.

.
.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ACD Pica da época 2000/01 andou no “Ferrari”



Texto e fotos: João Carlos Lopes

Viviam em harmonia e jogavam com alegria

Uma boa parte de todo o contingente da equipa da Pica que na época de 2000/2001 conseguiu o feito de levar, pela primeira vez, o Clube à Divisão de Honra da AF de Braga, reuniu no último Sábado para jogar e conviver.

A família campeã que na altura jogava num “Fiat 600” teve agora oportunidade de dar uma volta no novo “Ferrari” da Pica e sentir, à distância a diferença, em termos qualitativos do terreno de jogo pois o pelado não se compara ao novíssimo sintético. Como a felicidade não se compadece com condições. Estes jogadores conseguiram ser campeões com as condições que tinham e que na altura já eram consideradas boas para a época em que se vivia. Uma coisa é certa, jogavam com alegria e viviam em harmonia e isso levou-os a serem campeões Distritais e a subir à Divisão de Honra, fazendo história. 

Depois do jogo de futebol de sete em que os protagonistas foram o central Eugénio e o mister Figueiredo, com este último a ser massacrado e a não ter oportunidade de poder desenvolver o seu futebol fluído e sistematizado pois o defesa não lhe dava sequer tempo de pensar. Na realidade foram momentos de alegria e boa disposição em que também entrou o presidente da altura, ainda considerado por muitos o melhor presidente que esteve ao serviço de um clube em Fafe, Carlos Lemos. Ele que também foi jogador sabia entender-se com toda a gente como ninguém. O seu filho André também participou neste jogo e a exemplo do ano passado não deixou de facturar. Vai ser um caso sério no futebol este miúdo.

O convívio passou ainda pelo restaurante Guarani, pertença de um dos actuais vice-presidentes do Pica, Toninho onde o convívio se fortaleceu ao sabor da boa picanha.

Presente esteve também o capitão da altura, Dani, que confidenciou “que a equipa daquela época tinha como objectivo subir de divisão e ser campeão, o que veio a conseguir e foi algo inédito por ser um feito nunca alcançado no Clube”.

Dani recorda-se que “era uma equipa fortíssima a todos os níveis e em todos os sectores do terreno em que marcavam golos muito cedo e passeavam a sua classe em campo pois existia muita qualidade. Na altura o goleador da Pica era Luís Carlos que fez uma época fantástica e marcou golos até se fartar”. Diz ainda o capitão que “o ambiente que se vivia no seio da equipa e não só era fenomenal e que a Direcção sofreu muito com esta equipa pois chegavam a ganhar os quatro jogos do mês e isso era complicado para pagar os prémios dos mesmos”.
  
Já ficou estipulada a organização do próximo convívio, a realizar daqui a um ano, em que os “mordomos” serão os rivais da “futebolada” deste ano, Eugénio e o Mister Figueiredo. O outro mister, Tino, desta vez não pôde comparecer, por motivos familiares.

De salientar que este foi o único Clube fafense até ao momento a galardoar dois jornalistas pelos serviços prestados em prol da comunidade desportiva, reconhecendo o seu mérito. Carlos Abreu e João Lopes ainda hoje são convidados para se juntarem á família que em tempos deram a conhecer ao mundo.

Assinamos por baixo tudo o que diz o capitão Dani. Acompanhamos esta equipa, na altura ao serviço doutro órgão de comunicação, e nunca mais voltamos a ver, em lado nenhum, um ambiente assim.
.

Sem comentários: