.

.
.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pedestrianismo: Caminhada pelas Fisgas do Ermelo

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Fisgadas de S. Pedro não evitam passeio saboroso

- Restauradores da Granja e Apanha Pedrinhas marcaram presença

Apesar de S. Pedro brindar a cerca de meia centena de participantes na Caminhada Pelas Fisgas do Ermelo, realizada no último Sábado, dia 7 de Maio, com algumas fisgadas de chuva, isso não obstou a que os caminheiros apreciassem e saboreassem a bonita paisagem que este percurso circular lhes proporcionou ao longo de cerca de nove quilómetros.

A chuva que acompanhou durante largos períodos os caminheiros e o manto de neblina que se avistava no horizonte, não permitiu desfrutar em pleno do magnífico trajecto circular que a organização da “Basto Move.te” traçou para esta marcha. No entanto, as Fisgas de Ermelo, um dos ex-libris da região de Basto, situadas no Parque Natural do Alvão, resultantes da persistência das águas do Rio Olo nas rochas, deixaram deslumbrados todos os participantes.

A marcha partiu do miradouro de onde foi possível observar a maior queda de água do Rio Olo, que se estende por mais de 300 metros de altura. Contudo, a excelência das Fisgas não se esgota na queda de água, propaga-se a toda a região envolvente, rica em fauna, flora e geologia. O conjunto destas valências, proporciona um espectáculo único de luz, som e cor, tudo em dimensões naturais e sem qualquer alteração humana.  

A marcha desenvolve-se ao longo das duas margens do Rio Olo, com passagem pela aldeia serrana de Varzigueto, onde foi possível apreciar alguma riqueza arquitectónica e humana só possível avistar em paragens desta natureza, onde a ruralidade é pura e a realidade é dura.

Após a saída da aldeia onde todos reuniram, no único café local, no sentido de, face ao estado do tempo, saber quem prosseguia a marcha. Foi possível ver mais duas cascatas das Fisgas do Ermelho mas, antes, os vales verdejantes e prolongados encheram a vista dos caminheiros. 

Um dos pontos mais interessantes deste percurso foi a travessia, pé ante pé, do Rio Olo, sobre as pedras depositadas no leito do mesmo. Foi um momento único, vivido por alguns com apreensão mas, ao mesmo tempo divertido.

É uma caminhada a repetir com céu limpo, para poder apreciar na plenitude toda a beleza que as Fisgas do Ermelo e a região envolvente proporcionam. Este é um dos recantos mais bucólicos do país que merece ser visitado e apreciado com todo o tempo do mundo para saborear aquilo que a natureza tem de melhor.

Esta caminhada teve a participação de elementos dos Restauradores da Granja e ainda dos Apanha Pedrinhas da Cercifaf, sendo certo que estes foram preciosamente protegidos pelo seu monitor, João Soares, que tinha elementos que se iam estrear nas caminhadas, tendo optado - considerando o estado do tempo - por não fazer a caminhada mas sim estar presente nos pontos de intercepção da mesma. Uma opção acertada uma vez que o tempo não permitia um controlo absoluto sobre eventuais alterações no estado de espírito dos jovens da Cercifaf.
.

Sem comentários: