.

.
.

sábado, 7 de maio de 2011

Andebol: 2.ª Div. Nac. - Fase final: AC Fafe, 34 - Vit. Setúbal, 29



Texto e fotos: João Carlos Lopes
.
Campeões Nacionais da 2.ª Divisão  

- Bonito, emocionante e fantástico!

Foi em ambiente de festa, com casa cheia, que o Andebol Clube de Fafe se sagrou campeão Nacional da 2.ª Divisão ao vencer o Vitória de Setúbal por 34-29.
Não foi dos melhores jogos da época, longe disso até, mas foi o mais gratificante e aquele em que os jogadores, directores e equipa técnica sentiram que valeu a pena todo o esforço e sacrifício feito ao longo da temporada.
O AC Fafe revelou-se, sem sombra de dúvida, a equipa mais forte da 2.ª Divisão nacional, garantido o título de campeão e a presença entre os grandes do Andebol nacional na próxima temporada.
Foi surpreendente a forma como este título foi festejado com o público a ter direito de tocar nos jogadores da AD Fafe e demais pessoal ligado ao clube pois estes fizeram questão de passar junto da vedação para agradecer todo o apoio e carinho manifestado ao longo da época. Esta equipa mereceu todas as palmas que recebeu em apoteose no Pavilhão Municipal de Desportos, fazendo lembrar velho tempos, sendo verdade que os grandes e impulsionadores e jogadores do Andebol de outrora também estavam na bancada para apoiar estes campeões.
Faltavam poucos segundos para terminar a partida quando uma grande tela rolou pela parede de acesso ao balneário com o símbolo do Clube e a inscrição de “Campeões Nacionais”.
A simbiose entre jogadores e público foi tanta que, durante largos minutos, a festa foi vivida em conjunto numa como se de um todo se tratasse. Na verdade essa metamorfose aconteceu porque as exibições do AC Fafe chamavam cada vez mais pessoas ao Pavilhão Municipal e, a determinada altura, o Andebol passou a ser indispensável na cultura desportiva de alguns espectadores.
Como diz o presidente Artur Magalhães, esta conquista deve-se ao talento dos jogadores mas também ao trabalho do treinador Óscar Freitas e do director Rogério Rodrigues, grandes obreiros desta subida.
Fafe volta a estar assim no panorama do Andebol Nacional, regressando ao convívio com os grandes colossos como ABC, Porto, Sporting, Benfica, Madeira Sad, Belenenses, entre outros.
Esta é uma conquista do andebol mas também mais um motivo de orgulho para o desporto fafense que através do AC Fafe elevou o nome do Concelho de Norte a Sul do País e ainda à Ilha da Madeira.
A equipa do AC Fafe 2010/2011 gravou o seu nome na história do desporto fafense em geral, do andebol em particular e contribuiu para a felicidade de muitos fafenses de todas as idades, pois vibraram com cada golo obtido e extasiaram-se com as vitórias alcançadas. São momentos como este que fazem esquecer a crise e viver os sonhos.    
Relativamente ao jogo propriamente dito, o AC Fafe fez uma primeira parte um pouco atípica, tendo estado quase sempre a ganhar mas deixou-se empatar a 13 golos perto dos trinta minutos, tendo, no entanto, acordado a tempo para chegar ao intervalo a vencer por 16-13.
No segundo tempo a equipa entrou mais solta, talvez a pensar na festa e foi ganhando vantagem no marcador, tendo o treinador, Óscar Freitas aproveitado para rodar todos os jogadores que tinha no banco e proporcionar a vivência da festa a toda a equipa, uma vez que o público já estava mais que rendido e só esperava o apito final. Quando esse chegou o AC Fafe vencia por 34-29 e o título estava garantido. Ao som da música “Nós somos campeões” dos Queen a festa propagou-se como pólvora por todo o Pavilhão Municipal e os jogadores festejavam de todas as maneiras que se lembravam, não faltando o champanhe da praxe nem as inevitáveis regadelas com aquele precioso néctar dos campeões.
Foi bonito, emocionante e fantástico o ambiente vivido no Pavilhão Municipal de Desportos, em Fafe, criando uma imagem brilhante na mente dos presentes que dificilmente desaparecerá de tão marcante que foi. 
.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns aos dirigentes, à equipa técnica e aos jogadores. Todos juntos com humildade e trabalho conseguiram um feito histórico para o clube e para a cidade de Fafe.

Bem hajam!

Unknown disse...

Quero aproveitar a oportunidade para expressar a minha gratidão, enquanto Director Responsável pela Equipa Sénior, aos nossos Patrocinadores, quer Institucionais quer da Sociedade Civil,os quais, apesar da famigerada crise, sempre nos apoiaram e ajudaram a conseguir este feito inédito no palmarés do ACF. Bem Hajam!

Artur Magalhães disse...

JOão Carlos Lopes quero aqui deixar expresso meu obrigado ao ver a reportagem e fotos da festa do ACF campeão nacional. Lamento que os jornais de Fafe não sigam o teu exemplo. É possível fazer muito com tão pouco. Em nome do Andebol Clube de Fafe queria agradecer o esforço que tens feito pelo desporto em Fafe.

Um abraço

Artur Magalhães (Pres. do ACF)