.

.
.

domingo, 17 de abril de 2011

Juniores: 2.ª Div. Fase Final: AD Fafe, 2 – Santa Clara, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes /Tiago João Lopes
Um adeus emocionado
- Jamais serão esquecidos bravos guerreiros
Uma vitória agridoce é aquilo a que se pode chamar ao que sucedeu aos juniores fafenses na tarde do último Sábado (dia 16 Abril de 2011), pois venceram o Santa Clara por 2-1 mas não chegou para subir à 1.ª Divisão, umas vez que o Gil Vicente venceu o Boavista em casa pelo mesmo resultado e garantiu essa subida. Foi um jogo de sentido único com dois grandes golos da AD Fafe, um de cabeça de Diogo Costa e outro numa iniciativa individual de João Miguel Soares. De resto o Santa Clara poucas vezes foi à baliza do Fafe, marcou um golo de grande penalidade e a AD Fafe falhou oportunidades em catadupa que lhe permitiriam construir um resultado volumoso.
Não vale a pena gastar mais palavras a descrever o jogo porque esse acaba por ser de má memoria, não pelo resultado mas sim por tudo o que representa. Por isso vamos concentrar-nos nos valorosos jogadores que tanto deram à AD Fafe, com sacrifício das suas próprias vidas particulares e até do seu futuro.
Em Fafe foram muitos os que acorreram para ver o derradeiro jogo de Pedro Mota, Diogo Costa, Diogo Cunha (Toka), João Vítor Sampaio, João Miguel Soares, Pedro Castro, João Pedro Fernandes, Joel Sousa, Rui Peixoto (Rampa), Luís Cunha, José Brochado e Pascoal, pela formação da AD Fafe, a maioria deles depois de um dúzia de anos a servir o Clube, pelo que não admira que tenham abandonado o campo em lágrimas.
Estes jogadores são um exemplo e um modelo a seguir nas estruturas jovens da AD Fafe, pelo empenho que punham em campo, pela união demonstrada, pela capacidade de sofrimento e pela vontade de vencer e de levar bem longe e bem alto o nome do Clube. Uma geração assim é quase um verdadeiro milagre mas existiu. Tanto existiu que se despediu com uma enorme tristeza e sem poder dar a derradeira alegria a quem sempre os apoiou, a subida de divisão.
A estes jovens não se podia exigir mais. Veja-se o que lhes sucedeu esta temporada em que se deslocavam do Porto, de Coimbra, de Vila Real e de outros lugares para treinarem e jogarem, oriundos dos diversos estabelecimentos de ensino universitário que frequentam. Outros, em temporadas anteriores, optaram por desistir. Essa palavra, porém, nunca fez parte do vocabulário destes bravos guerreiros.
As qualidades destes jogadores não se esgotam dentro de campo. Uma grande parte frequenta o ensino superior o que, só por si, já faz deles gente instruída. Mas há mais. As suas qualidades humanas e capacidade de luta vão fazer deles verdadeiros líderes no futuro. Eles personificam a vontade e o querer, a persistência e o virtuosismo. São jogadores sem manias de vedetas, humanos, humildes, acessíveis, fortes e uma referência para os mais novos dentro do próprio clube.
A geração de ouro das camadas jovens da AD Fafe merece um destaque na galeria de imagens do próprio Clube, por tudo o que deu e representou, pela forma digna, sincera e altruísta com que se dedicaram à causa e nunca quiseram representar outras colectividades porque para eles só havia um amor no futebol e esse chama-se Associação Desportiva de Fafe.
Eu, signatário desta notícia, orgulho-me de ter o privilégio de poder ver estes jogadores a actuarem e a representarem com sangue suor e lágrimas a nossa AD Fafe. Para mim serão sempre uns eternos campeões. Obrigado por existirem!
Que no último jogo dos seniores da AD Fafe em casa, frente ao Camacha, seja feita a digna homenagem a estes jogadores para que possam ouvir uma enorme ovação e um muito obrigado por tudo o que fizeram com as cores e o emblema da ADF ao peito. Ninguém melhor que eles honrou o nome do clube. Honra lhe seja feita.
Jogo realizado no Campo n.º 2 do Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
Arbitro: Jorge Fernandes (CA Braga), auxiliado por Fernando Cunha e João Costa.
AD FAFE: Zé Marçal; João Pedro, Rampa, Fábio e João Alves, Diogo Costa (Serginho, 63), Mota e Marcelo e Castro (João Vítor, 88), João Miguel (Adriano, 87) e Zé Brochado. Treinador, Miguel Paredes.
CD SANTA CLARA: Rafael Borges, David Nicolau, Humberto Filipe, Paulo Jorge, Hugo Lima, Bêdez (Bruno Meireles, 84), Bruno Melo, Diogo Moniz, Yuri Medeiros (João Tavares, 15), Hélder Arruda e Tiago Pedro (Tiago Medeiros, 69). Treinador, Pedro Brumonte.
MARCADORES: Diogo Costa, 17; Bêdez, 40 e João Miguel, 52.
.

Sem comentários: