.

.
.

sábado, 9 de abril de 2011

Juvenis - 1.ª Div. AF Braga: AD Fafe, 1 - AD Oliveirense, 0

Texto e fotos: Ricardo Castro

Re(i)nato pôs fim ao desperdício
- Bertinho foi titular e exibiu-se em bom plano

Os Juvenis da AD Fafe receberam e venceram esta tarde a formação da AD Oliveirense, última classificada, por 1-0. Um golo de Renato, no último lance da primeira parte deu a vitória aos fafenses num jogo em que mais uma vez se deram por muitas as oportunidades falhadas pela equipa de Ricardo Cunha.
Destaque neste jogo para as alterações efectuadas no onze inicial do Fafe. Apenas alinharam de início Fábio e Vasco, relativamente ao jogo de Famalicão. Mas mais relevante do que isso, Bertinho voltou à titularidade na equipa, após três semanas de treinos. Jogou os noventa minutos e esteve em bom plano ao longo dos mesmos.
A primeira parte não foi muito espectacular. O Fafe deu o primeiro aviso aos 10 minutos, numa boa jogada entre Gil e Vasco, com este último a rematar mas para defesa de Carlinhos. Os visitantes responderam minutos depois, com um cabeceamento sem perigo.
Aos 14’, Renato ganha a bola após um mau alivio dos famalicenses no meio campo, isola-se e já na área remata muito perto do poste. Novamente o extremo fafense em acção aos 21’, que em posição frontal após passe de Speedy, rematou ao poste.
A formação fafense não desistiu e apesar de um jogo não muito bem conseguido ia, a espaços, criando ocasiões de golo. Gonçalo, aos 29’, rematou à figura em boa jogada individual. No minuto seguinte, golo bem anulado à Oliveirense, por fora de jogo. O Fafe não quis ficar atrás e aos 37’, Gil cobra um livre para a área e Vasco, de cabeça, introduz a bola dentro da baliza, mas o auxiliar assinalou posição irregular ao fafense.
Aos 38’, fica a dúvida quanto a um lance na área do Fafe, onde os visitantes ficam a pedir penalti que, caso fosse assinalado, nem seria uma decisão errada. No entanto, dá-se o benefício da dúvida ao trio de arbitragem. No minuto seguinte, Gil isola Vasco à entrada da área e este remata, mas Carlinhos opôs-se com êxito.
E foi aos 40’, no último lance do primeiro tempo, que o Fafe chegou ao golo. Jogada de insistência por parte de Renato à entrada da área, e com um remate colocado, o fafense inaugurou o marcador. Ao intervalo, vantagem justa para os da casa.
Para a segunda parte, os mesmos intervenientes da primeira. O primeiro lance perigoso surgiu aos 44’, com uma recuperação de Vasco (entre muitas!) a meio campo e bola para Renato que, isolado, tentou uma habilidade, mas não foi feliz no chapéu ao guardião do Oliveirense. Aos 46’, o guarda-redes do Fafe, Fábio, fez uma grande defesa após remate de um dianteiro famalicense.
Respondeu Gonçalo aos 49’, após grande passe de Vasco, com um remate à entrada da área mas Carlinhos fez uma boa defesa. Volvidos cinco minutos, Gil assiste Speedy e na pequena área o dianteiro fafense não foi eficaz e atirou ao lado.
O jogo acalmou em oportunidades e os treinadores efectuaram substituições no decorrer da etapa complementar, na tentativa de imprimir “sangue novo” dentro do terreno de jogo.
Aos 70’, Speedy foi travado em falta ainda fora da área por Fabinho quando seguia isolado para a baliza. O defesa visitante foi expulso com vermelho directo. Na marcação do livre, Vasco rematou colocado mas o guarda-redes visitante fez nova defesa. Entretanto, Speedy foi forçado a dar o lugar a Jorge, por eventual lesão.
Aos 74’, boa jogada colectiva dos locais, com Vasco a simular o remate e a deixar a bola para Jorge, que não aproveitou para fazer o golo da tranquilidade. Até ao fim, o Fafe continuou a procurar o segundo golo e a Oliveirense pouco fez para chegar à igualdade. Destaque para um livre de Renato aos 77’ por cima, e por fim uma boa iniciativa de Jorge já nos descontos, na qual obrigou Carlinhos a defesa apertada.
Final da partida com vitória do Fafe, e diga-se uma vitória importante mas que podia ter tido outros números. Mas mais importante do que os números da vitória são os três pontos, que consolidam assim o 3.º lugar, face aos deslizes de Vizela, Merelinense e Brito.
Jogo realizado no Campo nº2 do Parque Municipal dos Desportos, em Fafe.
Árbitro: Hugo Fernandes, auxiliado por Marco Teixeira e Fernando Alves.
AD FAFE: Fábio, Chico, Borba, Miguel, Pedro, Bertinho, Gil (Raphael, 65’), Vasco, Renato, Gonçalo (Rafa, 52’) e Speedy (Jorge, 73’). Treinador: Ricardo Cunha.
AD OLIVEIRENSE: Carlinhos, Fabinho, Diogo, Zé Castro, Faria, Simão, Pedro, Vitinha (Ruben, 66’), Carneiro, Tiaguinho (Luís Machado, 78’) e Marcelo. Treinador: Francisco Pereira.
ACÇÃO DISCIPLINAR – amarelos a: Rúben (ADO, 76’) e Chico (ADF, 80’); vermelho directo a: Fabinho (ADO, 70’).
MARCADOR: Renato, 40’.
.

Sem comentários: