.

.
.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

OFC Antime inaugurou o 1.º relvado sintético de Fafe


Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes

Crescimento sustentado com obra à vista

O Operário Futebol Clube de Antime, inaugurou, nas suas instalações, o primeiro relvado sintético do Concelho de Fafe para a prática de Futebol de onze, com marcações para futebol infantil, fazendo-o com pompa e circunstância, perante o olhar atento da população e a presença de inúmeras individualidades. A festa teve direito a foguetes e foi abrilhantada pela fanfarra dos Escuteiros de Antime.

Na placa de acrílico aposta na parede junto à entrada dos futuros balneários do Clube, obra que passa a constituir o próximo objectivo da Direcção, ficou a constar que a inauguração foi feita pelo Secretario de Estado do Desporto de Juventude, Laurentiro Dias, sendo presidente da Câmara Municipal de Fafe, José Ribeiro e presidente do OFC Antime Jorge Ribeiro. Os três, em simultâneo, levantaram a bandeira de Portugal que cobria a placa, inaugurando, dessa forma, oficialmente o novo complexo desportivo do OFC Antime.  

Ainda antes do descerramento da lápide, foram assinados três protocolos que garantem desde já, que aquele relvado artificial vai ter muita vida ao longo da sua existência. O OFC de Antime representado pelo presidente da Direcção, António Jorge Martins Ribeiro (Marinheiro), aproveitou este acto de inauguração para assinar, publicamente, protocolos, com o Grupo Desportivo e Recreativo Veteranos de Antime, representado por Lino Magalhães Freitas; com a União Desportiva Fafe Anos 60, representada por Rogério Joaquim Costa Ferreira e com a Geração Benfica Fafe – Escolas de Futebol, representada por Joaquim Alberto Pedrosa Pontes. Todos eles mostraram regozijo por poderem usufruir daquelas instalações. No entanto, este recinto, será palco de muitos outros eventos, sabendo-se do empreendedorismo dos elementos da Direcção do Clube que saberão dar a dimensão adequada ao espaço que agora usufruem.

Como é da praxe nestas circunstâncias, seguiram-se os discursos tidos por convenientes para o momento tendo Jorge Marinheiro, Presidente do Operário Futebol Clube de Antime, relembrado um pouco o trajecto deste Clube, quase septuagenário, e a forma sustentada como o mesmo sempre foi gerido, dando privilégio às condições de trabalho em detrimento do pagamento a atletas.

Seguiram-se os discursos de Isaura Nogueira, Presidente da Junta de Freguesia de Antime; de José Figueiredo, representante da Geração Benfica Fafe – Escolas de Futebol; de Carlos Coutada, Presidente da Associação de Futebol de Braga; de José Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Fafe e do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias. Todos eles enalteceram a obra e o Clube.

Na altura do seu discurso, o presidente da Edilidade fafense, José Ribeiro, frisou que a obra que presenciavam, foi financiada com o objectivo de ser usufruída pelo clube mas que a mesma foi feita na condição de estar disponível para todo o concelho.

Após os discursos seguiu-se uma visita às instalações desportivas do Clube e de um beberete no intervalo do jogo entre a equipa principal e o Águias Negras de Tabuadelo, a contar para o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, que terminou com um empate a uma bola, sendo certo que o Antime não marcou qualquer golo pois os dois golos da partida foram apontados pelo visitante Carlos Fernandes, que fez um auto-golo e depois converteu uma grande penalidade.

Como não bela sem senão, o sistema automático de rega que tinha sido testado exaustivamente nos dias anteriores à inauguração não funcionou no intervalo do jogo, como estava previsto. Mas ao que apuramos o problema é fácil de solucionar.

O Antime concretizou um sonho mas não vai cruzar os braços, nomeadamente enquanto não concluir os balneários que ficam por baixo da sede social. De um campo térreo, cujo acesso era um carreiro, muitas vezes tapado pelas silvas, o Clube foi construindo aos poucos um complexo digno de ser visto, com um aspecto airoso e que muito orgulha todos aqueles que vivem o Clube. Nos últimos anos, foi construída a sede, erguida e coberta a bancada e substituída a terra batida por relva artificial. Um clube em constante crescimento e uma referência no desporto distrital.
.

1 comentário:

António Daniel disse...

Estas inaugurações causam-me um certo repúdio. Padre, benção, GNR, Presidente disto, presidente daquilo, governo, foguetes, marionetes, cabeçudos, gigantones, representantes, clero, laicos, republicanos monárquicos...
Continuo a dizer que se gasta imenso dinheiro no futebol regional, para o prazer de prazer de poucos.