.

.
.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Entrevista: Guardião Frederico Fangueiro tem qualidade e ambição

Texto: João Carlos Lopes / Foto cedida pelo atleta

Um mãos de ferro entre os postes

Chama-se Frederico Fangueiro, tem apenas 14 anos, mas já brilha entre os postes, ao serviço do Vitória de Guimarães. Iniciou a sua formação Desportiva na AD Fafe mas a sua qualidade na baliza não passou despercebida e cedo foi recrutado para uma colectividade que lhe ofereceu outras condições de trabalho e de aprendizagem. Foi através das fotografias do seu avô, José Maria Fangueiro, antigo guarda-redes da AD Fafe, que ganhou o gosto pelas balizas aos seis anos de idade. Apesar de ainda muito jovem, Frederico, que admira o guardião do Benfica, Moreira, mostra-se ambicioso e revela que quer chegar ao topo do futebol mundial. Montelongo Desportivo teve uma pequena conversa com este atleta, aqui retratada na entrevista que se segue.

NOME: Frederico Fangueiro

DATA DE NASCIMENTO: 12 de Maio 1996

IDADE: 14 anos

CLUBES ONDE JOGOU: AD Fafe e actualmente Vitória de Guimarães

- COM QUE IDADE SOUBE QUE QUERIA SER GUARDA-REDES?
- Até aos 6 anos só gostava de carros, mas quando vi as fotografias do meu avô comecei a interessar-me pela baliza e experimentei. Adorei a experiência, e a partir daí nunca mais deixei de ir para a baliza.

- DECIDIU POR SI OU TEVE INFLUÊNCIA DE ALGUÉM DA FAMÍLIA?
- Tive bastante influência do meu avô. Foi ele quem me começou a dar os primeiros pontapés na bola para as mãos e a ensinar-me os pequenos truques.

- QUEM É O SEU ÍDOLO OU ÍDOLOS ENTRE OS POSTES?
- Eu admiro bastante o Casillas, não só pelo clube que ele representa, mas também pelas capacidades individuais que tem. Émuito ágil dentro dos postes e muito consistente nas saídas. Também gosto bastante de guarda-redes como o Van der Sar, o Oliver Kahn, o Petr Cech, entre outros. Mas o guarda-redes que mais gosto é o Moreira, muita gente pode achar que o Moreira é um guarda-redes mediano, mas não acho. Penso que ele é um bom guarda-redes só que teve bastante azar com estas lesões que lhe apareceram. Tenho muita pena por não o ver na baliza do Benfica.

- PORQUE OPTOU POR REPRESENTAR O VITÓRIA DE GUIMARÃES?
- Sendo o Vitória de Guimarães a segunda melhor equipa do norte, a seguir ao Porto, em termos de formação, acho que ao mostrar interesse na minha contratação, entendi que devia aceitar, pois aprende-se e evolui-se muito mais do que noutra equipa qualquer aqui da região, nomeadamente o Fafe que foi o meu primeiro clube. Não há comparação possível entre o Fafe e o Vitória, e é notável a nível desportivo e estrutural a diferença entre estes dois clubes.

- QUAIS SÃO OS SEUS OBJECTIVOS COMO GUARDA-REDES?
- O meu principal objectivo como guarda-redes é chegar ao topo, quero estar entre os melhores a nível mundial.

- O QUE REPRESENTA OU REPRESENTOU PARA SI A AD FAFE?
- A AD Fafe, para mim representa o começo de tudo, foi lá que descobri o que é a competição, que aprendi as principais regras do futebol, e que conheci grandes amigos, amigos esses que nunca mais vou esquecer, foram os meus primeiros colegas de equipa, e isso é muito importante na minha vida. Apesar de ser um clube pequeno a nível nacional, é um clube muito grande para mim. Simplesmente foi o meu primeiro clube e isso já diz tudo.

- O QUE JULGA SER NECESSÁRIO PARA SE SER UM BOM GUARDA-REDES?
- Para ser um bom guarda-redes é preciso muito espírito de sacrifício, porque o trabalho diário de um guarda-redes é muito, mas mesmo muito duro, muita gente não faz ideia do que é ser guarda-redes. É preciso ter uma concentração elevadíssima, o guarda-redes é o jogador que não pode falhar, pois se falhar é golo. É necessário muita agilidade, rapidez, velocidade de reacção, e hoje em dia os guarda-redes que fazem a diferença têm que ser fortes a sair da baliza, e para isso é muito importante ter uma leitura de jogo muito apurada. Além disso tudo não pode deixar de ser humilde como pessoa.

- GOSTARIA DE REPRESENTAR ALGUM CLUBE EM PARTICULAR NO FUTURO?
- Para iniciar a minha carreira sénior adorava representar o Vitória de Guimarães e fazendo um bom trabalho é claro que gostava de representar clubes com maiores aspirações, como o Benfica, o Porto e o Sporting, ou, sonhando mais alto, clubes estrangeiros como o Real Madrid, o Barcelona, o Inter, ou o Manchester United.

- QUAL O SEU MAIOR SONHO COMO GUARDA-REDES?
- O meu maior sonho como guarda-redes é chegar a sénior, e depois disso queria fazer parte da Selecção Nacional que vai ao mundial no Qatar em 2022. Também adorava jogar uma final da Liga dos Campeões em pleno estádio Santiago Bernabéu, fazer uma grande exibição e com isso ajudar a minha equipa a vencer essa final.

- O FUTEBOL PERMITE-LHE CONTINUAR A ESTUDAR OU ACHA QUE UM DIA VAI TER QUE OPTAR?
- Acho que hoje em dia, um jogador que tenha algum potencial, ainda por cima um jogador do Vitória de Guimarães como eu, chegando à idade de júnior vai ter que optar pelo futebol. Acho que não dá para conciliar as duas coisas.

- NUNCA BRINCARAM COM O NOME FANGUEIRO?
- É certo que o nome Fangueiro é um nome bastante engraçado para um guarda-redes, porque é muito parecido com frangueiro, e é claro que já brincaram e vão continuar a brincar, mas nada de mal, apenas brincadeiras de balneário. Os meus colegas de equipa gostam bastante de me chamar Fangueiro, e às vezes lá sai o nome frangueiro, ou no balneário, ou mesmo durante o treino.

- QUER DEIXAR ALGUMA MENSAGEM EM PARTICULAR?
- Gostava de dizer a todas as pessoas para que nunca desistam dos seus sonhos porque, trabalhando para isso, vai ser mais fácil concretiza-los.
.

1 comentário:

Pedro Miguel disse...

Frederico, apesar de não saber como ele trabalha em campo, fora do campo é uma pessoa séria e sincera... Frederico, pode e vai ser, e volto a repetir vai ser não digo o melhor mas uns dos melhores guarda-redes nacionais, e também internacionais...
Ele (Frederico) vai conseguir como tinha referido, com todo o sacrifício, vai chegar longe!
Tem todo o meu apoio enquanto amigo Pedro Teixera