte, bateu tenso ao segundo poste onde João Duarte desviou de cabeça, obrigando Ricardo a defesa de recurso com a bola a ficar à mercê de Cafu que só teve que encostar para a baliza.
No segundo tempo a equipa do Concelho de Famalicão apareceu mais solta mas a sua aposta era em adormecer o jogo do Fafe recorrendo a várias estratégias para o fazer, uma delas eram as constantes “lesões” dos seus jogadores que eram retirados de maca mas uma vez fora das quatro linhas ficavam logo aptos para entrar. Aliás, essa estratégia já tinha sido usada no primeiro tempo.
A equipa da Oliveirense teve mesmo uma grande oportunidade para marcar aos 50 minutos quando o irrequieto Cadete apareceu a furar pelo meio dos centrais fafenses e obrigou Ricardo a defender com os pés.
Ferrinho
Aos 53 minutos, Filipe rematou cruzado na área para defesa aparatosa de Vila Cova que largou a bola e viu um companheiro a limpar a jogada de pronto, cedendo canto. No minuto seguinte rematou à figura de Vila Cova.
O Fafe não estava a conseguir levar a água ao seu moinho e Agostinho Bento fez duas substituições de uma assentada aos 65 minutos. Saiu Hugo Oliveira e Bruno Pereira e entraram Jorginho e João Nogueira.
Com as substituições notou-se alguma reabilitação do Fafe mas a Oliveirense já metia os homens todos atrás da bola e fechava todos os caminhos para a sua baliza.
Nos minutos finais o Fafe intensificou a pressão mas o futebol aéreo tinha um escudo chamado João Duarte que, com a sua experiência estava em todo o lado e anulava qualquer ataque pelo ar.
O árbitro bracarense, Joaquim Macedo, deu quatro minutos de compensação mas, inexplicavelmente, terminou o jogo quando estavam cumpridos apenas três. Normalmente é ao contrário, costumam dar mais do que anunciam mas este, talvez por morar “longe”, devia estar com pressa.

Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
Árbitro, Joaquim Macedo (CA Braga), auxiliado por Miguel Silva e Nuno Salgado.
AD FAFE: Ricardo; Mike, Zé Manel, Xavi e João Carneiro; Bijou, Bruno Pereira (João Nogueira, 65) e Silvestre (Miguel Veiga, 80); Filipe, Hugo Oliveira (Jorginho, 65) e Ferrinho. Treinador, Agostinho Bento.
AD Oliveirense: Vila Cova; Joreg Miguel, João Duarte, Flávio e Fifas; Festas, Nuno Sousa (Nuno Silva, 38 e Laureta, 89) e Capela (Meira, 78); Cadete, Cafu e João Cruz. Treinador, Paulo Rafael.  
MARCADORES: Ferrinho, 29 e Cafu, 45.
DISCIPLINA - Amarelos: Xavi, 44; Festas, 64, Filipe, 68 e Zé Manel, 74.
.

Sem comentários: