.

.
.

sábado, 25 de junho de 2011

GCD Regadas Venceu Torneio de Futsal Juvenil Feminino Sub 13 - Fafe 2011



Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes
CarREGADAS de energia

A final do torneio de Futsal juvenil Sub 13, organizado pela Câmara Municipal de Fafe e pela Associação de Futsal de Fafe teve como digno vencedor o Grupo Cultural e Desportivo de Regadas, formação que bateu o Grupo Nun’Álvares na final por 2-1.
.
O jogo foi electrizante dentro e fora do recinto do jogo, com um ambiente fantástico e ainda que o público não fosse muito era o melhor de que havia de certeza.
.
As duas equipas chegaram à final depois de eliminarem outros dois conjuntos na “final four”. Assim o Nun’Álvares tinha deixado pelo caminho o Oleiros e o Regadas a formação do Armil. Na decisão do 3.º e 4.º lugar, o Oleiros venceu o Armil por 2-0.
.
No jogo da final verificou-se uma luta entre uma formação mais tecnicista, o Nun’Álvares, contra outra mais pragmática, o Regadas, que soube aproveitar, sobretudo, os erros do adversário e concretizar em golo as poucas oportunidades que teve para o fazer.
.
Na formação do Regadas, orientada por Nuno Duarte, destaque para o pontapé forte das jogadoras Carla Costa e Marta. Já no Nun’Álvares, a número dez, Cátia, deliciou os presentes com pormenores de qualidade e jogadas bem definidas, nem sempre com o melhor toque final por parte das suas colegas de equipa.
.
O primeiro período foi jogado sob o signo do equilíbrio, com as equipas ainda frescas a darem tudo o que tinham, tendo terminado sem golos.
.
No segundo período o Nun’Álvares tomou conta do jogo, esteve perto de marcar por várias vezes mas acabaria por ver a formação contrária a fazer aquilo que não tinha conseguido. Pablita aproveitou uma bola perdida nas costas das jogadoras do Nun’Álvares para a empurrar para o fundo da baliza.
.
No terceiro período do jogo a equipa do Regadas voltou a aproveitar uma falha defensiva do Nun’Álvares para fazer o 2-0, com este a ter a chancela de Fátima.
.
O Nun’Álvares reagiu e, numa das melhores jogadas do desafio chegou ao golo, através da melhor marcadora da equipa, Catarina, com esta a finalizar uma boa triangulação da sua equipa.
.
No quarto período nada se alterou. O Nun’Álvares instalou-se no ataque mas a formação do Regadas mostrou-se concentrada e empenhada em manter a vantagem, o que veio a conseguir e lhe valeu a conquista do torneio.
.
No final reinou a festa com pulos e abraços mas acima de tudo com muita camaradagem.
.
O troféu de melhor ataque foi atribuído à formação do Nun’Álvares com 31 golos marcados. Já a melhor defesa foi partilhada entre o Nun’Álvares e o Armil, ambas as equipas com apenas quatro golos sofridos.

.
O troféu mais bonito do Torneio, a taça disciplina, foi para as aronenses do Oleiros. Este é um troféu que levou uma criança a questionar se não deveria ser para o vencedor do torneio. Ao que lhe foi explicado que acima de tudo está a correcção com que se deve encarar o desporto, daí o critério em ser o troféu com mais destaque entre todos os prémios em termos de apresentação. É que o "fair play" deve ser um orgulho e estar acima de qualquer outra conquista.  
.
Para além das equipas que disputaram a final four, participaram neste torneio as formações do Estorãos, Ardegão e Sol Poente. A organização está de parabéns porque há uns anos atrás não era possível ver tantas crianças com idade inferior a 13 anos a disputar um torneio de Futsal. A bola de neve está a crescer e só pode orgulhar todos os fafenses.
.
Sob a orientação dos árbitros: Ana Cláudia e Pedro Correia, as equipas apresentaram para este jogo as seguintes jogadoras:
.
GCD REGADAS: Riana; Catarina, Carla Costa, Marta, Ana, Marinhão, Fátima, Pablita, Micaela, Sara e Cláudia. Treinador, Nuno Duarte.

NUN'ÁLVARES: Bárbara; Inês, Manuela, Eduarda Jesus, Joana, Cláudia, Sara, Cátia, Eduarda, Mariana, Diana, Catarina, Cláudia e Ana Luísa. Treinadora, Manuela Trigo.
.
MARCADORAS: Pablita (1-0), Fátima (2-0) e Catarina (2-1).
.

Sem comentários: